Como estimular a criatividade nas crianças

As crianças são capazes de se expressar melhor e desenvolver seu pensamento abstrato quando se relacionam desde cedo com a criatividade.

A criatividade se relaciona com a facilidade ou capacidade que uma pessoa tem para criar ou inventar algo. Por isso, é necessário estimular a criatividade nas crianças. Porém, como fazer isso? E que benefícios se obtém?

O que é a criatividade e qual sua influência nas crianças

O conceito de criatividade faz referência à capacidade que um indivíduo tem de gerar novos conceitos ou ideias, o que produz, geralmente, soluções originais. Em outras palavras, se traduz como pensamento criativo ou pensamento original. A este respeito, quem sabe concordemos com a seguinte frase:

“Não pense. O pensar é inimigo da criatividade. É ser demasiado consciente de si mesmo e ser demasiado consciente de si mesmo é negativo. Não pode tentar fazer coisas. Simplesmente se deve fazê-las”

-Ray Bradbury (1920-2012)-

A pessoa criativa é capaz de produzir ideias inovadoras com o objetivo de pular obstáculos ao solucionar diversos problemas da vida cotidiana, sem sentir necessidade de recorrer à ansiedade ou ao estresse. Assim, se compreende então por que a criatividade deve ser estimulada nas crianças, já que uma imaginação construtiva leva a soluções originais.

A importância de estimular a criatividade nas crianças

Ainda que seja verdade que a criatividade é essencial em qualquer idade, também é certo que resulta oportuno estimulá-la desde cedo, já que é na infância quando todas as habilidades são potencializadas e desenvolvidas.

Por outro lado, graças à criatividade, as crianças são capazes de resolver problemas, em muitas ocasiões, sem a ajuda dos pais, o que cria independência. Dessa forma, elas podem se relacionar com outros indivíduos de modo mais produtivo e sem problemas.

A importância de potenciar a criatividade no momento oportuno

Com o objetivo de estimular a criatividade nas crianças, é fundamental para o aprendizado generalizado  levar em conta o fato de que se deve respeitar os tempos de aprendizado, os quais variam de criança para criança, com o objetivo de que desenvolvam toda sua imaginação.

Estimular la creatividad en niños.

Maneiras de estimular a criatividade nas crianças

Considerando a importância de estimular a criatividade nas crianças, é apropriado saber como contribuir para esse objetivo. Aqui estão algumas sugestões:

  • Permitir que as crianças escolham as cores. Isto é, permitir que as crianças possam colorir um mesmo desenho de diferentes maneiras. Logo, elas podem escolher qual dos desenhos lhes chamam mais a atenção. Assim se estimula a diversidade e não a monotonia.
  • Estabelecer regras ao escrever as palavras. Isto é estimular que as crianças escrevam a maior quantidade de palavras que cumpram determinadas regras, como por exemplo, palavras que comecem com a letra E, como Esmeralda, ou com a letra D como Dado.
  • Empregar a combinação de frases. Isso significa dar às crianças 2 ou 3 palavras com o objetivo de que formem uma frase com as mesmas.

Emprego de perguntas e disfarces

Não se pode deixar de lado o uso de perguntas com o objetivo de que as crianças deem respostas engenhosas. Para atingir o objetivo deste método, devem ser empregadas perguntas bem pensadas.

Por outro lado, usar disfarces em determinada atividade as ajuda a desenvolver a imaginação. Neste caso, podem se disfarçar com o que tiverem em mãos e não necessariamente com alguma coisa elaborada.

Ao estimular a criatividade das crianças, é preciso dar espaço

Se o objetivo for que as crianças sejam criativas, devemos dar a elas oportunidade para sê-lo. Por isso, é importante dar a elas espaço para que brinquem e sejam elas mesmas, sem nenhum tipo de limites, exatamente enquanto brincam. Isso deve ser feito de acordo com as regras de comportamento estabelecidas em casa.

Os pais devem ser equilibrados ao estabelecer atividades para seus filhos se quiserem que os mesmos desenvolvam a criatividade. Para isso, dentro dos horários semanais das crianças, permita que tenham tempo para que possam brincar livremente.

Parabenizar as crianças por suas ideias e inovações tem grande efeito sobre elas

Não se deve ignorar as ideias das crianças. Pelo contrário, devemos escutá-las com atenção, seja uma história, uma canção ou um desenho e, na medida do possível, elogiá-las por essas ideias.

Por outro lado, se deve ensinar à criança que também não se deve rir das ideias das outras crianças. Mas, sim, que as ideias inovadoras dos outros merecem a devida atenção. Dessa forma, se estará contribuindo também para o estímulo da criatividade de outras crianças.

Benefícios de estimular a criatividade nas crianças

Alguns dos benefícios que se obtém ao estimular a criatividade nas crianças são os seguintes:

  1. Melhora da autoestima. Visto que ao estimular a criatividade se estimula, na verdade, os recursos criativos.
  2. Ter melhor consciência de si mesma em relação às coisas que a criança é capaz de fazer.
  3. Melhora a comunicação com os outros, devido ao fato de que as crianças aprendem a expressar seus sentimentos e a aceitar os pensamentos dos demais.
Estimular la creatividad en niños les aporta alegría y bienestar.

As crianças aprendem a solucionar seus problemas de forma original

Ao desenvolver a criatividade, se potencializa a capacidade de superação dos obstáculos. Também se desenvolve a sensibilidade, o que contribui para o bem-estar pessoal não só das crianças, como também nos adultos.

Estimula-se a integridade das crianças

Graças à criatividade, são desenvolvidas qualidades como a integridade em relação à vida e ao trabalho que se realiza, devido a que os mesmos manifestam as características criativas de um indivíduo, neste caso, a criança.

A criatividade permite o desenvolvimento de um talento especial,  já que a criança, ao se expressar livremente em matéria criativa, explora seus gostos em relação ao trabalho ou à atividade na qual se desenvolve em determinado momento. Pessoas que desenvolvem a criatividade tendem a ser profissionais mais destacados, visto a originalidade de suas ideias.

A criatividade desenvolve a independência no momento de tomar decisões

Neste caso, a tomada de decisões abrange adotar a solução mais efetiva para aquele momento de inovar, para conseguir uma solução original a um problema cotidiano da vida.

Recomendados para você