Protetores de mamilo: tudo que você precisa saber

Os protetores de mamilo podem ser ótimos aliados durante a amamentação, mas não é recomendado usá-los indiscriminadamente. A seguir, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre eles.
Protetores de mamilo: tudo que você precisa saber

Última atualização: 15 Abril, 2021

Há muita controvérsia sobre esse assunto: protetores de mamilo, sim ou não? Os protetores de mamilo são um produto que pode ser muito útil durante a amamentação se forem usados quando realmente necessário e por tempo limitado.

Muitas mães colocam usam protetores de mamilo quando, na verdade, não é necessário. Elas observam que o bebê tem uma pega ruim ou que o seio está rachaduras e, sem ver o que realmente está causando essa pega ruim, colocam os protetores de mamilo.

É importante avaliar a pega quando há dor ou rachaduras, mas os protetores de mamilo não são a solução para uma pega ruim, embora possa ajudar o pequeno em determinados momentos, como veremos a seguir.

Na verdade, em algumas ocasiões, os protetores podem interferir na transferência do leite para o bebê e, na hora de retirá-los, também pode ser um processo difícil. Por esse motivo, o uso indiscriminado de protetores de mamilo não é recomendado. Seu uso sempre deve ser supervisionado por um especialista em amamentação ou profissional da área.

Bebê mamando no seio da mãe durante a lactação.

O que é um protetor de mamilo?

Um protetor de mamilo é um produto de amamentação que se fixa ao seio e se adapta ao mamilo e à aréola. Atualmente, eles são feitos de silicone e são finos e macios, o que os faz parecer uma segunda pele. São colocados no mamilo com a finalidade de conseguir uma boa pega por parte do bebê no seio.

Existem tamanhos diferentes. Portanto, se você vai precisar usar protetores de mamilo, é importante saber o tamanho do seu mamilo. A medição é feita medindo a base do mamilo. Dependendo da marca dos protetores, vai encontrar alguns tamanhos ou outros, por isso é importante saber qual é o seu e comprar o que melhor se encaixar.

Quando os protetores de mamilo são necessários?

Quando há dor ou rachaduras, a primeira coisa a fazer é avaliar a pega, a postura, a cavidade oral do bebê e muitos outros fatores para tentar descobrir onde está o problema e resolvê-lo se existir. As razões pelas quais os protetores podem ser realmente úteis são as seguintes:

  • problemas para o bebê pegar na mama. Como acabamos de dizer, a primeira coisa a fazer seria avaliar a complicação que causa essa dificuldade. Dependendo do motivo, um profissional indicará o uso dos protetores.
  • Quando há anquiloglossia ou frênulo curto. A presença de um frênulo curto no bebê pode ser um motivo para não haver uma boa pega, não permitindo que ele tenha uma sucção adequada e, em alguns casos, o impedindo de usar a língua de maneira adequada.
  • Em bebês prematuros. Eles não sugam com tanta força quanto um bebê a termo faria.
  • Em alguns casos de mamilo plano ou invertido, embora não em todos. Por isso, seu uso sempre deve ser determinado por um consultor ou profissional de amamentação.

Como colocar os protetores de mamilo?

Você deve aprender a colocar os protetores de mamilo corretamente, caso contrário, pode causar uma má transferência de leite para o bebê e a produção também pode ser afetada.

Para colocá-lo, você tem que inverter as asas do protetor e colocar a parte pontiaguda no mamilo. Uma vez que a parte do mamilo é colocada, as asas devem ser liberadas e é formado um vácuo.

Mãe amamentando seu bebê com protetores de mamilo.

Como saber quando os protetores podem ser removidos?

O fato de ter que usar protetores de mamilo a cada mamada costuma ser uma tarefa incômoda para a mãe. Por esse motivo, muitas vezes as mães desejam eliminá-los do seu dia a dia o mais rápido possível. No entanto, os protetores dos mamilos devem ser removidos quando ficar provado que o bebê consegue viver sem eles. Se o procedimento for brusco, a criança pode rejeitar a mama ou, ainda, não ter uma boa pegada.

Da mesma forma, quando houver problema para retirá-los, você também deve procurar um consultor ou profissional da amamentação para receber acompanhamento durante esse processo, pois há momentos em que não é fácil para o bebê pegar na mama sem um protetor de mamilo.

Em suma, esperamos ter respondido todas as suas dúvidas sobre o uso dos protetores. Mesmo assim, se você ainda tiver algum questão a esse respeito, não deixe de consultar um profissional da saúde, pois ele saberá como dar orientações específicas ao seu caso.

Pode interessar a você...
5 benefícios psicológicos dos quebra-cabeças
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
5 benefícios psicológicos dos quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são um bom jogo para desenvolver múltiplas habilidades cognitivas. A seguir, vamos explicar alguns dos seus benefícios psicológicos.