6 carreiras relacionadas a crianças
As pessoas que desejam se formar em uma profissão e que, ao mesmo tempo, amam os pequenos, devem saber que existem muitas carreiras relacionadas a crianças. Por esse motivo, vamos aproveitar este artigo para analisar algumas das mais interessantes.
Sem dúvida, existem muitos campos de atividade que permitem a relação do mundo profissional com as crianças. Certamente, você não deve se esquecer de que trabalhar com elas significa apoiá-las em seu desenvolvimento e educação. No entanto, essa não é uma tarefa simples. Entre outras coisas, será necessário ter muita paciência.
Dessa forma, se deseja se formar em uma das carreiras relacionadas a crianças, é importante que você seja uma pessoa calma, com sangue frio e capaz de explicar as coisas de maneira simples. Da mesma forma, paciência, criatividade e autoridade serão qualidades indispensáveis para lidar com os pequenos.
A seguir, vamos destacar algumas carreiras relacionadas a crianças que são bastante interessantes para muitas pessoas. Tome nota!
6 carreiras relacionadas a crianças
1. Parteira
Desde o acompanhamento da gravidez até o parto, e até mesmo durante os primeiros dias da relação entre mãe e bebê, a parteira vive o momento do nascimento de forma especial. Ela é responsável por tranquilizar os pais, preparar o ambiente de parto e ajudar o bebê a vir ao mundo.
Assistida por um médico e, se necessário, por enfermeiros e cuidadores, a parteira cuida do recém-nascido para que ele receba os primeiros cuidados. Esse trabalho, muitas vezes descrito como um dos mais belos do mundo, nem sempre é fácil, devido aos momentos estressantes causados pelos nascimentos.
2. Professora de educação primária
Entre outras matérias, a professora de educação primária ensina para crianças de 6 a 11 anos introdução à leitura e à escrita, história, geografia, matemática, ciência e tecnologia, educação cívica, arte e esporte.
Os professores de educação primária também têm a função de ensinar os alunos a adquirir métodos de trabalho e regras da vida social. Por esse motivo, costumam trabalhar com grupos pequenos – sempre que possível – e buscam novas ferramentas educacionais, principalmente para as crianças com dificuldade.
3. Psiquiatra infantil
Os psiquiatras infantis são, conforme o próprio nome sugere, as pessoas responsáveis por garantir o correto desenvolvimento mental das crianças desde o nascimento até a idade adulta. São especializados em transtornos mentais, tais como autismo, depressão, problemas relacionados a alimentação, hiperatividade, etc.
Na maioria das vezes, eles recebem estudantes com problemas e fazem um diagnóstico para estabelecer um projeto terapêutico com o objetivo de ajudá-los. Entre os cenários de atuação, os psiquiatras infantis podem desempenhar suas atividades em hospitais ou centros médico-psicológicos, embora também possam atender em consultórios particulares.
4. Educador infantil
Por outro lado, os educadores infantis trabalham com crianças de 0 a 7 anos, geralmente em instituições para o cuidado de crianças pequenas, tais como jardins de infância ou creches. Seu principal objetivo é acompanhar as crianças na fase do despertar e, em seguida, no seu desenvolvimento e desbrochar.
Além disso, esses profissionais estimulam a curiosidade das crianças, fazendo com que elas se envolvam em oficinas de leitura ou aplicando jogos e exercícios simples. Também têm a função de identificar possíveis problemas no desenvolvimento da criança para direcioná-la aos profissionais médicos competentes.
“Existem muitos campos de atividade que permitem a relação do mundo profissional com as crianças. Você não deve se esquecer de que trabalhar com elas significa apoiá-las em seu desenvolvimento e educação”.
5. Pediatras
Os pediatras são médicos que acompanham as crianças no seu dia a dia até a adolescência. São responsáveis por monitorar o desenvolvimento e tratar suas patologias comuns. Além de serem excelentes profissionais, os pediatras também devem ter habilidades significativas para escutar e compreender as crianças.
Conforme mencionamos, nem sempre é fácil trabalhar com crianças. No caso dos pediatras, eles também devem ter a didática para explicar aos pais os problemas dos seus filhos.
6. Fisioterapeuta Infantil
Por fim, os fisioterapeutas infantis são especializados na reabilitação e no cuidado de bebês e crianças que sofreram entorses, fraturas, escoliose e outras condições semelhantes.
Os tratamentos dos fisioterapeutas infantis são aplicados quando as patologias colocam em risco o desenvolvimento adequado da criança. Seu principal objetivo é restabelecer as funções prejudicadas e orientar a criança durante seu desenvolvimento motor.
Antes de terminar, vale ressaltar que as carreiras relacionadas a crianças são muito variadas. De qualquer forma, o que elas têm em comum é a imprevisibilidade envolvida na relação diária com os pequenos. Se você gosta de crianças, temos certeza de que não vai se arrepender de escolher uma das carreiras acima.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Campuzano Martín, S.H. Trastornos de la conducta alimentaria en el niño pequeño. (n.d.). Pediatriaintegral.Es. Retrieved November 13, 2022, from https://www.pediatriaintegral.es/publicacion-2020-03/trastornos-de-la-conducta-alimentaria-en-el-nino-pequeno/
- Escobar, R. (2004). Logopedia Infantil. Vigo : IdeasPropias, 2004.
- ¿Qué es un especialista en neonatología? (n.d.). Healthychildren.org. Retrieved November 13, 2022, from https://www.healthychildren.org/Spanish/family-life/health-management/pediatric-specialists/Paginas/What-is-a-Neonatologist.aspx
- Menacho Hernández, Saray (2013). El educador social y la escuela. Justificación de la necesidad de la Educación Social en la escuela. RES. Revista de Educación Social. https://eduso.net/res/revista/16/el-tema-acercamientos/el-educador-social-y-la-escuela-justificacion-de-la-necesidad-de-la-educacion-social-en-la-escuela
- Montoro Vargas, C. (2021). Revisión Bibliográfica de la importancia del Logopeda en la disfagia en Parálisis Cerebral Infantil. Universidad de Valladolid.
- Universidad Europea Miguel de Cervantes. (2020). Las carreras con más salidas laborales en 2020 en España. UEMC. https://grados.uemc.es/blog/carreras-mas-salidas-laborales-españa