A estimulação pré-natal: técnicas e benefícios

· 3 de janeiro de 2018

Um dos melhores momentos da gravidez é quando você sente o seu bebê. Você sabia que existem técnicas que você pode colocar em prática para estimular seu pequeno? Não perca essa chance de conhecer sobre a estimulação pré-natal e seus inúmeros benefícios.

O primeiro chute costuma ser um dos momentos principais para qualquer grávida. Você passa de saber que seu bebê está dentro da sua barriga para senti-lo plenamente. A partir desse momento, você sempre vai perceber seu bebê e os movimentos dele. Apesar de às vezes serem desconfortáveis, serão um sinal de tranquilidade para você.

A estimulação pré-natal se baseia na ideia de acompanhar o bebê, estimulando seus diferentes sentidos à medida que são desenvolvidos. Assim, você fortalece seu bebê nos níveis sensorial, emocional e motor, ao mesmo tempo em que cria momentos de íntimo relacionamento entre vocês.

Recomenda-se ser mais constante nos exercícios de estimulação a partir do segundo trimestre de gravidez até o final desse período. Mas alguns tipos de estimulação, como a estimulação tátil, podem ser colocados em prática quase desde o começo da gravidez.

Benefícios da estimulação pré-natal

Os benefícios de praticar a estimulação pré-natal são muitos. A gravidez pode parecer demorar muito tempo. Mas se você aproveitar o dia a dia para realizar os exercícios adequados, o tempo vai passar sem que você se dê conta.

Neste artigo deixamos alguns motivos que vão convencer você a incluir as técnicas da estimulação pré-natal na sua rotina diária.

  • Ajudam você a se conectar diretamente com seu bebê. Você vai perceber que o que você faz, estimula diretamente o seu bebê. Você vai passar a sentir essa profunda conexão com ele.
  • Favorece o desenvolvimento dos sentidos do bebê. Cada exercício está voltado a um dos cinco sentidos e ao seu desenvolvimento específico. Assim, contribui para que cada um deles seja estimulado da maneira mais adequada.
  • Trazem a sensação de tranquilidade. Perceber como o seu bebê reage a cada exercício diminui consideravelmente o seu nível de preocupação com o estado de saúde do pequeno. Ele está aí dentro e você consegue sentir.
estimulação pré-natal

Técnicas de estimulação pré-natal

Os seguintes exercícios de estimulação pré-natal estão relacionados cada um com um sentido. Assim, o melhor é alternar dia a dia cada um deles.

Dessa maneira, seu bebê e você não vão enjoar de praticar. Lembre-se de que quanto mais você se divertir, mais o bebê também vai aproveitar.

Estimulação visual. A partir do quarto mês aproximadamente, seu bebê já pode aproveitar ao máximo o seu sistema visual, reagindo a estímulos visuais.

  • Deixe o sol bater diretamente na sua barriga. A luz vai entrar passando por todas as camadas de pele até chegar ao bebê.
  • Faça várias brincadeiras com luzes de lanternas. Acendendo ou apagando para chamar a atenção do seu bebê e provocar uma resposta.

Estimulação auditiva.  A partir da 14ª semana, vai ser uma estimulação mais eficiente, mas você pode tentar realizar desde o começo da gravidez.

  • Converse com o seu bebê. Converse sempre para que a sua voz seja o melhor estímulo que ele poderia receber.
  • Você pode colocar alguma música calma, isso vai deixar seu bebê mais tranquilo.
  • Passeie na natureza. Os sons da natureza são estímulos para o seu bebê.
  • Toque ou ouça diferentes instrumentos musicais. O som do piano ou de percussões leves com bateria podem proporcionar várias reações ao seu bebê.

Estimulação tátil. A importância dos carinhos vem desde quando o bebê está na barriga da mãe, sobretudo a partir da sexta ou sétima semana.

  • Você pode experimentar passar diferentes texturas sobre a sua pele, como uma pena ou uma escova.
  • Faça carinho na sua barriga utilizando a mão toda ou um dedo por vez.
  • Massageie a sua barriga. Ao exercer diferentes níveis de pressão, seu bebê vai reagir.
  • Responda aos movimentos do bebê. Quando ele se movimentar, exerça pressão no mesmo lugar em que você sentiu ele se mexer. Essa é a interação perfeita entre mãe e filho.
estimulação pré-natal

Estimulação motora. O bebê vai se mexer conforme você muda de posição, assim teste algumas mudanças de postura. Por volta da 10ª semana, o bebê já vai começar a se fazer notar.

  • A yoga pré-natal é uma atividade muito positiva para esse tipo de estimulação.
  • Tente diferentes posturas em casa. Mude algumas vezes de posição quando estiver deitada na cama para sentir a reação do seu bebê.

O consumo de certos alimentos, como o chocolate por exemplo também pode provocar uma resposta do seu bebê. No entanto, não abuse desse tipo de alimento.