Como agir se um parente desautorizar você diante do seu filho

A família pode ser um grande apoio, mas, no final das contas, são os pais que devem educar o filho. Como agir quando outros parentes interferem na educação dos pequenos?
Como agir se um parente desautorizar você diante do seu filho

Última atualização: 12 Março, 2021

Ao educar uma criança, é essencial que haja papéis definidos dentro da família. Os pais são os que disciplinam e zelam pela segurança e o bem-estar dos filhos e são as suas primeiras figuras de autoridade e referência. No entanto, isso se torna difícil quando outros adultos passam por cima das normas e indicações dos pais. Por isso, é importante saber como agir se um parente desautorizar você diante do seu filho.

O relacionamento com a família estendida nem sempre é fácil. Diversas gerações e personalidades confluem, cada uma com suas diferentes opiniões e pontos de vista. E a situação se complica ainda mais quando são os parentes passam a se intrometer na forma como educamos nossos filhos. No entanto, aprender a exercer uma comunicação assertiva pode nos ajudar bastante nesse tipo de situação.

Como agir se um parente te desautorizar diante do seu filho

Como agir se um parente desautorizar você diante do seu filho?

Avós, tios, primos e todos os parentes que fazem parte da família estendida trazem contribuições valiosas para as nossas vidas. Eles nos fornecem suporte emocional, logístico e até financeiro em muitas situações. Além disso, contribuem de forma muito positiva para o desenvolvimento das crianças, pois são uma conexão com as suas raízes e proporcionam um sentimento de pertencimento.

No entanto, às vezes, certos limites básicos e indispensáveis não são respeitados. No final das contas, a educação dos filhos é tarefa e responsabilidade dos pais, e as suas decisões devem ser respeitadas e apoiadas pelos outros adultos da família. Quando isso não acontece, podemos ficar diante de uma situação desconfortável, frustrante e difícil de resolver. Portanto, sugerimos que você tenha em mente as seguintes considerações.

Seja flexível

Se um parente desautorizar você diante do seu filho, você pode entender esse comportamento como uma falta de respeito, o que pode levar a um conflito. Porém, é preciso ter em mente que, muitas vezes, essa não é a intenção. A disciplina é tarefa dos pais, mas avós, tios e outros parentes têm uma postura mais permissiva com as crianças. Pelo mesmo motivo, é normal que eles queiram atender aos seus caprichos e agradá-las.

Isso é algo natural e, por isso, é importante ser flexível a respeitoCada regra tem uma exceção e conceder certas permissões de vez em quando não implica em perder a autoridade. Portanto, dentro de certos limites, permita que as crianças usufruam dessas concessões por parte dos parentes.

Aceitar que comprem presentes, mesmo que já tenham de tudo, ou que ofereçam o seu lanche preferido, mesmo que não seja o mais saudável, não vai destruir o trabalho educativo que você vem fazendo, pois são ocasiões pontuais.

Estabeleça limites

Por outro lado, existem circunstâncias que vão além de conceder um capricho e que, ao que tudo indica, vão contra os valores que você deseja que os seus filhos internalizem. Como mãe, você tem o direito de estabelecer na educação limites que devem ser respeitados por todos. Assim, é importante que você comunique o problema, de forma assertiva, assim que ele acontecer.

Muitas vezes, para evitar um conflito, deixamos as situações passarem na esperança de que não se repitam. Porém, o que realmente acontece é que elas vão escalando até chegarem a um ponto em que não sabemos mais como detê-las. Portanto, é necessário ser claro desde o início.

No entanto, escolha cuidadosamente o momento e o local para falar com esse parente que você sente que está ultrapassando os limites. É preferível ter esse tipo de conversa a sós e, principalmente, longe das crianças. Não seria benéfico para elas ver uma discussão entre dois adultos que respeitam e consideram importantes em suas vidas.

Como agir se um parente te desautorizar diante do seu filho

Se um parente desautorizar você diante seu filho, mantenha uma frente unida

Por fim, é essencial que os pais formem uma frente unida diante desse tipo de situação. Não importa se estamos lidando com a família de um ou de outro, ambos devem estabelecer as normas relativas à educação das crianças e transmiti-las ao restante da família. Da mesma forma, diante de uma transgressão ou intromissão excessiva por parte de outro adulto, é preferível que ambos tratem do assunto com esse parente.

Se um dos pais ficar ao lado da sua família de origem sem levar em consideração a opinião do cônjuge, a mensagem recebida pela criança será ainda mais confusa e prejudicial. Os pais devem trabalhar em equipe!

Pode interessar a você...
Como alcançar a felicidade em uma família reconstituída
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Como alcançar a felicidade em uma família reconstituída

Quando um casal com filhos se junta e cria uma nova família, forma-se uma família reconstituída. E ela pode ser feliz! Leia mais disso nesse artigo.



  • Villamizar, Y. P. (2004). La familia extensa: una estrategia local ante crisis sociales y económicas. Trabajo Social, (6).
  • Papa, Y. (2019, junio 10). Suegras tóxicas. Recuperado diciembre de 2020, de https://lamenteesmaravillosa.com/suegras-toxicas/