Características das crianças extrovertidas
Uma coisa certa é que as crianças extrovertidas não são nem mais nem menos felizes do que as crianças introvertidas. Embora seja verdade que a sociedade atual parece recompensar e projetar seus espaços em torno da extroversão, esse tipo de temperamento não é positivo nem negativo por si só . A conotação vai depender de cada criança e sua forma de funcionar no mundo.
A extroversão é uma dimensão clássica na psicologia da personalidade. O psiquiatra suíço Carl Jung explica que esse termo se refere a um tipo de atitude caracterizada pelo interesse pelo externo. Além disso, é claro que essas pessoas “recarregam sua energia” conectando-se com outras, enquanto os introvertidos recarregaram as energias ao ficarem sozinhos.
Inquietas, impulsivas, sociáveis e divertidas: no imaginário social, assim são as crianças extrovertidas. Mas o que há de verdade nisso tudo? Quais são as vantagens e desvantagens de tender para esse traço de personalidade? Neste artigo, respondemos a todas essas perguntas.
Principais características das crianças extrovertidas
Abaixo, focamos especificamente na extroversão na infância, suas manifestações mais comuns e suas preferências e dificuldades.
1. Gostam de estar em contato com outras pessoas
Crianças extrovertidas se sentem à vontade quando estão com outras pessoas. Além disso, elas se integram rapidamente em grupos novos e desconhecidos. Geralmente, não têm problemas em ser o centro das atenções e são fáceis de se abrir para os outros.
No entanto, esse aspecto pode trazer alguns inconvenientes na hora de se conectar consigo mesmo, já que não é tão fácil para elas ter momentos de introspecção ou ficar sozinhas. Por sua vez, a habitual atitude otimista e falante às vezes dificulta a expressão livre de emoções como tristeza ou angústia.
2. Não fogem das multidões
Contextos com grande aglomeração de pessoas não representam nenhuma ameaça para elas. Na verdade, elas geralmente não têm dificuldades quando se trata de falar em público, assumir papéis de liderança em eventos escolares ou participar de aulas.
Embora as crianças introvertidas também possam ser líderes de um grupo, as extrovertidas têm habilidades sociais mais desenvolvidas. Portanto, não é de estranhar que assumam papéis de liderança em esportes ou outras equipes. Além disso, possuem uma grande capacidade de transmitir motivação e inspiração.
3. Gostam de estar em movimento
Um aspecto muito característico dessas crianças é que elas tendem a ser muito inquietas. Elas gostam de fazer várias atividades por dia, mesmo que cada uma delas envolva apenas um tempo. Por sua vez, em reuniões sociais, elas tendem a pular de conversa em conversa com muita rapidez e conforto, o que as estimula e excita.
Elas gostam de conhecer pessoas novas e diferentes. No entanto, embora sejam excelentes falantes, podem ter dificuldade em praticar a escuta ativa. São capazes de se adaptar a diferentes temas de conversa, pois fazem associações rápidas, embora menos profundas. Na verdade, elas costumam falar e agir impulsivamente, sem parar para pensar.
4. São otimistas
Crianças extrovertidas geralmente veem o mundo de uma perspectiva otimista. Ou seja, elas veem e julgam as coisas pelo seu aspecto mais favorável. Essa visão as ajuda a alcançar o sucesso em diferentes aspectos da vida, como social, acadêmico e até mesmo na saúde.
Ver o copo meio cheio contribui para uma adaptação favorável a novos ambientes e situações desafiadoras. Pessoas extrovertidas tendem a não se concentrar nos aspectos negativos ou desfavoráveis das coisas, o que aumenta sua produtividade e capacidade de resolver conflitos.
5. Acham fácil fazer amigos
As crianças extrovertidas tendem a ter grandes grupos de amigos muito diferentes uns dos outros. Desde pequenas, podemos notar como algumas crianças abordam outras desconhecidas com muita gentileza e entusiasmo, por exemplo, em um parque ou em um shopping center. Assim, para elas basta passar um bom momento e se divertir juntos, mesmo que não voltem a se cruzar.
As crianças não são 100% extrovertidas
Jung é quem popularizou os termos introversão e extroversão para falar sobre diferentes modos de orientação psicológica. Ele explicou que nenhuma pessoa é 100% introvertida ou extrovertida, e sim apresenta uma predominância para um ou outro . De fato, um mesmo indivíduo pode apresentar uma atitude mais introvertida em uma situação e contexto específicos e uma postura mais extrovertida em outra.
Nesse sentido, entendemos que a alternativa mais interessante e saudável para as crianças é que elas busquem um equilíbrio para que consigam assumir a disposição mais conveniente em cada situação.
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- Jung, C. G. (1971). Tipos psicológicos (R. F. C. Hull, Trans. 2ª ed. Vol. VI). Princeton, NJ: Princeton University Press.
- Reyes Conforme, K. Y. (2013). Habilidades sociales de los niños de 4 a 5 años seguros y extrovertidos (Bachelor’s thesis, Universidad de Guayaquil Facultad de Filosofía, Letras y Ciencias de la Educación).