Como ajudar nossos filhos a aprender a escrever
Hoje em dia, podemos aproveitar a tecnologia e os diferentes aparelhos eletrônicos para que nossos filhos tenham maior facilidade na hora de aprender a escrever. Sim, você pode usar seu celular, tablet ou computador. E não só para baixar jogos e aplicativos educacionais, também existem outras técnicas.
Lembre-se de que aprender a escrever é um processo básico que fornece habilidades para a vida. Razão pela qual as crianças devem adquirir corretamente essa habilidade para que não tenham problemas no fututo no ambiente acadêmico ou em qualquer outro.
Os pais são um modelo a seguir, professores e guias para os diferentes processos e, por isso, devemos tentar ser criativos e inteligentes. Não apenas para alcançar o sucesso no ensino, mas também para tornar a tarefa mais simples para nós mesmos para que possamos aproveitá-la ao máximo.
Aspectos a levar em consideração
Quando chega a hora em que nossos filhos devem aprender a escrever, devemos lhes proporcionar um ambiente propício. Com a menor quantidade possível de distrações.
Afinal, crianças pequenas ainda não aprenderam completamente a concentrar sua atenção em uma única tarefa por um longo período de tempo.
É essencial ensinar a manter uma boa postura, a segurar corretamente o lápis, a lapiseira ou a caneta e guiar os movimentos da mão da criança para que ela descubra o que podem fazer no papel.
O tempo investido no processo de aprender a escrever não tem preço. E, sem perceber, oferecemos:
- Uma ferramenta para desenvolver e aprimorar as habilidades cognitivas.
- Um meio de expressão criativa.
- Um meio de comunicação.
- Entretenimento.
Por que é importante que a criança aprenda a escrever?
Porque dessa forma a criança pode desenvolver habilidades como: a atenção, a concentração e a memória. Através da escrita se tem acesso à informação e ao conhecimento, com os quais as habilidades intelectuais são aprimoradas.
Vale destacar que não devemos delegar o ensino à cuidadora do maternal ou à professora. Como pais, devemos fazer parte do processo que envolve aprender a escrever. Além disso, se os fundamentos forem ensinados em casa, as crianças poderão ter um melhor desempenho na escola.
A partir dos 3 anos de idade, a criança já é capaz de fazer traços com os lápis. Desta forma ela adquire habilidades com as mãos e desenvolve habilidades motoras finas.
Como ajudar nossos filhos a aprender a escrever?
1. Um ambiente tranquilo e confortável
Para que a criança aprenda a escrever, é essencial que o pai ofereça um ambiente tranquilo que influencie a concentração. Uma boa ideia é colocar uma música em volume baixo para que a criança relaxe e seja estimulada a fazer traços curtos e longos.
2. Fornecer as ferramentas apropriadas
O pai ou a mãe deve oferecer lápis e um papel ou caderno, e ensinar a criança a segurar a ferramenta entre os dedos corretamente. Então pode orientá-la a começar a fazer traços horizontais, verticais ou circulares. Para isso, pode desenhar no caderno pequenos pontos para a criança seguir essa linha.
3. Ajudar com outras atividades
Você também pode ajudar a criança em outras atividades, como desenhar, recortar, colar, colorir ou unir pontos. Tente usar jogos de cartas e quebra-cabeças, pois estes ajudam a desenvolver habilidades psicomotoras.
4. Evite pressionar
Se você percebe que a criança não aprende a escrever rapidamente como esperava, não deve pressioná-la ou discipliná-la. Cada criança aprende em uma velocidade ou ritmo diferente. Pelo contrário, a ideia é estimular o hábito de escrever e parabenizar pelos esforços para que a criança não desanime.
5. Desenhe um alfabeto
Para que a criança aprenda a se familiarizar com as letras, faça um alfabeto e coloque-o em um lugar visível. Repita os sons de cada letra, até que ela se lembre delas sem ajuda.
6. Tenha o costume de ler para o seu filho
Um livro de histórias infantis ou uma revista que seja atraente para crianças pode ajudar. Mostre as letras e incentive a criança a escrevê-las sozinha em uma folha. Desta forma, ela irá aprender como a linguagem escrita funciona.
7. Incentive a escrita
Uma das coisas que as crianças adoram é ver seu nome escrito. Você pode usar isso para incentivá-la e escrever pouco a pouco o nome do papai e da mamãe, dos irmãos ou do animal de estimação. Os jogos com as vogais e os números também são uma boa opção para começar a escrever.
Os benefícios de aprender a escrever desde cedo
- Nutre a autoestima.
- Incentiva a criatividade.
- A criança aprende a se comunicar com mais clareza.
- Estimula sua capacidade de memória e concentração.
- A criança assimila o conhecimento, que de outra forma seria esquecido em pouco tempo.
- Contribui para a coordenação dos movimentos musculares e promove a destreza.
- Ativa os neurônios cerebrais e permite a criação de conexões neuronais.
- A escrita correta permite clarear os pensamentos para tomar decisões à medida que cresce.
O processo de aprender a escrever não só requer regras ortográficas, mas também um esforço constante e apoiado por parte dos pais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Aguirre, R. (2004). La lectura y la escritura en la escuela. En J. Peña González y S. Serrano de Moreno (Comps.), La lectura y la escritura en el siglo XXI (pp. 70-79). Mérida. Venezuela: CDCHT – ULA.
- Cassany, D. (1996). Describir el escribir. Cómo se aprende a escribir. Barcelona, España: Pai-dós Ibérica S. A.
- Fons, M. (2001). Enseñar a leer y a escribir. En Didáctica de la lengua en la educación infantil. Monserrat, Bigas y Monserrat Correig (Edits.) pp. 179-212. Madrid: SÍNTESIS, S. A.
- Villalobos, J. (2006). La lectura y la escritura como herramientas para el desarrollo del cono-cimiento y aprendizaje. En J. Peña González y S. Serrano de Moreno (Comps.), La lectura y la escritura. Teoría y práctica (pp. 33-58). Mérida. Venezuela: Consejo de Desarrollo Científico Humanístico y Tecnológico y Consejo de Estudios de Postgrado Universidad de Los Andes.
- Vygotsky, L. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Grijalbo.