Como eliminar as estrias durante a gravidez?
As estrias são marcas que ocorrem na superfície da pele. Com frequência, elas se manifestam naquelas áreas em que a gordura geralmente se acumula, como barriga, nádegas, seios ou coxas. Elas são sempre uma preocupação das futuras mamães, que se perguntam como eliminar as estrias durante a gravidez.
O aparecimento de estrias é frequente durante a gravidez. De fato, a maioria das mães sofre durante a primeira gestação, o que é explicado pelo intenso alongamento da pele e pelas alterações hormonais.
Em geral, as estrias durante a gravidez podem aparecer no segundo trimestre, mas são muito mais frequentes no final da gravidez.
Você deve saber que elas são semelhantes às cicatrizes. Dessa forma, é impossível fazê-las desaparecer completamente! Na melhor das hipóteses, você pode reduzir a cor e o tamanho para que fiquem o menos perceptível possível.
7 dicas para eliminar as estrias durante a gravidez
A prevenção é a arma fundamental contra o aparecimento de estrias. Em geral, a pele deve ser tratada com muito cuidado para manter sua flexibilidade.
Isso deve ser feito especialmente durante a gravidez, uma vez que é o momento mais propenso a alterações hormonais e ganho de peso. Além disso, recomendamos que você siga as seguintes dicas para eliminar as estrias durante a gravidez:
1. Hidratar sua pele todos os dias
A primeira dica é usar cremes ou óleos que proporcionem elasticidade e hidratação. Você deve aplicá-los regularmente em todo o corpo e principalmente em áreas onde há estrias. Aconselhamos que faça isso desde os primeiros meses de gestação e mesmo depois, durante a amamentação.
Os cremes mais apropriados são aqueles enriquecidos com óleos vegetais. Além disso, o uso de óleos, como o óleo de amêndoas doces, jojoba, manteiga de karité, abacate, gérmen de trigo e azeite é recomendado.
2. Preste atenção ao seu peso
Quanto maior o peso, mais facilmente as estrias são formadas. Se a pele estiver sob tensão, as fibras mais elásticas que a constituem podem quebrar, especialmente nas áreas que aumentam de volume durante os meses de gravidez.
Exemplos disso podem ser a área do estômago, dos quadris ou o do peito.
3. Beba muita água
Se você quiser eliminar as estrias durante a gravidez, é essencial manter a hidratação geral do corpo. Para as futuras mães que querem ter a pele flexível, o ideal é beber entre 1 e 2 litros de água por dia.
Claro, você também pode tomar infusões ou sucos vegetais. Evite, no entanto, chá e café, bem como bebidas muito doces. Os sucos de frutas podem ser interessantes para a ingestão de vitaminas, embora você deva limitá-los por conter muito açúcar.
4. Coma de forma saudável
A propósito, não existem alimentos antiestrias. No entanto, alguns podem ajudar a fornecer as vitaminas necessárias para preservar a juventude e a elasticidade da pele.
Esse é o caso de alimentos ricos em antioxidantes, como as vitaminas C e E, que podem ser encontrados em frutas e legumes, como kiwi, alface, pimenta, laranja, limão, toranja, melão, abacaxi, tomates, leguminosas, óleos vegetais e proteínas animais.
“A prevenção é a arma fundamental contra o aparecimento de estrias. Em geral, a pele deve ser tratada com muito cuidado para manter sua flexibilidade”
5. Movimente-se
A atividade física deve ser feita com o aval de seu ginecologista ou especialista. Além das virtudes habituais do esporte, você deve saber que a atividade física também ajuda a combater as estrias, pois tonifica os músculos e proporciona um bom suporte para a pele.
6. Faça uma esfoliação suave
O primeiro passo para combater e prevenir as estrias é a esfoliação. Portanto, é aconselhável substituir o gel de banho por um esfoliante suave. A esfoliação permite a regeneração das células, ajudando a fortalecer a pele.
7. Evite a exposição ao sol
Em geral, é melhor limitar a exposição ao sol durante a gravidez. Se você tem estrias, não deve expô-las ao sol, pois elas podem se tornar ainda mais visíveis.
Se você deseja eliminar as estrias durante a gravidez, recomendamos que você seja paciente e, acima de tudo, esteja sempre preparada para enfrentar e aceitar as mudanças que o corpo pode sofrer.
Não se esqueça de que a perseverança é essencial quando se trata de obter bons resultados. Não será suficiente aplicar estes tratamentos na sua pele apenas uma vez. Saiba porém, que o mais importante é prevenir sua aparição.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Farahnik B, Park K, Kroumpouzos G, Murase J. Striae gravidarum: Risk factors, prevention, and management. Int J Womens Dermatol. 2016 Dec 6;3(2):77-85.
- Korgavkar K, Wang F. Stretch marks during pregnancy: a review of topical prevention. Br J Dermatol. 2015 Mar;172(3):606-15.
- Oakley AM, Patel BC. Stretch Marks. 2021 Nov 2. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–.
- Brennan M, Young G, Devane D. Topical preparations for preventing stretch marks in pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2012 Nov 14;11:CD000066.
- Young GL, Jewell D. Creams for preventing stretch marks in pregnancy. Cochrane Database Syst Rev. 2000;(2):CD000066. doi: 10.1002/14651858.CD000066. Update in: Cochrane Database Syst Rev. 2012;11:CD000066.