3 citações de Salman Khan sobre a educação das crianças
Você já deve ter ouvido falar da plataforma Khan Academy, pois é a educação de milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Se você ainda não conhece, não se preocupe! Salman Khan, o próprio criador desse modelo, apresenta em seu TED Talks três ideias para melhorar a educação das crianças. Vamos vê-las juntos!
Salman Khan e sua “Khan Academy”
Salman Amin Khan nasceu nos Estados Unidos da América em 1976. Sua mãe era indiana e seu pai de Bangladesh. Anos mais tarde, ele se formou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em Ciência da Computação, Engenharia Eletrônica e Matemática.
Enquanto trabalhava como administrador de fundos de investimento em Boston, ele decidiu ajudar seus primos com matemática on-line. Para cumprir essa missão, ele postaria no YouTube vídeos gravados por ele mesmo com explicações divertidas sobre o assunto.
Seu conteúdo era tão bom que rapidamente viralizou e, em 2005, Khan criou uma organização de aprendizagem on-line totalmente gratuita, a Khan Academy.
Atualmente essa organização conta com a contribuição de mais de 150 profissionais, entre desenvolvedores, professores, designers e especialistas em educação que buscam inspirar o mundo a aprender.
A Khan Academy oferece exercícios práticos, vídeos instrutivos e tutoriais personalizados em diversas matérias, como matemática, física, química, biologia, ciências, economia, história, entre outros.
Seu alcance é global e conta com mais de 42 milhões de usuários registrados em mais de 190 países. Por isso, a plataforma foi traduzida para 50 idiomas.
No site da Khan Academy estão disponíveis atividades e recursos educacionais para crianças desde os primeiros anos do ensino fundamental até jovens que estão concluindo o ensino médio.
Por sua criatividade, missão e alcance global, em 2019 Salman Khan recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias pela Cooperação.
Saiba mais sobre Salman Khan com essas famosas citações
Se você ainda não sabe do que se trata sua metodologia, preste atenção às seguintes premissas do próprio criador.
1. “Vamos usar o vídeo para reinventar a educação”
Salman Khan diz que o uso de vídeos educacionais cuidadosamente estruturados torna o aprendizado mais fácil.
Ele afirma que quando um aluno usa esse recurso pode repeti-lo quantas vezes forem necessárias para obter um melhor entendimento. Dessa forma, ele pode avançar seu aprendizado em seu próprio ritmo e sem pressões emocionais.
Além disso, Khan destaca o poder dos exercícios interativos e convida os professores a mudar sua metodologia em sala de aula.
Além disso, ele também incentiva a utilização de videoaulas para assistir em casa e a realização atividades acadêmicas em sala de aula com um professor que orienta o aprendizado. Esse conceito é chamado de “aula invertida” e, segundo Khan, permite ao professor humanizar a sala de aula na interação e no aprendizado social.
O neurocientista Francisco Mora ressalta que a repetição e a emoção favorecem o aprendizado. Quando um novo conceito é aprendido, ele deve estar ancorado em conhecimentos prévios e, nesse sentido, as reiterações são fundamentais.
Outro aspecto fundamental que torna os vídeos tão atraentes é o fato de eles fazerem parte da educação digital. Essa modalidade permite que o aluno se empolgue e mantenha a atenção com maior interesse.
Os vídeos também combinam linguagem simples com efeitos, animações e humor. Tudo isso permite que o aluno se divirta enquanto aprende com mais fluência e facilidade.
2. “Aprenda matemática da mesma maneira que aprende qualquer coisa”
Khan nos diz que podemos aprender matemática da mesma forma que aprendemos a andar de bicicleta. Ouvir essas palavras faz com que o assunto pareça algo fácil de incorporar.
Se seguirmos o exemplo anterior, entenderemos melhor a ideia. Quando aprendemos a andar de bicicleta, caímos e tentamos novamente quantas vezes forem necessárias até dominar a técnica, não é? Bem, o mesmo deve acontecer com a matemática: é preciso tentar novamente de forma divertida até dominá-la.
Então, por que tantos alunos têm dificuldade para aprender essa matéria? Basicamente, porque eles não têm tempo ou oportunidade para a repetição, os exercícios e o aprendizado real. O próprio Salman Khan afirma isso.
O criador da academia se preocupa com a formação atual que as crianças recebem e ressalta que o modelo tradicional de ensino pune o aluno quando ele experimenta e fracassa. Além disso, a necessidade de dominar o conhecimento não é exigida.
Por esse motivo, Salman Khan convida o aluno a experimentar e fracassar até dominar a matéria.
Como um grande edifício pode ser construído sem bases sólidas? Não pode. Então, podemos ajudar os alunos a gostar de matemática e aprendê-la com mais facilidade? Sim, é claro!
As neurociências nos dizem que o aprendizado é alcançado com a experiência direta, a exploração multissensorial, a repetição e a tentativa e erro, entre outros caminhos. Sabe-se também que qualquer experiência ou atividade escolar apresentada de forma divertida (de preferência com uma abordagem lúdica) será agradável e afetará positivamente a aprendizagem das crianças.
Portanto, a matemática deve ser aprendida passo a passo e também com um pouco de diversão.
3. “Nosso objetivo é usar a tecnologia para humanizar”
Khan observa que muito do esforço de sua academia é voltado a humanizar a sala de aula e focar na proporção “aluno — tempo — professor”.
Assim, em um modelo tradicional, na maior parte do tempo do dia letivo o professor é quem ensina, avalia e qualifica os alunos. Talvez apenas 5% do tempo seja usado para se sentar com os alunos e acompanhá-los em seu próprio processo de aprendizagem.
Quando um professor usa a tecnologia, não apenas inverte a aula, mas também a humaniza. Essa declaração é baseada nos seguintes conceitos:
- O aluno avança em seu próprio ritmo.
- Começa a administrar o tempo que tem.
- Identifica o que sabe ou não sabe de forma mais espontânea e direta.
- A cooperação entre alunos e professores é incentivada.
- O professor acompanha sem questionar.
As neurociências endossam essas premissas e concordam que elas favorecem o aprendizado. Isso porque estão diretamente relacionadas a aspectos fundamentais, como motivação pessoal, autoestima, autoidentificação de conhecimentos prévios e aprendizagem social.
Por isso, a proposta de utilização de aplicativos educacionais para o ensino infantil está cada vez mais consolidada. Pois bem, não podemos negar que estamos imersos na era digital das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Aprender deve ser divertido
O aprendizado deve ser apreciado, independentemente da idade da criança. Portanto, se você considera que as frases de Salman Khan a respeito da educação são fundamentais, não pode perder os seguintes recursos da web:
- EduClan: é uma ferramenta educacional com conteúdo audiovisual para crianças de 3 a 10 anos, criada como uma iniciativa de aprendizagem durante a quarentena.
- eHomeKids: é um portal didático com recursos educacionais digitais gratuitos para crianças de 3 a 5 anos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Belloch, C. (2012) Las Tecnologías de la Información y Comunicación en el aprendizaje. Universidad de Valencia. España
- Khan, S. (2019) La escuela del mundo: una revolución educativa. Madrid: Ariel
- Mora, F. (2013) Neuroeducación. Madrid: Alianza Editorial
- eHomekids. [Internet]. Disponible en: https://www.ehomekids.com/