Como estimular o bebê desde a gravidez?
Você sabia que as crianças têm a capacidade de usar seus sentidos desde o momento em que estão no útero? Por isso, é muito importante que você saiba estimular o bebê desde a gestação para favorecer seu pleno desenvolvimento.
A estimulação pré-natal ajuda no crescimento do sistema nervoso central e do cérebro e também no início da comunicação com os pais. A pesquisa sobre esse fascinante assunto está constantemente revelando coisas novas, mas as mães sabem desde os tempos antigos que os bebês respondem ativamente a estímulos externos.
Técnicas de estimulação benéficas para você e seu bebê
Descubra que tipo de estimulação você pode praticar de acordo com o período de gestação e comece a interagir com seu filho a partir do momento em que souber de sua existência. Vamos descobrir como fazer isso!
O tato
A partir da sétima semana, o bebê já tem sensações. Primeiro, na zona da boca, e depois estende-se gradualmente aos órgãos genitais e à sola dos pés. Na vigésima semana, toda a sua pele já está formada e reage aos estímulos. Nesse sentido, será agradável para o seu filho se você fizer o seguinte:
- Toque e esfregue sua barriga.
- Quando sentir um chute, empurre o pé dele para fazer contato.
- Banhe-se com a água a uma temperatura agradável e deixe escorrer sobre a pele da sua barriga para que o bebê tenha a mesma sensação de bem-estar.
- Massageie a barriga enquanto passa cremes ou óleo para hidratar a pele.
O ouvido
A partir da 28ª semana, o bebê já consegue ouvir e responder a estímulos sonoros externos. Acredita-se até que a criança reconheça a voz de sua mãe de antes e ouça seus batimentos cardíacos. Alguns exercícios de estimulação auditiva são os seguintes:
- Falar com o bebê em tom calmo, tanto a mãe quanto o pai, para que ele reconheça as vozes de ambos.
- Dizer a ele o que você está fazendo.
- Ouvir música harmoniosa e calma, como clássica ou algumas canções infantis.
- Ler poesia e histórias em voz alta
A visão
A formação dos órgãos da visão é lenta e somente no sexto mês de gestação o bebê abre as pálpebras. Por sua vez, na oitava reage ao estímulo da luz. Você pode fazer o seguinte para ajudá-lo a desenvolver a visão:
- Traga uma luz suave para sua barriga para estimular seus olhos.
- Assista a filmes ou programas de TV com cores e sons divertidos.
O paladar
O paladar se desenvolve entre as semanas 6 e 12. O bebê responde de maneira diferente aos alimentos que a mãe ingere e se comporta de maneira diferente dependendo do sabor. Para que o pequeno se sinta confortável e comece a desenvolver o seu paladar, confira os seguintes conselhos:
- Escolha suas refeições com cuidado. Tente não consumir produtos condimentados.
- Evite substâncias que alteram o paladar e são estimulantes, como álcool e cigarros.
- Faça uma alimentação variada e saudável. Especialmente, a quantidade de frutas e vegetais deve ser aumentada.
O olfato
O olfato não é um sentido que possa ser estimulado no útero. No entanto, sabe-se que os bebês reconhecem a mãe pelo cheiro e isso os acalma.
Estimulação pré-natal e emoções
Além dos sentidos, existe outro tipo de estimulação que tem a ver com o emocional e que afeta o desenvolvimento psíquico do bebê. A epigenética estuda a influência de fatores externos na formação do DNA. Em outras palavras, não apenas a informação genética determina o caráter e a saúde de uma pessoa, mas também os sentimentos, as histórias, o bem-estar e o meio ambiente.
Por isso, por exemplo, dois gêmeos idênticos têm formas de ser diferentes ou problemas de saúde diferentes.
“É o ambiente externo (hábitos, atitudes, comida, ar, água, pensamentos, emoções) que influencia o ambiente celular interno, na rede metabólica que gera uma rede epigenética segundo a qual os chamados genes são ativados ou silenciados”.
-Bruce Lipton-
Transmita bem-estar ao seu bebê
Se você está grávida e a situação lhe causa ansiedade, procure uma prática que a relaxe, como ginástica ou ioga pré-natal. Este tipo de exercícios irá ajudar você a dormir mais confortavelmente, reduzir o estresse e melhorar a sua condição física para o parto. Além disso, transmitir sua sensação de bem-estar e conforto também é uma forma de estimular o bebê desde a gestação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Clínica Mayo (2021) Yoga Prenatal: lo que debes saber. Disponible en: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-yoga/art-20047193
- Cordellat, A. (2017) Leer al feto durante el embarazo favorece la relación entre madre e hijo. Diario El Pais. Disponible en: https://elpais.com/elpais/2017/05/08/mamas_papas/1494226990_411485.html
- Castaño Molina, M.; Carmona González, I.; Pomeda Paños, S.; Ruiz González, B.; Molina Alarcón, M. Importancia de la Estimulación Intrauterina en las charlas de Atención Primaria Revista Clínica de Medicina de Familia, vol. 2, núm. 1, junio, 2007, pp. 15-19 Sociedad Castellano-Manchega de Medicina de Familia y comunitaria. Disponible en: https://www.redalyc.org/pdf/1696/169617650004.pdf
- de la Herrán Gascón, A., Hurtado Fernández, M., García Sempere, P. coordinadores (2018) Educación prenatal y Pedagogía prenatal: nuevas perspectivas para la investigación, la enseñanza y la formación. Editorial Redipe. Colombia. Disponible en: https://redipe.org/pdf/Libro-educacion-prenatal-y-pedagogia-prenatal.pdf
- Henriques, M. (2019). Qué es la epigenética y como explica que los hijos hereden los traumas de los padres. BBC News. Disponible en: https://www.bbc.com/mundo/vert-fut-48073817