Coisas que você deve saber sobre os recém-nascidos

· 9 de julho de 2018
Quando um casal decide se tornar pais e seguram seu recém-nascido pela primeira vez em seus braços, é provável que tenham a melhor sensação que poderão sentir em suas vidas.

Mas há algumas coisas que nem todo mundo sabe ou pensa sobre os recém-nascidos e nunca é demais para saber. São coisas que talvez ninguém lhe diz sobre os recém-nascidos quando você está grávida. Mas que você vai notar quando seu filho nascer.

O bebê pode ter um aspecto que você não esperava

É possível que a cabeça do seu bebê não seja o que você esperava. Talvez você pensasse que seria uma cabeça perfeita e arredondada, mas a realidade é que o bebê teve que passar pelo canal do parto para chegar aos seus braços. E somente graças aos ossos flexíveis, sua cabeça pode se deformar ligeiramente para poder passar com facilidade.

Mas não se preocupe se seu filho tiver uma cabeça um pouco ovalada. Pense que é temporário e que em poucos dias ele vai ter a cabeça preciosa e redondinha que você tanto esperava.

Você não vai ver um sorriso até as primeiras seis semanas

Para uma mãe e um pai, que estão cansados e mal dormem para cuidar de seu bebê, pode ser um pouco frustrante não receber nem um sorriso.

Mas são apenas as primeiras 6 semanas. Lembre-se de que nessas primeiras semanas (e sempre) é fundamental que você cuide do seu bebê e dê todo o seu amor. Graças a isso, você conseguirá com que seus esforços se transformem no maior tesouro de seu bebê.

Ele começará a construir um vínculo incrivelmente forte com você e irá querer apenas ficar com você e o papai por causa do que vocês fazem para ele todos os dias. E lembre-se: a partir da sexta semana você vai encontrar o seu precioso sorriso.

sobre os recém-nascidos

Cuidado com o cordão umbilical

Ao banhar o seu bebê, você deve ter muito cuidado porque o cordão umbilical deve cair sozinho. Você não pode forçar porque isso poderia causar muitos danos ao seu bebê, além de causar uma hérnia umbilical.

Quando der banho em seu bebê, não poderá molhar a região do umbigo. Por isso, o ideal é dar banhos de esponja sem tocar nessa parte.

Não se preocupe com a sujeira porque um recém-nascido não fica sujo. Se o cordão molhar quando der banho em seu bebê, você deve secá-lo com cuidado. Vai demorar uma ou duas semanas para cair. Portanto, não se preocupe, ele vai cair sozinho.

Cuidado especial com as moleiras

A cabeça do bebê possui algumas zonas moles que são chamadas de moleiras. O crânio não está completamente fechado porque essa flexibilidade é necessária para que o bebê possa passar através do canal de parto.

Quando você segurar seu bebê para pegá-lo no colo, vesti-lo, banhá-lo ou para fazer qualquer outra coisa, leve em conta que você deve prestar muita atenção nas moleiras.

Você pode penteá-lo e acariciá-lo. Mas tenha cuidado porque é uma área muito delicada. Durante os dois primeiros anos as moleiras vão se fechando e seu bebê passará a ter um crânio normal.

sobre os recém-nascidos

O bebê avisa quando comeu o suficiente

O bebê vai precisar comer sempre que pedir. O habitual é que o faça a cada duas ou três horas, mas se você está amamentando o mais provável é que seja mais frequentemente. Com a amamentação, é mais difícil saber se o bebê está sendo alimentado corretamente. Porque embora ele fique muito tempo em seus seios, não se sabe se o leite que sai é realmente o que ele precisa ou se é suficiente.

Saber se o seu bebê comeu o suficiente é simples. Quando ele não tiver mais fome, se mostrará irritado e você deverá parar de alimentá-lo. É necessário que você conheça a linguagem corporal de seu filho para poder dar de mamar o tanto que ele precisa (saber quando ele está com fome e quando está satisfeito).

Você vai saber se ele está comendo o suficiente porque seu recém-nascido deverá ganhar de 5 a 8% do seu peso na primeira semana de vida. Você também pode saber ao observar se ele faz xixi e cocô adequadamente a cada dia. Geralmente, você terá que trocar de 5 a 6 fraldas diariamente com uma ou duas evacuações.

A pele do bebê é seca

A princípio pode ser uma pele macia e sedosa. Mas depois isso vai mudar, e a pele vai começar a se tornar mais seca. Por isso, é necessário que você aplique creme hidratante para recém-nascidos na pele delicada do seu bebê. E deverá ser um creme hipoalergênico.

Você também irá perceber que o seu bebê vai chorar muito. Afinal, essa é a única forma de comunicação dele com você. Ele também vai dormir muito e vai querer seu amor e carinho constantemente. Mas sobretudo passará por essa fase muito rapidamente. Então aproveite mamãe!