Você sabia que os homens também podem ter sintomas de gravidez?

· 12 de dezembro de 2018
A gravidez é uma etapa de mudanças no corpo da mulher tanto a nível físico como emocional.

Na gravidez, seu corpo começa a gerar uma nova vida e isso implica, de maneira irremediável, o aparecimento de alguns sintomas típicos da gravidez, que podem ser mais leves ou mais incômodos.

Mas, você sabia que os homens também podem ter sintomas de gravidez junto com suas parceiras?

Existem algumas mudanças durante a gravidez que não afetam apenas a mulher, mas também afeta diretamente o casal. É óbvio que as mudanças físicas e os incômodos como acidez, cansaço, ardores, retenção de líquidos é a mulher quem sofre.

Mas quais são os sintomas que os futuros pais também sentem e que podem ser parecidos com os que sua mulher grávida sente?

A Síndrome de Couvade

Chama-se Síndrome de Couvade e muitos homens apresentam essa síndrome enquanto suas mulheres estão grávidas. Esse nome provém do francês, exatamente do termo ‘couvade’ que significa incubar.

Os homens não têm incômodos físicos, mas a conexão emocional com a parceira faz com que sofram alguns dos sintomas da gravidez e também passem por algumas mudanças.

sintomas de gravidez

A seguir, você poderá conhecer alguns desses sintomas que homens também sofrem durante a gravidez das parceiras.

Aproveite do milagre de dar vida a um ser que você amará durante toda a vida

– Anônimo –

Sintomas da gravidez nos homens

Ansiedade

Uma mulher grávida pode sentir ansiedade em determinados momentos da gravidez por diversos motivos. As mudanças físicas, a chegada do bebê, a economia familiar, a saúde, etc.

Os homens podem experimentar essa ansiedade ao pensar que em breve terão que exercer o papel de pai, que ficarão cansados e muito estressados. São preocupações que pode compartilhar com sua mulher.

Tanto o homem como a mulher podem se sentir inquietos durante a gravidez, também pela sua saúde, por saber que o bebê irá nascer saudável e forte, pelo parto, pelo nascimento, etc.

Os homens, para que possam se sentir mais confiantes em si mesmos, é importante que estejam absorvidos em todo o processo da gravidez ao lado da sua parceira. As classes de preparação do parto e a criação são uma boa maneira de sentir segurança emocional.

sintomas de gravidez

Mudanças de humor

As mudanças de  humor são normais numa mulher grávida, a grande mudança hormonal fará com que o seu humor flutue. O homem não fica atrás nessas mudanças de humor durante a gravidez da sua mulher.

Ele pode experimentar diferentes emoções que o farão se sentir estranho, sobretudo durante as primeiras e as últimas semanas de gravidez.

As preocupações, os nervos, cuidar do bebê recém nascido, etc. Tudo isso pode fazer com que ele sinta muitas emoções diferentes: ansiedade, tristeza, alegria, felicidade, tranquilidade, irritabilidade, estresse, tensão, ternura.

Talvez não demonstre os seus sentimentos abertamente. Mas o que está claro é que estão guardados no seu interior e que é importante administrá-los adequadamente.

Irritados por tudo

Talvez não suportem a ideia de que a mulher seja a única que se queixa nessa época. Assim, pelo desejo de protagonismo também procuram uma maneira de se queixar, para ganhar mimos e atenção para si.

As mulheres podem sofrer dores nas costas, ciática, dores de cabeça ou cãibras fortes durante a noite. Talvez seja por empatia extrema ou por casualidade, mas os homens também podem se sentir assim.

Não existe uma causa física que mostre que os homens também sintam essas dores porque em uma mulher é a causa das mudanças físicas de gerar um novo ser e pelos hormônios.

Portanto, os homens, obviamente, não sofrem disso. Parece ser um mecanismo de identificação com a parceira de forma subconsciente que, ainda que não esteja gerando um bebê, também se aproxima da paternidade.