Voltar a trabalhar e continuar amamentando

3 de junho de 2018
Neste artigo te ensinaremos como continuar com a amamentação materna depois da licença maternidade caso decida voltar a trabalhar.

Voltar a trabalhar e continuar com a amamentação é uma maneira de manter a relação próxima que você desenvolveu com seu bebê durante seus primeiros meses de vida, além de proporcioná-lo maior conforto e segurança.

O leite materno protege os bebes de infecções, por isso as crianças amamentadas são significativamente menos propensas a desenvolver doenças graves, como gastroenterite, infecções respiratórias, infecções do trato urinário ou infecções no ouvido.

Além disso, a lactação também protege a saúde da mãe. As mães que amamentam têm menos probabilidades de desenvolver câncer de mama, além de algumas formas de câncer de ovário e fraturas nos quadris como resultado da osteoporose na velhice.

Apesar dos benefícios que a amamentação oferece, em ocasiões não é nada simples combiná-la com a vida profissional. A maioria das mães que se sentem infelizes por deixar seu bebê quando voltam ao trabalho revelam que continuar amamentando ajuda a superar melhor o problema.

Nesse sentido, é possível que a volta ao trabalho seja a primeira vez que você se separe de seu filho por períodos de tempo prolongados, o que faz com que seja um momento difícil para você e para o bebê.

A amamentação é o vínculo de amor que torna nossos filhos saudáveis, fortes e felizes.

– Montserrat Caraccioli –

5 conselhos para voltar a trabalhar e continuar com a amamentação

A seguir, vamos apresentar 5 conselhos para você que deseja voltar a trabalhar e continuar com a amamentação:

1.- Comece a dar a mamadeira ao bebê desde que ele é pequeno

Muitas mães que amamentam cometem o erro de não dar aos seus bebês a mamadeira até que tenham que voltar ao trabalho. Você deve acostumar seu filho a tomar a mamadeira desde cedo.

A maioria dos especialistas recomendam introduzir na alimentação do pequeno uma mamadeira com leite materno a partir de 3 semanas de idade, quando a lactação estiver firmemente estabelecida.

2.- Adquira uma bomba de leite

Para dar ao seu bebê uma mamadeira de leite materno, primeiro extraia o leite, geralmente com um extrator. O melhor momento para fazer isso é, em geral, logo depois da primeira sessão de amamentação do dia, quando a oferta de leite está em seu ponto mais alto.

Quando tiver terminado de bombear, você deve armazenar o leite na geladeira ou no congelador. Ele vai permanecer fresco durante cinco dias na geladeira e cinco meses no congelador.

De preferência, use sacos de armazenamento feitos especialmente para o leite materno, já que são desinfetados, aptos para o congelador e à prova de vazamentos.

3.- Encontre um lugar adequado para bombear no trabalho

Normalmente, as grandes companhias dispõem de um espaço privado onde você pode extrair o leite. Caso trabalhe em uma empresa menor, é possível que você precise ser criativa para encontrar um espaço.

Seja em um espaço íntimo ou no banheiro, você deve se assegurar de que seja um local higiênico. Nestes casos, as toalhinhas antibacterianas serão de muita utilidade.

4.- Facilidade de voltar ao trabalho

Para as mães trabalhadoras, a primeira semana de volta ao trabalho é a mais complicada devido à separação do bebê. Nesse caso, é bom conversar com os responsáveis em sua empresa para avaliar formas que facilitem a transição.

5.- Programe seus tempos de amamentação e extração de leite

Durante o horário de trabalho, os especialistas sugerem que as mães devem amamentar antes de ir trabalhar e novamente quando chegarem em casa, além de qualquer outra ocasião em que o bebê desejar.

No trabalhopode tentar extrair o leite nas horas que normalmente amamentaria, seja duas ou três sessões diárias.

6.- Planeje com antecipação para ter o equipamento corretos às mãos

Para voltar a trabalhar e continuar com a amamentação é importante o planejamento. Nesse sentido, você deve se assegurar de sempre levar a bomba para poder fazer as extrações durante o dia de trabalho.

Te recomendamos seguir os conselhos anteriores para que seja muito mais simples voltar ao trabalho e continuar com a amamentação. Muitas mães acreditam que essa separação representa o fim da amamentação, ainda que como foi possível observar, uma boa organização e a vontade de continuar amamentando permitirão que seja possível.

Recomendados para você