Transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças: o que é?

O transtorno do desenvolvimento da coordenação limita as habilidades motoras das crianças. Apesar de não ter cura, uma intervenção oportuna pode fazer a diferença. Descubra o que é isso.
Transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças: o que é?
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 23 novembro, 2022

O transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) é um distúrbio que dificulta o desenvolvimento de certas habilidades motoras em crianças. Apesar de não ser um distúrbio de aprendizagem em si, interfere no processo de maturação cerebral em áreas específicas, e as crianças que a sofrem apresentam limitações em seu desempenho dentro e fora da escola.

Anteriormente, essa condição era conhecida como síndrome da criança desastrada, devido às peculiaridades evidenciadas em movimentos específicos. Em geral, o nível de coordenação dessas crianças é insuficiente e isso lhes causa problemas para realizar certas tarefas diárias.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre esse transtorno para que você possa conhecê-lo melhor e poder notá-lo a tempo. Não deixe de ler!

O que é o transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) em crianças?

Como antecipamos, o TDC é um transtorno caracterizado por dificuldades motoras que limitam as habilidades físicas de quem o sofre.

Assim como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), o TDC é uma condição ou transtorno do neurodesenvolvimento. Em outras palavras, não é adquirido por não praticar esportes regularmente, mas ocorre devido ao desenvolvimento inadequado de uma determinada área do cérebro da criança.

Os problemas causados por essa condição repercutem no desempenho escolar e no desempenho das atividades diárias. E embora estejamos falando de um distúrbio incurável, com o tratamento adequado crianças com TDC podem melhorar muito suas habilidades motoras.

Dessa forma, é fundamental obter um diagnóstico preciso o quanto antes para iniciar a intervenção precocemente.

Ressalta-se que o TDC não se manifesta com a mesma gravidade em todos os casos e, muitas vezes, as crianças que o sofrem também apresentam outras comorbidades cujos sintomas se sobrepõem.

Em linhas gerais, as crianças com TDC apresentam déficit na motricidade grossa e fina, e no planejamento e na coordenação do movimento.

As crianças com TDC apresentam dificuldade em realizar alguns movimentos e exercícios típicos de seu estágio de desenvolvimento. Elas caem facilmente e tendem a evitar coisas que não funcionam para elas.

Sintomas do TDC

Os primeiros sintomas começam a aparecer nos estágios iniciais de desenvolvimento. Os mais frequentes estão detalhados abaixo:

  • Dificuldade para sugar o peito ou comer alimentos durante o primeiro ano de vida.
  • Falta de jeito nos movimentos de deslocamento. Essas crianças colidem com objetos, tropeçam nos próprios pés, caem com facilidade e até os objetos que pegam escorregam de suas mãos.
  • Atrasos em certos marcos do desenvolvimento motor, como engatinhar, andar ou sentar.
  • Problemas de coordenação motora grossa. Por exemplo, dificuldade em pular em uma perna só ou com os dois pés, pular, ficar parado em uma perna ou andar de bicicleta.
  • Dificuldades na coordenação motora fina, como ao usar tesoura, pegar pequenos objetos com os dedos, usar lápis ou amarrar cadarços, entre outras.
  • Movimentos corporais atípicos.
  • Dificuldade em manter o equilíbrio.
  • Limitações na aprendizagem de movimentos e habilidades físicas.

Consequências do transtorno do desenvolvimento da coordenação em crianças

O transtorno do desenvolvimento da coordenação traz uma série de complicações que não se limitam ao desempenho físico. Por isso, devem ser conhecidas e atendidas juntamente com a prática do tratamento motor. Vejamos alguns casos:

  • Baixa autoestima, principalmente pela falta de habilidade na hora de praticar exercícios físicos e por causa das provocações do grupo de pares.
  • Problemas de aprendizagem, pois têm dificuldade para concluir algumas tarefas acadêmicas.
  • Tendência a sofrer acidentes e quedas repetidamente.
  • Ganho de peso devido ao sedentarismo, uma vez que a atividade física é muitas vezes abandonada por falta de entusiasmo, desinteresse ou frustração.

Tratamento do TDC

O tratamento desse distúrbio visa melhorar a qualidade de vida das crianças que sofrem com ele e, embora não cure, pode ajudá-las a melhorar seu desempenho motor.

Aqui estão algumas orientações para ajudar essas crianças a superar suas dificuldades:

  • Combine exercícios cognitivos com motores.
  • Use o computador para ajudá-las a tomar notas se houver dificuldades de escrita.
  • Promova um estilo de vida saudável. Transmita hábitos alimentares e de atividade física para melhorar a autoestima da criança e prevenir a obesidade.
  • Reforce o pequeno positivamente e evite repreender ou criticar seus erros.
  • Não o force a terminar suas tarefas rapidamente e deixe-o fazer isso no seu próprio tempo.
  • Incentive-o a ganhar autonomia para que ele veja que é capaz e, assim, fortaleça sua autoestima.
Incentivar as crianças a superar suas dificuldades implica adaptar as atividades às suas possibilidades. Assim, as habilidades motoras, a autoestima e a autoconfiança sobre o próprio corpo são reforçadas.

Sobre o transtorno do desenvolvimento da coordenação

Para crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação, realizar certas atividades triviais pode ser um grande desafio. Como mencionamos ao longo do artigo, essas crianças também podem apresentar dificuldades de aprendizagem, pois as tarefas escolares exigem certas habilidades físicas para escrever, organizar o material ou fazer educação física.

Além disso, crianças com TDC podem ter problemas para realizar atividades da vida diária, como escovar os dentes, vestir-se ou comer. Por esse motivo, é importante detectá-lo precocemente para intervir o quanto antes e favorecer a adaptação dos pequenos ao ambiente que os cerca.

Se você acha que seu filho tem TDC, procure ajuda profissional para que ele consiga superar os obstáculos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Grajo LC, Guzman J, Szklut SE, Philibert DB. Learning disabilities and developmental coordination disorder. In: Lazaro RT, Reinia-Guerra SG, Quiben MU, eds. Umphred’s Neurological Rehabilitation. 7th ed. St Louis, MO: Elsevier; 2020:chap 12.
  • Fernández, C. R., Zubillaga, D. M., Fernández, L. R., Santos, L. R., Fernández, J., & Guzón, P. C. (2015). Trastorno del desarrollo de la coordinación. Bol pediatr55, 247-253.  En internet: http://sccalp.org/uploads/bulletin_article/pdf_version/1427/BolPediatr2015_55_234_247_253__1_.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.