Como elogiar os seus filhos igualmente?

· 25 de novembro de 2017

Como elogiar os seus filhos igualmente tem o seu truque. Isso não é algo especialmente difícil, mas vai exigir nossa capacidade de atenção, tato e, sobretudo, astúcia.

Os elogios edificam, aportam um comentário positivo a determinado aspecto da pessoa (ou da criança, nesse caso). Pois bem, os elogios não devem ser feitos para o bem dos outros. Muitos elogios podem alimentar bastante o ego, criar complexos de superioridade, promover invejas e outras atitudes prejudiciais.

Procure a maneira de aprender a fazer os melhores e mais oportunos elogios aos seus filhos para ajudá-los a desenvolver a autoestima e não despertar ressentimento entre os irmãos.

Todas as crianças são diferentes. Essa é a realidade dos pais que têm vários filhos. Seus filhos, mesmo sendo irmãos e criados com os mesmos valores, desenvolvem habilidades diferentes e também têm uma personalidade distinta.

A questão está em ser equilibrado no momento de elogiar um ou outro pela razão que seja. Certamente, nenhum pai procura deliberadamente ferir os sentimentos dos seus filhos devido a seus elogios. No entanto, às vezes sem querer, alguns pais ferem os sentimentos de um dos filhos ao elogiar o irmão diante dele.

No entanto, geralmente, as crianças não contabilizam a quantidade de elogios que um irmão recebe por dia ou por semana. O que notam é a sinceridade do elogio que outras pessoas fazem e que estão recebendo, afirma Mark Griffin fundador e ex diretor da Eagle Hill School, nos Estados Unidos.

Como elogiar os seus filhos

1.Elogie o esforço

Uma das melhores ferramentas para elogiar um dos seus filhos sem que os outros se sintam mal é elogiar sinceramente cada um deles pelos seus esforços mais do que pelas suas conquistas. 

Está comprovado que uma criança que recebe elogios pelo seu esforço, aprende a ver o sucesso como o resultado do trabalho e do esforço constante.

Se elogiamos o esforço que nossos filhos fizeram para realizar uma tarefa, em vez de elogiar sua inteligência, estaremos ensinando o valor da perseverança, entre outros aspectos importantes como a disciplina e a organização. Inclusive, isso ajuda a terem uma atitude melhor diante de qualquer processo de tomada de decisões. 

Como elogiar da forma correta

2. Elogie de maneira moderada

Se você quiser elogiar algum dos seus filhos em particular, você pode reservar alguns minutos e fazê-lo separadamente em algum lugar onde as outras crianças não estejam presentes. Dessa forma, você evitará rusgas e maus sentimentos.

Por outro lado, se você perceber que um dos seus filhos ao ser elogiado costuma se vangloriar diante dos seus irmãos, ou se cada vez que é recompensado por algo sai correndo para mostrar sua recompensa, com o único fim de causar inveja, isso deve ser corrigido imediatamente, já que esses comportamentos não são nem um pouco saudáveis.

3. Seja sincera e tenha tato

Evite exagerar o seu tom de voz ou o seu entusiasmo no momento de elogiar um dos seus filhos. Tente manter um tom de voz calmo e pausado durante todo o tempo, acompanhado de uma postura relaxada.

Não se esqueça de que mentir para uma criança não é uma tarefa fácil. Elas sabem muito bem quando você está exagerando sempre que você elogia algo que não é verdadeiramente bom.

Está comprovado que uma criança que recebe elogios pelo seu esforço aprende a ver o sucesso como o resultado do trabalho e do esforço constante.

O exagero no elogio a uma determinada criança pode entristecer as outras crianças que têm dificuldades para realizar uma tarefa específica porque dessa forma a diferencia do resto dos seus irmãos.

Nesse caso, se os seus elogios não forem sinceros você se encontrará diante de uma situação um pouco difícil, já que será complicado fazer um elogio honesto quando um deles estiver sofrendo em certas áreas e o outro não.

Professora com um grupo de alunos

Se o seu caso for esse, então foque em elogiar o esforço, a constância e a determinação do seu filho que procura continuar avançando mesmo tendo dificuldades. Faça-o entender que continuar até a meta é tão digno quanto alcançá-la.

4. Incentive o trabalho em equipe

Outra boa forma de elogiar todos os seus filhos igualmente e de forma inteligente é motivar todos a trabalhar em equipe, fazendo com que cada um coloque à disposição do grupo suas habilidades.

Quando terminarem a tarefa, você poderá elogiar quantas vezes quiser. Elogie-os quando você perceber que estão aproveitando o que estão fazendo de maneira colaborativa. 

Tente elogiar também a maneira que eles tratam um aos outros. Elogie-os até pelos menores atos de gentileza que você notar entre eles. Não perca essa oportunidade.

5. Todos têm habilidades

Focar nas destrezas ou habilidades de cada um dos seus filhos é uma boa ferramenta para conseguir um bom ambiente de trabalho entre eles. Isso poderá fazer bem aos pequenos e dessa forma você poderá elogiá-los sem despertar ciúmes.

A maneira de elogiar corretamente uma criança é uma arte que requer sutileza, sobretudo daqueles pais que têm muitas crianças. Um dos segredos está em elogiar com sinceridade os esforços de cada criança e evitar as comparações.