Como eliminar as estrias durante a gravidez?

· 17 de janeiro de 2019
A gravidez envolve alterações no corpo de uma mulher que, às vezes, podem deixar sinais, mesmo após o parto. Este é, em particular, o caso das estrias. Mas como preveni-las e eliminá-las? Hoje, solucionaremos todas as suas dúvidas.

As estrias são marcas que ocorrem na superfície da pele. Com frequência, elas se manifestam naquelas áreas em que a gordura geralmente se acumula, como barriga, nádegas, seios ou coxas. Elas são sempre uma preocupação das futuras mamães, que se perguntam como eliminar as estrias durante a gravidez.

O aparecimento de estrias é frequente durante a gravidez. De fato, a maioria das mães sofre durante a primeira gestação, o que é explicado pelo intenso alongamento da pele e pelas alterações hormonais.

Em geral, as estrias durante a gravidez podem aparecer no segundo trimestre, mas são muito mais frequentes no final da gravidez.

Você deve saber que elas são semelhantes às cicatrizes. Dessa forma, é impossível fazê-las desaparecer completamente! Na melhor das hipóteses, você pode reduzir a cor e o tamanho para que fiquem o menos perceptível possível.

7 dicas para eliminar as estrias durante a gravidez

A prevenção é a arma fundamental contra o aparecimento de estrias. Em geral, a pele deve ser tratada com muito cuidado para manter sua flexibilidade.

Isso deve ser feito especialmente durante a gravidez, uma vez que é o momento mais propenso a alterações hormonais e ganho de peso. Além disso, recomendamos que você siga as seguintes dicas para eliminar as estrias durante a gravidez:

1. Hidratar sua pele todos os dias

A primeira dica é usar cremes ou óleos que proporcionem elasticidade e hidratação. Você deve aplicá-los regularmente em todo o corpo e principalmente em áreas onde há estrias. Aconselhamos que faça isso desde os primeiros meses de gestação e mesmo depois, durante a amamentação.

Os cremes mais apropriados são aqueles enriquecidos com óleos vegetais. Além disso, o uso de óleos, como o óleo de amêndoas doces, jojoba, manteiga de karité, abacate, gérmen de trigo e azeite é recomendado.

estrias na lateral da barriga

2. Preste atenção ao seu peso

Quanto maior o peso, mais facilmente as estrias são formadas. Se a pele estiver sob tensão, as fibras mais elásticas que a constituem podem quebrar, especialmente nas áreas que aumentam de volume durante os meses de gravidez.

Exemplos disso podem ser a área do estômago, dos quadris ou o do peito.

3. Beba muita água

Se você quiser eliminar as estrias durante a gravidez, é essencial manter a hidratação geral do corpo. Para as futuras mães que querem ter a pele flexível, o ideal é beber entre 1 e 2 litros de água por dia.

Claro, você também pode tomar infusões ou sucos vegetais. Evite, no entanto, chá e café, bem como bebidas muito doces. Os sucos de frutas podem ser interessantes para a ingestão de vitaminas, embora você deva limitá-los por conter muito açúcar.

4. Coma de forma saudável

A propósito, não existem alimentos antiestrias. No entanto, alguns podem ajudar a fornecer as vitaminas necessárias para preservar a juventude e a elasticidade da pele.

Esse é o caso de alimentos ricos em antioxidantes, como as vitaminas C e E, que podem ser encontrados em frutas e legumes, como kiwi, alface, pimenta, laranja, limão, toranja, melão, abacaxi, tomates, leguminosas, óleos vegetais e proteínas animais.

“A prevenção é a arma fundamental contra o aparecimento de estrias. Em geral, a pele deve ser tratada com muito cuidado para manter sua flexibilidade”

5. Movimente-se

A atividade física deve ser feita com o aval de seu ginecologista ou especialista. Além das virtudes habituais do esporte, você deve saber que a atividade física também ajuda a combater as estrias, pois tonifica os músculos e proporciona um bom suporte para a pele.

6. Faça uma esfoliação suave

O primeiro passo para combater e prevenir as estrias é a esfoliação. Portanto, é aconselhável substituir o gel de banho por um esfoliante suave. A esfoliação permite a regeneração das células, ajudando a fortalecer a pele.

estria na barriga

 

7. Evite a exposição ao sol

Em geral, é melhor limitar a exposição ao sol durante a gravidez. Se você tem estrias, não deve expô-las ao sol, pois elas podem se tornar ainda mais visíveis.

Se você deseja eliminar as estrias durante a gravidez, recomendamos que você seja paciente e, acima de tudo, esteja sempre preparada para enfrentar e aceitar as mudanças que o corpo pode sofrer.

Não se esqueça de que a perseverança é essencial quando se trata de obter bons resultados. Não será suficiente aplicar estes tratamentos na sua pele apenas uma vez. Saiba porém, que o mais importante é prevenir sua aparição.

  • Maia, M., Marçon, C. R., Rodrigues, S. B., & Aoki, T. (2009). Estrias de distensão na gravidez: Fatores de risco em primíparas. Anais Brasileiros de Dermatologia. https://doi.org/10.1590/S0365-05962009000600005