O conceito de inteligência e a sua evolução

Você saberia como definir o conceito de inteligência? Você sabe como foi a sua evolução ao longo da história? Descubra a seguir!
O conceito de inteligência e a sua evolução

Última atualização: 16 Dezembro, 2020

Você certamente já ouviu, ou até mesmo disse a frase: “Meu filho é muito inteligente”. Mas você realmente já parou para pensar o que significa inteligência e quais são as suas características? Você já refletiu se existe apenas uma única inteligência geral ou se existem vários tipos?

A seguir, vamos dar a resposta para essas perguntas. Descubra em que consiste o conceito de inteligência e como foi a sua evolução ao longo dos anos.

O que é a inteligência?

De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o conceito de inteligência “implica a habilidade necessária para resolver um problema ou para elaborar produtos importantes em um contexto cultural”.

Porém, além disso, quando se fala de inteligência, também é preciso levar em consideração as suas três características básicas:

  • Depende de fatores inatos e de aprendizagem: a inteligência depende da interação entre fatores inatos, do potencial biológico herdado dos pais e das oportunidades de aprendizagem que surgem ao longo da vida. Nesse sentido, é importante destacar que a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro para modelar as conexões entre os neurônios, possibilita a adaptação e a aquisição de novas habilidades cognitivas. Isso permite que a capacidade intelectual seja otimizada e possa atingir o seu nível máximo.
  • É dinâmica: é suscetível a mudanças e depende do entorno em que a pessoa se desenvolve. Portanto, a capacidade intelectual é construída a partir das experiências individuais e das influências familiares, escolares, culturais, sociais e econômicas.
  • É múltipla: atualmente, reconhece-se a existência de oito tipos diferentes e independentes de inteligência que interagem entre si e se potencializam reciprocamente.

Entretanto, nem sempre foi assim. Você sabe como a definição de inteligência evoluiu ao longo do tempo? Vamos explicar a seguir.

O conceito de inteligência e a sua evolução

O conceito de inteligência no século XIX 

No século XIX, surgiram os primeiros estudos sobre a inteligência, entre os quais se destacam os de:

  • Broca, que conseguiu localizar a área da linguagem no cérebro. Essa foi a primeira demonstração da possibilidade de localização física das funções cerebrais.

Início do século XX

Nessa época, presumia-se que a capacidade intelectual fosse única, estável ao longo do tempo e quantificável e, por isso, começaram a ser desenvolvidos testes para avaliar a inteligência. Nesse sentido, destacam-se os seguintes autores:

Ao longo do século XX

Nessa época, abre-se um interessante debate sobre o conceito de inteligência de acordo com:

  • A perspectiva cognitiva, a inteligência era entendida como uma estrutura complexa de pensamentos.
  • O ponto de vista genético, a inteligência seria marcada por um forte componente hereditário, de forma que o potencial e as limitações intelectuais de uma pessoa seriam determinados por sua natureza.
  • A perspectiva fatorial, a inteligência era considerada como um conjunto de várias capacidades ou fatores.

O conceito de inteligência atualmente

Em 1983, Gardner propôs a teoria das inteligências múltiplas, que ainda é válida atualmente. Assim, esse autor afirmou a existência de oito tipos diferentes de inteligência:

  • Linguística.
  • Lógico-matemática.
  • Espacial.
  • Musical.
  • Corporal-cinestésica.
  • Naturalística.

Em resumo, esses 8 tipos de inteligência se combinam entre si e são usados ​​em diferentes graus, de forma única e pessoal. Assim, é possível afirmar que cada pessoa tem o seu próprio perfil de inteligência, sendo mais competente em algumas disciplinas e menos competente em outras.

Pode interessar a você...
6 frases de Howard Gardner sobre a educação
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
6 frases de Howard Gardner sobre a educação

Howard Gardner é um psicólogo e pesquisador estadunidense. Os pensamentos dele podem ser resumidos em algumas de suas frases célebres. Confira!