5 atividades para crianças de 2 anos

9 de junho de 2018
Você está procurando opções para seu filho se divertir? Neste artigo vamos contar quais atividades você pode escolher e como elas vão beneficiar o desenvolvimento nesta fase da vida da criança.

Após 24 meses de vida, os bebês se tornam uma caixinha surpresa, mesmo para os pais. Na fase de descobrir as novas habilidades do bebê, você pode se perguntar quais atividades são mais apropriadas para ajudar no amadurecimento. A seguir vamos apresentar 5 atividades para crianças de 2 anos que vão ajudar nesse momento.

Quais habilidades devemos trabalhar nessa fase?

O desenvolvimento de uma criança de dois anos de idade está intimamente relacionado ao aspecto físico. Isso significa que ela vai ganhar habilidades relacionadas aos músculos grandes e pequenos. Elas são respectivamente chamadas de coordenação motora grossa e fina.

No aspecto cognitivo, por sua vez, as crianças vão acrescentando conquistas que têm a ver com a imaginação e a resolução de problemas. Elas se tornam capazes de simular situações, classificar objetos por cores ou tamanhos e até memorizar músicas que as agradam.

Finalmente, também vai haver uma melhora significativa na linguagem. Pouco a pouco, as crianças vão incorporar novas palavras no vocabulário, repetir o que seus pais dizem e perguntar o porquê das coisas. Além disso, elas vão poder interagir com outras crianças da mesma idade com maior facilidade.

5 atividades para crianças de 2 anos

1. Servir comida

Diga para a criança distribuir os alimentos de brinquedo entre as pessoas presentes. Para deixar o jogo mais divertido, use todos os utensílios de cozinha de plástico que ela tiver. Você também pode usar objetos reais que não representam perigo.

O bom deste jogo é que ajuda a criança aprender a compartilhar as suas coisas com as outras pessoas. É uma ótima atividade para crianças sem irmãos, pois elas devem aprender essa habilidade para o início escolar. Além disso, com essa atividade você também pode ensinar alguns números.

atividades para crianças de 2 anos

2. Brincar de ‘profissão’

Desde muito pequenas as crianças gostam de fingir que são adultos que exercem determinada profissão. Elas gostam até mesmo de brincar de fingir que são pais. Portanto, você pode entrar na brincadeira fazendo o papel de médica, cozinheira, pai ou mãe.

Pode ser que no começo as crianças fiquem meio perdidas, não saibam bem o que fazer e podem achar difícil encontrar um sentido para essa atividade. Entretanto, com algumas dicas, elas vão conseguir deixar a imaginação voar e inventar como determinado profissional atuaria.

Lembre-se de que as crianças aprendem muito mais rápido com o exemplo. Uma dica para ajudar é começar com um bichinho de pelúcia ou algum outro brinquedo que chame atenção. Dessa forma, elas vão se sentir muito mais confiantes para imitar. Sem dúvida, as brincadeiras de imitar a realidade são uma ótima opção de atividade para crianças de 2 anos de idade.

3. Artesanato e pinturas

Fazer as suas próprias criações, desenhar e pintar sobre qualquer material vai ajudar a desenvolver suas habilidades motoras finas, um aspecto fundamental nesse estágio. Quanto ao artesanato para crianças pequenas, é preciso começar com atividades básicas: animais com rolos de papel higiênico, fantoches, coroas, e até mesmo fazer uma horta em casa são ótimas alternativas.

No entanto, não subestime o poder do lápis e das tintas. Nesta fase do desenvolvimento criativo, as crianças somente vão conseguir a traçar rabiscos e figuras disformes. É importante que você valorize o seu esforço e incentive a continuar para que ela continue a melhorar enquanto se diverte.

“O desenvolvimento de uma criança de dois anos é fortemente marcado pelo desenvolvimento das capacidades físicas”

4. Brinquedos específicos

É claro que improvisar com o que você tem em casa sempre é uma opção válida. Especialmente se você perguntar à criança o que ela quer fazer e oferecer o seu tempo para que juntos vocês possam encontrar uma maneira de se divertir. No entanto, também existem opções comerciais que são ótimas atividades para crianças de 2 anos. Quais são elas?

Os quebra-cabeças começam a fazer parte da vida das crianças nessa idade. As fantasias e as máscaras são ideais para se colocarem no lugar dos seus personagens favoritos. Além disso, os jogos de construção têm muito a oferecer para as crianças, uma vez que elas estão em pleno desenvolvimento de suas habilidades motoras. Ter um kit de ferramenta com martelos, parafusos e tijolos de brinquedo será muito divertido para elas.

Finalmente, não se esqueça dos triciclos para aproveitar as tardes ao ar livre e os jogos de tabuleiro, excelentes alternativas para os dias frios ou chuvosos. Estas são opções básicas, mas que não deixam de ser extremamente divertidas!

5. Caça ao tesouro

Essa é uma das atividades favoritas das crianças. É da mesma categoria do esconde-esconde, uma das brincadeiras mais clássicas da infância. Para essa brincadeira, basta esconder um objeto em algum lugar da casa e dizer para a criança achar. Enquanto ela procura o objeto, ajude com algumas dicas. Por exemplo: use a palavra “quente” quando estiver perto e “frio” quando estiver longe.

Além de divertida, essa brincadeira vai ajudar o pequeno a desenvolver o senso de localização. Essa brincadeira também é útil para ensinar o nome de alguns objetos e ensinar a seguir instruções.

Essas atividades para crianças de 2 anos são muito simples e vão estimular o desenvolvimento geral do seu filho. Elas vão desafiar e instigar a criança para continue a progredir. Além disso, vão oferecer momentos inesquecíveis com seus filhos!

Recomendados para você