Como é uma adolescente apaixonada?

19 Outubro, 2018
Se você observar que sua filha chega em casa com um sorriso de orelha a orelha que você nunca tinha visto antes, é possível que ela tenha descoberto o primeiro amor. Por esse motivo, vamos aproveitar para te contar como é uma adolescente apaixonada a fim de que o relacionamento em casa seja o mais harmonioso possível.

A adolescência é a etapa na qual os jovens descobrem, entre outras coisas, a grande aventura da juventude: o primeiro amor.

Obviamente, é algo que acontece tanto com meninos quanto com meninas. Mas, neste artigo, vamos nos concentrar em rever como é e como se comporta uma adolescente apaixonada.

As adolescentes vivem em meio a um redemoinho de emoções e sensações físicas e mentais.

Às vezes, essas situações são difíceis de lidar do ponto de vista emocional. Esse é o caso de suas primeiras experiências amorosas.

Como mãe, você não deve minimizar os sentimentos que sua filha adolescente possa ter.

Ainda que o relacionamento dure apenas uma semana, um mês ou um ano, é aconselhável não julgá-la e deixar que seja ela quem vá até você se quiser conversar.

Tenha em mente que os sentimentos de amor ocupam um lugar importante na vida das adolescentes.

O primeiro amor adolescente

Dizem que os primeiros amores são os melhores ou, pelo menos, os que são lembrados para sempre.

Sem generalizar, ousaríamos dizer que os primeiros amores são os mais inocentes e autênticos.

Eles trazem experiência, descobertas, além de serem carregados de paixão e deixarem uma marca nos jovens.

Apaixonar-se é um distúrbio emocional em qualquer idade. Mas, para as adolescentes, é provável que os sentimentos sejam ainda mais difíceis de se administrar.

Os primeiros amores na adolescência são muito intensos e deixam uma marca.

Por isso, os pais devem entender que, mesmo que esses romances não durem muito ou pareçam se basear em aspectos estéticos, eles são muito intensos. Naquele momento, são muito importantes para as adolescentes.

Nesse sentido, o rompimento das primeiras relações amorosas são especialmente dolorosos para a pessoa que se sente ferida, desamparada, traída, abandonada ou rejeitada.

Adolescente apaixonada

Quais são os sintomas de uma adolescente apaixonada?

Há sinais que não enganam. Estes são os sintomas mais evidentes que se repetem em uma adolescente apaixonada:

Você vai notar que sua filha passa mais tempo do que o habitual no banheiro para se arrumar e que o interesse pela maquiagem despertou. De agora em diante, ela desejará oferecer sua melhor versão.

  • Está sempre atenta ao celular

É constante ver como a adolescente apaixonada passa horas no celular trocando mensagens de texto com sua nova conquista.

  • Ela se tranca no quarto quando recebe alguns telefonemas

Como resultado do sintoma acima, a adolescente passará horas no seu quarto falando ao telefone. Nós aconselhamos que você não invada seu espaço quando ela procurar por esses momentos de intimidade.

“O amor é o significado final de tudo o que nos rodeia. Não é um simples sentimento. É a verdade, é a alegria que está na origem de toda a criação.”

–Rabindranath Tagore–

  • Falta de apetite

Muitas vezes, os primeiros amores são vividos com tanta paixão que causam falta de apetite. Seja paciente, pois é algo normal.

  • Passa muito tempo fora de casa

Esse novo relacionamento faz com que sua filha adolescente queira passar o máximo de tempo com seu parceiro e, consequentemente, ela passa muito tempo fora de casa.

  • Ouve músicas de amor constantemente

Este último sintoma é um clássico que revela seu estado. Se você observar que sua filha tem os sintomas acima e, além disso, ouve músicas de amor constantemente, está claro que ela é uma adolescente apaixonada.

Dicas para conviver com uma adolescente apaixonada

Quando sua filha cresce e começa sua etapa de adolescente, em algum momento ela vai chegar em casa feliz, sorridente e com uma expressão nunca antes vista em seu rosto.

Sem dúvida, os pais desempenham um papel importante nessa etapa.

Eles devem se adaptar à situação, optar por uma posição de respeito e agir como confidentes quando a garota solicitar.

Adolescente apaixonada

Recomendamos não julgar sua decisão e respeitá-la. Caso contrário, um distanciamento no relacionamento pode ocorrer.

Você deve ensinar à sua filha que você é uma pessoa responsável, respeitosa e afetuosa.

Além disso, você tem que conseguir responder a todas as perguntas que sua filha adolescente te fizer. Isso requer atenção e aceitação.

Mantenha a calma, pois muita preocupação impedirá que você ouça e ofereça os conselhos certos.

Ao mesmo tempo, recomendamos que você compartilhe suas próprias experiências de juventude sobre namoro e amizade.

Isso a ajudará a entender que é normal se perder em seus sentimentos nessa idade.

Em resumo, não é fácil aceitar as mudanças que acontecem nessa etapa.

Você pode querer se intrometer na vida da sua filha adolescente apaixonada, mesmo quando ela preferir manter seu primeiro amor de uma forma contida.

Se você quer que ela confie em você e compartilhe as emoções com você, é importante levar em consideração as dicas acima.