O que é a resolução de problemas para crianças pequenas?

É muito importante que, desde pequenas, as crianças sejam ajudadas a melhorar as suas habilidades de resolução de conflitos.
O que é a resolução de problemas para crianças pequenas?

Última atualização: 04 Dezembro, 2020

Durante os primeiros anos da vida de uma criança, é desenvolvido um importante conjunto de habilidades cognitivas conhecidas como habilidades para resolver problemas ou de resolução de conflitos. Essas habilidades são usadas desde a infância até a idade adulta.

Nesse sentido, como pais, é importante incutir a resolução de problemas nas crianças pequenas para que, quando crescerem, essas habilidades estejam internalizadas.

O que é a resolução de problemas?

Então, o que exatamente é a resolução de problemas? Em poucas palavras, refere-se ao processo de encontrar uma solução para um problema. Uma pessoa usa o seu próprio conhecimento e experiência, bem como as informações disponíveis, para tentar encontrar uma solução.

Portanto, a resolução de problemas diz respeito aos processos de pensamento envolvidos na busca de uma solução. Isso pode ser tão complexo quanto resolver como sair de uma crise financeira ou tão simples quanto uma criança tentando resolver como dois blocos podem ser encaixados.

a resolução de problemas para crianças pequenas

Quais são as habilidades de resolução de problemas?

As habilidades de resolução de problemas se referem às habilidades de pensamento específicas que uma pessoa usa quando enfrenta um desafio. Alguns problemas requerem o uso de muitas habilidades enquanto outros são simples e podem exigir apenas uma ou duas habilidades. Estas são algumas das habilidades de resolução de problemas:

  • Pensamento lateral.
  • Criatividade.
  • Pensamento analítico.
  • Habilidades para a tomada de decisões.
  • Iniciativa.
  • Raciocínio lógico.
  • Persistência.
  • Habilidades de comunicação.
  • Habilidades de negociação.

Por que a resolução de problemas é importante para as crianças pequenas?

A resolução de problemas é uma habilidade que não pode ser desenvolvida repentinamente em um adulto. Ela ainda pode continuar a crescer lentamente em um adulto, mas a maior parte do aprendizado ocorre durante os primeiros anos de vida.

A fase pré-escolar é o melhor momento para uma criança aprender a resolver os problemas de uma forma divertida. Os benefícios de aprender desde cedo vão permanecer ao longo de toda a vida, assim como a beleza de aprender qualquer coisa em idade precoce.

É como aprender a tocar um instrumento ou aprender um novo idioma: é muito mais fácil e mais natural para uma criança pequena. Não existem muitas situações na vida, no trabalho ou na escola que não requeiram algum nível de resolução de problemas. O próprio jogo infantil é cheio de oportunidades para resolver todos os tipos de situações difíceis e encontrar soluções para os desafios.

As crianças pequenas e a resolução de problemas

Durante os primeiros anos de vida, as crianças, constantemente, resolvem problemas enquanto brincam. Aqui estão alguns exemplos de situações cotidianas que podem exigir algum nível de resolução de problemas:

  • Resolver uma briga pelo mesmo brinquedo.
  • Alcançar uma bola que ficou presa em uma árvore.
  • Formar um círculo com um grupo de amigos.
  • Fazer uma ponte para conectar duas torres de blocos.
  • Amarrar ou desamarrar um sapato.
  • Criar regras para um novo jogo.

Quanto mais oportunidades criativas de brincadeiras e desafios forem dadas às criançasmais elas poderão exercitar os músculos da mente para a resolução de problemas. Durante o jogo livre, há inúmeras experiências nesse sentido, e os pais e professores também podem incentivar habilidades específicas de resolução de problemas por meio de atividades guiadas.

a resolução de problemas para crianças pequenas

Educação formal

Na educação formal, as crianças enfrentam problemas de muitas maneiras, alguns dos quais podem estar relacionados ao seu bem-estar acadêmico, social e emocional na escola. Os problemas podem vir na forma de lidar com situações da vida, por exemplo:

Os problemas também farão parte da vida acadêmica, pois os professores vão desenvolver essa habilidade ativamente por meio de várias atividades, como, por exemplo:

  • Resolver um enigma ou compreender uma obra literária.
  • Trabalhar em projetos com um amigo.
  • Encontrar soluções durante experimentos científicos.
  • Resolver problemas matemáticos.
  • Resolver problemas hipotéticos durante as aulas.
  • Responder a perguntas e fazer provas.

A importância da resolução de problemas na infância

As crianças que praticarem durante a infância serão muito mais capazes de enfrentar esses desafios conforme eles forem sendo encontrados. Por isso, tanto em casa quanto na escola, é fundamental promover a resolução de problemas. Isso é algo necessário para a vida! Assim, durante a adolescência, os jovens vão se sentir mais autoconfiantes quando tiverem que resolver alguma situação incômoda.

Em suma, crianças e adolescentes crescerão com autoconfiança, autoestima elevada e menos inseguranças. Eles se sentirão capazes, por meio da própria criatividade, de resolver os problemas cotidianos, assim como problemas mais complexos.

Por tudo isso, é fundamental que os pais ajudem os filhos a resolver pequenos problemas desde a infância. Assim, as crianças ficarão satisfeitas com as suas conquistas e se sentirão muito bem!

Pode interessar a você...
6 técnicas para ensinar as crianças a lidar com as provocações
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
6 técnicas para ensinar as crianças a lidar com as provocações

Nesse artigo, você poderá encontrar algumas técnicas para ensinar o seu filho a lidar com as provocações de maneira adequada.