6 chapéus do pensamento: uma dinâmica para estimular a criatividade

Conheça uma dinâmica de grupo que ajuda os adolescentes a trabalharem em equipe e treinarem o cérebro para tomar decisões. Estamos falando do método dos 6 chapéus!
6 chapéus do pensamento: uma dinâmica para estimular a criatividade
Elena Sanz Martín

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz Martín.

Última atualização: 12 março, 2023

A adolescência é uma fase complexa em que os pequenos se abrem para o mundo. As demandas ambientais aumentam e cada vez eles têm uma maior autonomia com a qual, talvez, nem sempre saibam lidar. Os jovens passam a tomar suas próprias decisões e a ampliar seu círculo de relacionamentos. Portanto, ter ferramentas para navegar nessas novas situações pode ser de grande ajuda. Uma delas é a dinâmica dos 6 chapéus do pensamento.

Com este exercício ajudamos os jovens a melhorar o seu raciocínio, nós os ensinamos a tomar decisões e a trabalhar em equipe. E estas não são ações simples. Exigem saber organizar as próprias ideias, ampliar a perspectiva, pesar várias opções e considerar as opiniões dos outros. Felizmente, esses processos podem ser trabalhados de forma prazerosa e prática com técnicas como as que apresentamos a seguir.

6 chapéus do pensamento: em que consiste essa dinâmica?

Quando refletimos sobre qualquer assunto, e especialmente se temos que tomar uma decisão sobre isso, há vários elementos a serem observados. Por exemplo, a lógica pode nos dizer uma coisa e a intuição outra: por um lado, nos sentimos excitados por possibilidades positivas e, por outro, aterrorizados por resultados desfavoráveis.

Diante de todo esse emaranhado de pensamentos, fica complicado agir, até porque é comum não conseguirmos identificar o que está acontecendo em nossa mente. Assim, os adolescentes podem se sentir confusos e indecisos por não saberem exatamente a que se deve ou como organizar suas ideias. Quando se trata de trabalho em equipe e tomada de decisões conjuntas, tudo se complica, pois cada um tem sua opinião.

Para facilitar esse processo, a dinâmica dos 6 chapéus do pensamento divide o procedimento e o sequencia. Isso ajuda os jovens a acomodar todas essas possibilidades. Além disso, não só ajuda no momento específico em que é aplicado, mas também treina o cérebro para aprender a pensar de forma eficiente e deliberada.

A técnica dos 6 chapéus é frequentemente aplicada em ambientes de trabalho para promover a comunicação entre vários membros de uma organização ou equipe.

Uma técnica para aplicar em adolescentes

Este método foi proposto pelo psicólogo maltês Edward de Bono, que trabalhou extensivamente na área de criatividade e pensamento lateral. A dinâmica dos 6 chapéus é uma de suas contribuições mais famosas e pode ser usada em ambientes escolares para melhorar as habilidades de raciocínio e comunicação dos alunos. Porém, embora a dinâmica possa ser aplicada com crianças, ela é mais eficaz em adolescentes.

Segundo as contribuições do psicólogo suíço Jean Piaget, a partir dos 12 anos as crianças entram na fase das operações formais. Isso implica que elas se tornam mais capazes de lidar com conceitos abstratos e resolver problemas considerando diferentes variáveis. Por esse motivo, essa ferramenta pode favorecer os processos cognitivos dessa etapa.

Como colocar em prática a técnica dos 6 chapéus do pensamento?

Agora, como colocamos em prática a dinâmica dos 6 chapéus do pensamento? A premissa é que cada chapéu tem uma cor diferente e representa um curso de pensamento, uma abordagem ou um aspecto a considerar na tomada de decisão:

  1. Branco: representa a objetividade e uma opinião neutra e baseada em fatos.
  2. Vermelho: simboliza a expressão de emoções, subjetividade, paixão ou intuição.
  3. Amarelo: engloba a abordagem otimista e coleta os aspectos positivos, as vantagens e tudo o que pode dar certo.
  4. Preto: diferente do anterior, destaca os aspectos mais críticos e negativos, aponta os perigos e o que pode dar errado.
  5. Verde: é o chapéu da criatividade, originalidade e pensamento lateral e divergente.
  6. Azul: o chapéu azul dirige e ordena o resto. Representa o pensamento estruturado, orienta cada passo da dinâmica e escolhe a decisão final.
As cores de cada chapéu representam um pensamento diferente. Por exemplo, o vermelho tem a ver com a expressão de emoções.

Como trabalhar com os alunos

Com isso em mente, dividimos os alunos em seis grupos. Cada um deles receberá um chapéu e terá que abordar um tema. Em seguida, eles devem oferecer opiniões e propostas sobre o que seu chapéu simboliza. Por exemplo, quem veste o branco terá que fornecer dados específicos, sem se posicionar subjetivamente. Em vez disso, o time vermelho terá que elaborar argumentos baseados em ilusão ou fantasia.

Além disso, é possível dividir a sala de aula em diferentes grupos de seis pessoas. Assim, em cada grupo e individualmente, cada aluno ficará a cargo de um dos chapéus e das respetivas regras associadas. Além disso, podem ser abordados temas muito diversos, desde notícias atuais até dilemas morais.

Aproveite seus benefícios!

Em todo o caso, o método dos 6 chapéus potencializa a capacidade de diálogo e discussão, a empatia, a criatividade e a resolução de problemas. Os adolescentes aprendem a ter diferentes perspectivas e considerar várias abordagens, gerando assim uma opinião mais completa, organizada e tolerante. Além disso, permite obter propostas e soluções originais, incentivando a participação e a coesão do grupo.


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  • Arboccó de los Heros, M. (2018). Aportes de Jean Piaget a la teoría del conocimiento infantil. Temática Psicológica6(6), 15-19. https://doi.org/10.33539/tematpsicol.2010.n6.857
  • De Bono, E., & Diéguez, R. D. (1988). Seis sombreros para pensar. Granica.

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