6 chapéus do pensamento: uma dinâmica para estimular a criatividade
A adolescência é uma fase complexa em que os pequenos se abrem para o mundo. As demandas ambientais aumentam e cada vez eles têm uma maior autonomia com a qual, talvez, nem sempre saibam lidar. Os jovens passam a tomar suas próprias decisões e a ampliar seu círculo de relacionamentos. Portanto, ter ferramentas para navegar nessas novas situações pode ser de grande ajuda. Uma delas é a dinâmica dos 6 chapéus do pensamento.
Com este exercício ajudamos os jovens a melhorar o seu raciocínio, nós os ensinamos a tomar decisões e a trabalhar em equipe. E estas não são ações simples. Exigem saber organizar as próprias ideias, ampliar a perspectiva, pesar várias opções e considerar as opiniões dos outros. Felizmente, esses processos podem ser trabalhados de forma prazerosa e prática com técnicas como as que apresentamos a seguir.
6 chapéus do pensamento: em que consiste essa dinâmica?
Quando refletimos sobre qualquer assunto, e especialmente se temos que tomar uma decisão sobre isso, há vários elementos a serem observados. Por exemplo, a lógica pode nos dizer uma coisa e a intuição outra: por um lado, nos sentimos excitados por possibilidades positivas e, por outro, aterrorizados por resultados desfavoráveis.
Diante de todo esse emaranhado de pensamentos, fica complicado agir, até porque é comum não conseguirmos identificar o que está acontecendo em nossa mente. Assim, os adolescentes podem se sentir confusos e indecisos por não saberem exatamente a que se deve ou como organizar suas ideias. Quando se trata de trabalho em equipe e tomada de decisões conjuntas, tudo se complica, pois cada um tem sua opinião.
Para facilitar esse processo, a dinâmica dos 6 chapéus do pensamento divide o procedimento e o sequencia. Isso ajuda os jovens a acomodar todas essas possibilidades. Além disso, não só ajuda no momento específico em que é aplicado, mas também treina o cérebro para aprender a pensar de forma eficiente e deliberada.
Uma técnica para aplicar em adolescentes
Este método foi proposto pelo psicólogo maltês Edward de Bono, que trabalhou extensivamente na área de criatividade e pensamento lateral. A dinâmica dos 6 chapéus é uma de suas contribuições mais famosas e pode ser usada em ambientes escolares para melhorar as habilidades de raciocínio e comunicação dos alunos. Porém, embora a dinâmica possa ser aplicada com crianças, ela é mais eficaz em adolescentes.
Segundo as contribuições do psicólogo suíço Jean Piaget, a partir dos 12 anos as crianças entram na fase das operações formais. Isso implica que elas se tornam mais capazes de lidar com conceitos abstratos e resolver problemas considerando diferentes variáveis. Por esse motivo, essa ferramenta pode favorecer os processos cognitivos dessa etapa.
Como colocar em prática a técnica dos 6 chapéus do pensamento?
Agora, como colocamos em prática a dinâmica dos 6 chapéus do pensamento? A premissa é que cada chapéu tem uma cor diferente e representa um curso de pensamento, uma abordagem ou um aspecto a considerar na tomada de decisão:
- Branco: representa a objetividade e uma opinião neutra e baseada em fatos.
- Vermelho: simboliza a expressão de emoções, subjetividade, paixão ou intuição.
- Amarelo: engloba a abordagem otimista e coleta os aspectos positivos, as vantagens e tudo o que pode dar certo.
- Preto: diferente do anterior, destaca os aspectos mais críticos e negativos, aponta os perigos e o que pode dar errado.
- Verde: é o chapéu da criatividade, originalidade e pensamento lateral e divergente.
- Azul: o chapéu azul dirige e ordena o resto. Representa o pensamento estruturado, orienta cada passo da dinâmica e escolhe a decisão final.
Como trabalhar com os alunos
Com isso em mente, dividimos os alunos em seis grupos. Cada um deles receberá um chapéu e terá que abordar um tema. Em seguida, eles devem oferecer opiniões e propostas sobre o que seu chapéu simboliza. Por exemplo, quem veste o branco terá que fornecer dados específicos, sem se posicionar subjetivamente. Em vez disso, o time vermelho terá que elaborar argumentos baseados em ilusão ou fantasia.
Além disso, é possível dividir a sala de aula em diferentes grupos de seis pessoas. Assim, em cada grupo e individualmente, cada aluno ficará a cargo de um dos chapéus e das respetivas regras associadas. Além disso, podem ser abordados temas muito diversos, desde notícias atuais até dilemas morais.
Aproveite seus benefícios!
Em todo o caso, o método dos 6 chapéus potencializa a capacidade de diálogo e discussão, a empatia, a criatividade e a resolução de problemas. Os adolescentes aprendem a ter diferentes perspectivas e considerar várias abordagens, gerando assim uma opinião mais completa, organizada e tolerante. Além disso, permite obter propostas e soluções originais, incentivando a participação e a coesão do grupo.
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- Arboccó de los Heros, M. (2018). Aportes de Jean Piaget a la teoría del conocimiento infantil. Temática Psicológica, 6(6), 15-19. https://doi.org/10.33539/tematpsicol.2010.n6.857
- De Bono, E., & Diéguez, R. D. (1988). Seis sombreros para pensar. Granica.