Como escolher uma bomba tira-leite elétrica

Se você não sabe quais aspectos considerar na hora de adquirir uma bomba tira-leite elétrica, aqui nós vamos dar algumas dicas para que você consiga encontrar o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.
Como escolher uma bomba tira-leite elétrica

Última atualização: 08 Maio, 2021

A primeira coisa a ter em mente é que usar uma bomba tira-leite elétrica ou manual requer tempo e prática. É totalmente esperado que no início você só consiga extrair alguns mililitros de leite, mas não se sinta pressionada. Com a prática, você perceberá que, aos poucos, esses volumes vão aumentando.

Se você já decidiu que o tipo de bomba tira-leite de que vai precisar será uma bomba elétrica, o mais provável é que sua necessidade seja fazer extrações com frequência ou simplesmente porque será mais confortável para você quando for extrair. Seja qual for o motivo, parabéns! Você já deu o primeiro passo para escolher entre o modelo manual ou elétrico.

Agora, quais aspectos você deve levar em consideração ao escolher a bomba elétrica de que você precisa? A seguir, vamos dar mais detalhes.

Como é uma bomba tira-leite elétrica?

Esse tipo de bomba, ao contrário das manuais, é alimentada por bateria ou ligada à corrente elétrica e possui um motor incorporado que será responsável por realizar a sucção para extrair o leite sem ter que você tenha que bombear.

Mulher usando uma bomba tira-leite elétrica.

Elas geralmente oferecem várias velocidades e intensidades para ser regulada e se assemelham o máximo possível à sucção do bebê, por isso são bastante eficazes. Portanto, a seguir, vamos falar sobre os diferentes tipos de extratores elétricos que existem no mercado.

Bomba tira-leite de extração simples

É a bomba elétrica que estamos acostumadas a ver. Possui motor, responsável por realizar a sucção, e funil para a extração de uma única mama. O leite é extraído primeiro de uma mama e depois da outra.

São as bombas mais escolhidas pelas mães quando vão fazer um uso contínuo com várias extrações diárias.

Bomba tira-leite com extração dupla

As bombas tira-leite duplas são as mais caras do mercado devido à sua eficácia e aos seus ótimos resultados. A operação é a mesma da extração simples, mas dessa vez existem duas saídas do motor que terminam em dois funis, permitindo, assim, a extração do leite de ambas as mamas ao mesmo tempo.

São especialmente recomendadas nos casos em que as extrações devem ser muito frequentes e periódicas. Por exemplo, quando você precisa extrair leite por causa de um trabalho de parto prematuro ou para amamentação múltipla.

Bomba tira-leite sem fio

Esses tipos de bombas são muito novos no mundo das bombas tira-leite. Têm um design ergonômico, pequeno, leve e silencioso para ser colocado entre o seio e o sutiã, sem cabos, e extrair o leite a qualquer hora do dia onde você estiver.

Lembre-se de que a operação é exatamente igual a qualquer outra bomba tira-leite, com a vantagem de ser sem fio e ninguém vai perceber o que está usando. O preço é bastante alto, então você terá que avaliar se realmente vai usar esse modelo para o que ele foi projetado.

Fatores a serem considerados ao comprar uma bomba tira-leite elétrica

 

Mulher usando uma bomba tira-leite.

Suas necessidades e circunstâncias

Ninguém conhece melhor as suas circunstâncias do que você e o que você precisará ao extrair o leite. Não é a mesma coisa ter um bebê prematuro, que precisa que o leite seja levado ao hospital continuamente, do que ter um bebê a termo que recebeu a orientação de ter algumas mamadas suplementadas, por exemplo.

Ter um único filho não é igual a ter gêmeos. Da mesma forma, a situação não é a mesma ao ficar separada do seu bebê de 4 meses, quando ele só bebe leite, do que com um bebê de 9 meses, que já ingere outros alimentos também. As necessidades de cada mãe e cada bebê variam muito, de acordo com as circunstâncias.

Qualidade do produto

Certifique-se de que a bomba tira-leite que você escolheu é de qualidade e tem boas avaliações. Atualmente, Medela é a marca que mais se assemelha à sucção infantil. No entanto, existem outras marcas, como Philips Avent ou MAM, que também funcionam muito bem.

Velocidades e intensidades

Escolha um modelo que ofereça vários modos de velocidade e intensidade de sucção. Assim, você vai conseguir uma sucção mais semelhante à do bebê, embora nenhuma bomba tira-leite se iguale à sucção dos pequenos.

No início da mamada, a sucção do bebê é rápida e superficial para estimular o mamilo e, quando ele começa a sentir o leite, a sucção fica mais lenta e profunda. Com as velocidades e intensidades dos extratores o que se busca é justamente isso.

Funis

Procure uma bomba tira-leite que ofereça a opção de alterar o tamanho do funil, se necessário. Existem extratores que vêm com um funil padrão que não pode ser alterado.

É muito importante usar um funil do tamanho correto para o mamilo. Se você usar um maior ou menor, não só a extração pode não ser eficaz, mas também pode machucar o mamilo.

Preço

O preço também é um fator que deve ser levado em consideração. Você não deve focar apenas na relação entre qualidade e preço, mas também observar o uso que realmente vai dar ao produto pelo que ele vai custar economicamente.

Em suma, depois de avaliar todas as opções que apresentamos, com certeza você vai encontrar a melhor bomba tira-leite que se adapta às suas necessidades. Informe-se e compare vários modelos para saber qual se adapta melhor à você.

Pode interessar a você...
Leite de soja para crianças: tudo o que você precisa saber
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Leite de soja para crianças: tudo o que você precisa saber

O leite de soja é um alimento que pode substituir o leite de vaca em casos de intolerância ou alergia. Saiba mais sobre isso aqui.