Como explicar o ciclo da água para as crianças
A água é um elemento essencial para a existência da vida na Terra. 75% da superfície terrestre está coberta de água, mas apenas 3,5% dessa quantidade corresponde à água doce. 69% dessa água doce está na forma de gelo, enquanto os 31% restantes estão em estado líquido nos rios e aquíferos subterrâneos. Além disso, podemos encontrar água circulando pela atmosfera em estado gasoso.
O que faz com que a água mude de um estado para o outro? Vamos tentar responder a essa pergunta de uma forma tranquila e divertida para explicar o ciclo da água para as crianças.
O que é o ciclo da água?
A água é uma molécula formada por dois átomos de H (hidrogênio) e um átomo de O (oxigênio). É insípida, incolor e inodora. Além disso, o elemento água pode ser visto em três estados: líquido (a água que bebemos), sólido (os cubos de gelo que nos refrescam no verão) ou gasoso (vapor de água que viaja para a atmosfera).
Esse movimento da água pelos seus três estados é o que se conhece como o ciclo da água. O motor responsável por este movimento é o Sol, que evapora a água líquida dos mares e lagos para a atmosfera.
Uma vez na atmosfera, com a ajuda da gravidade, do vento e das mudanças de temperatura, a água retorna à superfície terrestre sob a forma de chuva, neve ou granizo.
As pessoas e os seres vivos também contribuem com esse ciclo, consumindo água para os processos metabólicos e fisiológicos e expulsando-a posteriormente.
Explicar o ciclo da água para as crianças
A hidrosfera é o conjunto de toda a água existente na Terra. Além de toda a água líquida dos mares, oceanos e rios, também há as geleiras que cobrem parte da superfície continental e as camadas de gelo que flutuam nos oceanos.
A água no estado líquido dos mares, lagos ou rios evapora devido ao calor produzido pelo Sol. E as partículas de água evaporadas sobem e se condensam na atmosfera. Lá, o vapor de água esfria e se condensa em pequenas gotas de água, formando as nuvens.
Graças ao vento, as nuvens serão levadas para áreas mais frias, onde ocorrerá a precipitação dessa água sob a forma de chuva, neve ou granizo. É assim que a água é devolvida à terra. Essa água que cai através das montanhas originará os rios ou, caso se infiltre, fará parte das águas subterrâneas.
Experimento para explicar o ciclo da água para as crianças
De quais materiais precisamos para o nosso experimento?
- Duas tigelas de vidro, de preferência. Caso contrário, também podemos usar tigelas plásticas, desde que sejam transparentes.
- Corante alimentício.
- Uma colher de chá de sal.
- Papel filme transparente.
- Uma maçã.
Procedimento
- Aqueça a água levemente em um recipiente ao qual será adicionado o corante e o sal. Assim, vamos facilitar a dissolução do sal na água.
- Uma vez que o sal estiver dissolvido, passe a mistura para a tigela transparente maior. No centro dela, coloque a outra tigela, a menor.
- Cubra com o papel filme transparente e por cima, no centro, coloque um peso, no nosso caso, a maçã. Então, coloque as tigelas em uma janela onde bata sol.
Depois de um tempo, observaremos algumas gotas de água no interior do papel filme transparente. Trata-se de água evaporada e condensada. Pressione no centro do papel filme a fim de concentrar as gotas de água, para que elas caiam na tigela menor.
Resultado do experimento para explicar o ciclo da água para as crianças
A água, quando aquecida, evapora e, ao atingir o plástico, não consegue continuar subindo, assim como acontece quando ela atinge a atmosfera. Então, ela vai esfriar e começar a formar as gotas de água que vemos na nossa superfície de plástico. Na natureza, isso corresponderia à formação das nuvens.
Se experimentarmos a água que caiu no recipiente pequeno, verificaremos que ela é incolor e insípida, assim como a água da chuva.
Esperamos que vocês se divirtam fazendo esse experimento simples para explicar o ciclo da água para as crianças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Amorós, M. (2014) Ciclo del agua [artículo en blog]. Recuperado de: rimasdecolores.blogspot.com
- Santillana Educación, S.L. (2015). Ciencias de la naturaleza: 4º de primaria
- Vera, N. y Camilloni, I. (2007) El ciclo del agua [artículo en web]. Recuperado de: www.bnm.me.gov.ar