O que é neuropsicopedagogia infantil?

A neuropsicopedagogia infantil é uma disciplina que integra a neurologia, a psicologia e a pedagogia em favor da pessoa em um contexto educacional.
O que é neuropsicopedagogia infantil?

Última atualização: 12 Junho, 2021

Certamente você já deve ter ouvido a palavra neurociências ou desenvolvimento cerebral infantil, especialmente quando se está procurando informações para dar suporte às crianças no seu desenvolvimento. Você gostaria de conhecer algumas ideias básicas da neuropsicopedagogia infantil? Descubra nas linhas a seguir!

Neurociências

Quando você ouvir alguma informação sobre isso ou ler um artigo no qual está incluída a palavra neurociências, deve se lembrar da neurologia, que desde os tempos históricos está relacionada ao estudo do sistema nervoso, no qual se inclui o encéfalo (entendido como aquela porção do sistema nervoso sistema compreendida dentro do crânio) e que é composto por cérebro, tronco cerebral e cerebelo.

Essas três estruturas são muito importantes para a aprendizagem, a memória, as emoções, etc. Ou seja, para o desenvolvimento do seu filho e a sua fácil adaptação à família, à escola e à sociedade.

Crianças em uma sessão de neuropsicopedagogia infantil.

Com os avanços tecnológicos do século XX, foram feitas novas descobertas sobre o funcionamento do cérebro, que é reconhecido como o órgão mais complexo do corpo humano. Por esse motivo surgem as neurociências, que interagem com outras disciplinas como:

  • Biologia -> Neurobiologia.
  • Linguagem -> Neurolinguística.
  • Anatomia -> Neuroanatomia.
  • Educação -> Neuroeducação.

Psicologia infantil

A palavra psicologia deriva da palavra grega psyche, que significa ‘alma’ e logia, que significa ‘tratado ou estudo’. A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento da pessoa, procurando explicar a forma particular de agir de cada um.

O que nos torna diferentes? Por que agimos de determinada maneira? A psicologia nos explica que as experiências que vivemos no ambiente físico e social são o que formam nossa personalidade.

Assim, essa ciência possui vários ramos ou aplicações, e em cada uma delas procura explicar o comportamento da pessoa em um contexto específico. Vamos ver algumas:

  • A psicologia infantil estuda o comportamento das crianças.
  • O comportamento social da pessoa na sociedade é estudado pela psicologia social.
  • A maneira como os trabalhadores se comportam é objeto da psicologia ocupacional.
  • A psicologia clínica estuda o comportamento humano do paciente.
  • Os processos mentais das pessoas destinados a atingir o conhecimento são estudados pela psicologia cognitiva.

Hoje em dia, com a contribuição das neurociências, a psicologia cognitiva pode explicar como ocorrem a percepção, a memória, a atenção, a tomada de decisões e a resolução de problemas. Esse conhecimento ajuda os educadores a otimizar o aprendizado dos alunos, ou seja, das crianças.

Pedagogia e educação infantil

A palavra pedagogia deriva do grego paidos, que significa ‘criança’, e agein, que significa ‘conduzir’. A pedagogia é um conjunto de conhecimentos para educar a criança, que não significa instruir ou direcionar, mas ensinar, formar e promover o desenvolvimento infantil.

É por isso nas escolas privilegia-se o brincar para os pequenos, pois assim eles podem ter uma experiência sensorial (usando os seus sentidos), que é processada cognitivamente a fim de dar uma resposta e evidenciar a aprendizagem.

Essas aprendizagens podem ser conhecimentos, habilidades ou competências, razão pela qual as crianças aprendem quando brincam, fazem arte, música e esportes, ou seja, desenvolvem suas capacidades em contextos sociais e culturais, o que significa ter diversas experiências cotidianas em suas famílias e escolas.

Assim, como adultos (pais, professores ou cuidadores), devemos proporcionar estímulos e vivências que facilitem a atividade natural da criança, que é o brincar, pois é nessa atividade que ela explora, investiga, pergunta, cria e tantas outras coisas em uma atmosfera de alegria e diversão saudável: a emoção favorece a aprendizagem.

Neuropsicopedagogia infantil

 

Crianças em sala de aula com seu professor.

Após essas breves reflexões sobre o significado das neurociências, da psicologia e da pedagogia, consideramos que você já deve ter uma ideia do que é a neuropsicopedagogia.

Como você deve ter percebido, a neuropsicopedagogia infantil é uma disciplina integradora de três disciplinas que se entrelaçam em favor da pessoa, ou seja, concentra sistematicamente os aspectos fundamentais dessas três em um único eixo integrador: a pessoa em um contexto educacional.

E como estamos falando de neuropsicopedagogia infantil, fazemos referência à inter-relação da neurologia, da psicologia e da pedagogia em conhecimentos e técnicas destinadas à compreensão, ao desenvolvimento, à aprendizagem e à transformação dos alunos no período em que frequentam a escola durante a primeira infância, geralmente compreendida entre 3 e 8 anos.

Esperamos que essa informações tenham sido úteis para você. No entanto, continuaremos a ampliar esses tópicos nos próximos artigos. Nos vemos em breve!

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