Como brincar com o bebê
As brincadeiras são muito importantes para o bom desenvolvimento dos bebês. Isso porque, através delas, eles descobrem seu corpo e como funciona o mundo ao seu redor. Por isso, é muito importante que você dedique um tempo do dia para brincar com seu bebê e se entregue de corpo e alma a esse precioso momento.
Você quer saber como fazer isso? Portanto, não perca as informações que forneceremos a seguir.
O bebê começa a brincar com o próprio corpo
Desde o nascimento, seu bebê começa a descobrir o mundo através da sua pele: o contato com seu peito, suas carícias e momentos em seus braços favorecem o desenvolvimento de sua percepção corporal.
Além disso, o pequeno reconhece os sons do ambiente e aos poucos identifica os objetos. A voz suave e calma que ele ouve quando você canta ou fala com ele chama sua atenção e o enche de informações valiosas.
Seus olhos começam a perceber as formas dos objetos, mas suas características e as cores do seu rosto são suas imagens favoritas, principalmente quando associadas a momentos de prazer, como a amamentação.
A princípio, seus movimentos corporais são desorganizados e muito simples, mas com o passar dos dias começam a fazer mais sentido. Assim, pouco a pouco, eles entendem que a mão chega à boca, que os pés podem sacudir um brinquedo pendurado e que uma carícia os faz sentir cócegas.
Todas essas ações corporais são brincadeiras para o seu bebê, e ele pode repeti-las sozinho ou com a sua ajuda. Isso lhe dá o incentivo para continuar aprendendo.
Ao vê-lo brincar com o corpo, você pode acompanhar esse momento com uma frase : “Você está batendo palmas!”, “Que abraço gostoso!”, “Quer mexer no móbile com os pés?”. Dessa forma, você enriquece ainda mais o aprendizado.
Os jogos de motor trazem benefícios de coordenação , afetivos e sociais.
A boca do bebê também serve para brincar!
Os bebês nascem com a habilidade inata de aprender sua língua nativa, então não há necessidade de ensiná-los a falar.
Se prestarmos atenção, desde muito pequenos eles tentam reproduzir os sons que percebem do ambiente, principalmente os emitidos pelos humanos ao seu redor. Vocalizações e balbucios também são um jogo e representam o básico da linguagem falada.
De acordo com o linguista e filósofo Noam Chomsky, a linguagem é uma habilidade inata e requer muito pouco input linguístico para se desenvolver. No entanto, alguns psicolinguistas apontam que a linguagem oral requer estímulos externos para que a criança decodifique e compreenda as expressões e o significado das palavras.
Como outros aspectos do desenvolvimento infantil, a linguagem infantil resulta de uma combinação entre genética e ambiente.
Por sua vez, a boca do bebê serve para explorar seu corpo e os objetos ao seu redor. Quando conseguem colocar as mãos ou os brinquedos na boca, eles exploram todas as suas características e se divertem assim.
Brincadeira do bebê com objetos
Pouco a pouco, seu bebê começa a interagir com objetos: mamadeira, móbiles ou chocalhos permitem que ele interaja com algo fora de seu próprio corpo. Exercer um movimento sobre eles e observar sua reação é uma aventura e tanto!
Por esse motivo, você pode usar alguns dos seguintes elementos para criar opções de brincadeiras simples e divertidas :
- Brinquedos de encaixar.
- Blocos para construir.
- Brinquedos moles que fazem barulho.
- Grandes bolas ou tecidos.
- Objetos para carregar e mover, como um caminhão e alguns grandes pompons de lã.
- Instrumentos musicais, como tambores ou xilofones.
Segundo a neuropsicopedagogia, os bebês aprendem rapidamente sobre o mundo ao seu redor por meio dos sentidos.
Dessa forma, permitir que a criança toque, cheire, olhe, ouça e saboreie favorece o aprendizado de cores, formas, cheiros, texturas e sons. E todas essas experiências também são promovidas na brincadeira.
Sobre a importância de brincar com o bebê
Nestes tempos modernos, precisamos de segurança emocional, conhecimentos, atitudes e valores para nos adaptarmos à vida em sociedade. Podemos começar a formar tudo isso no bebê por meio de brincadeiras, mesmo desde os primeiros estágios.
A brincadeiras permitem que a criança desenvolva suas potencialidades, pois estimula todas as suas habilidades ao mesmo tempo: cognitiva, motora, social, emocional e de comunicação. Mas brincar não só favorece o aprendizado, como também ajuda a fortalecer o vínculo com a família ou com o ambiente ao redor. Então, coloque o tapetinho no chão e brinque com seu bebê!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Berko, J. (2010) El desarrollo del lenguaje: una revisión y una vista preliminar. Pearson, Madrid. pp. 1-35.
- Barón, L., Múller, O. (2014) La teoría lingüista de Noam Chomsky: del inicio a la actualidad. En: Lenguaje. vol.42 no.2 Cali July/Dec
- Díez, Mª del Carmen; Pacheco Sanz, Deilis I.; de Caso, Ana Mª; García, Jesús N.; García-Martín, Esther (2009). El desarrollo de los componentes del lenguaje desde aspectos psicolingüísticos International Journal of Developmental and Educational Psychology, vol. 2, núm. 1, 2009, pp. 129-135
- Fajardo, Z. I. E., Pazmiño, M. I. A., & Dávalos, Á. A. M. (2018). La estimulación temprana como factor fundamental en el desarrollo infantil. Espirales revista multidisciplinaria de investigación, 2(14).