Brincos nas meninas: colocar ou não
Colocar brincos nas meninas desde bebês é um costume profundamente enraizado em diferentes partes do mundo. Isso é feito por razões estéticas, principalmente. No entanto, muitas pessoas são contra essa prática, que passou a ser considerada uma forma de abuso infantil.
Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre os fundamentos dessa decisão, que muitos pais tomam no momento em que descobrem que o bebê que está a caminho é uma menina. Simplesmente, isso geralmente é feito por costume ou pelo gosto dos pais.
No entanto, nos últimos tempos, surgiram muitas vozes contra a perfuração das orelhas das meninas.
No Reino Unido, até mesmo a sua proibição é solicitada através de abaixo-assinados em plataformas digitais. Entretanto, será que é mesmo um risco real para a saúde das bebês?
Por que não colocar brincos nas meninas?
Aqueles que se opõem a essa decisão afirmam que é um ato que não traz nenhum benefício para as crianças. De fato, veem isso como um ato de sofrimento desnecessário. Quando suas orelhas são perfuradas, as crianças sentem medo, dor e angústia.
Tudo isso, afirmam, pelo simples fato de satisfazer um capricho de seus pais. Como é uma questão de beleza, as meninas estão sendo submetidas a uma prática sem sentido e totalmente desnecessária.
No entanto, muitas pessoas comentam que tal bebê não chorou ao ter a orelha perfurada. Portanto, concluem que “não dói”. É importante esclarecer que não é bem assim.
O sistema nervoso dos bebês ainda é imaturo. Como consequência, sua resposta a diferentes estímulos pode variar de acordo com cada situação. No entanto, os processos neuronais que ocorrem no seu cérebro são os mesmos, assim como o estresse e a tensão gerados neles devido a essa dor.
Existe risco de infecção?
Embora sejam usados materiais preparados especialmente para a perfuração que são hipoalergênicos, alguns organismos podem não reagir da melhor maneira. Nesses casos, é possível que haja uma infecção na orelha da menina.
Para reconhecê-la, basta detectar algum dos seguintes sintomas na área:
- Inchaço.
- Vermelhidão.
- Presença de pus.
- Sensibilidade ao toque, que vai se manifestar através de resmungos ou choro.
Se a sua bebê apresentar algum destes sintomas, não espere de forma alguma que desapareçam por conta própria. As infecções podem causar doenças mais graves, tais como reações alérgicas graves, pericondrite e formação de queloides, entre outras.
Portanto, é aconselhável consultar um pediatra o mais rápido possível. Não tente remover o brinco sozinha, pois você pode causar muita dor à bebê e até mesmo machucá-la ainda mais.
Sinal de violência infantil
As campanhas que lutam pela proibição desse ato apontam para ele como uma forma de violência infantil, e também o enquadram como uma questão de gênero.
Afinal, afirmam, é uma maneira de ‘identificar’ as mulheres por razões puramente culturais.
Certamente, existem abusos muito mais aberrantes e cruéis. No entanto, colocar brincos nas meninas não deixa de ser uma decisão dos pais – seja o homem ou a mulher – que gera uma dor desnecessária à bebê.
Por que colocar brincos nas meninas?
No outro extremo, podemos encontrar aqueles que apoiam e reproduzem essa tradição. Muitos fizeram isso com suas filhas e não veem nada de errado em colocar brincos nelas.
Entre seus principais argumentos, podemos encontrar o de que ficam muito bonitos, que servem para diferenciar o sexo quando a bebê ainda é muito pequena e que, ao fazê-lo em uma idade tão precoce, se evita uma dor maior no futuro.
Um ponto a favor dos que decidem fazer isso é que, em geral, os hospitais oferecem a alternativa de fazer isso assim que a bebê nasce.
Além da conveniência ou não do momento, a verdade é que, dessa forma, é possível fazer o procedimento em um ambiente higiênico, com todo o cuidado que é necessário para cuidar da saúde.
Como sempre, as posições são variadas e todas são igualmente válidas. No entanto, a discussão nos ajuda a parar de fazer algo simplesmente por ‘tradição’ e refletir sobre seus benefícios e desvantagens.
Então, você já sabe: pense duas vezes antes de comprar brincos para a sua bebê ou antes de presenteá-los para uma grávida que você conheça.