Como explicar o ciclo da água para as crianças

Somos feitos principalmente de água, assim como o nosso planeta, a Terra. Do equilíbrio hídrico adequado depende não apenas a nossa saúde, mas também a da Terra.
Como explicar o ciclo da água para as crianças
María Alejandra Castro Arbeláez

Revisado e aprovado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Escrito por Olga Carbajo

Última atualização: 27 dezembro, 2022

A água é um elemento essencial para a existência da vida na Terra. 75% da superfície terrestre está coberta de água, mas apenas 3,5% dessa quantidade corresponde à água doce. 69% dessa água doce está na forma de gelo, enquanto os 31% restantes estão em estado líquido nos rios e aquíferos subterrâneos. Além disso, podemos encontrar água circulando pela atmosfera em estado gasoso.

O que faz com que a água mude de um estado para o outro? Vamos tentar responder a essa pergunta de uma forma tranquila e divertida para explicar o ciclo da água para as crianças.

O que é o ciclo da água?

A água é uma molécula formada por dois átomos de H (hidrogênio) e um átomo de O (oxigênio). É insípida, incolor e inodora. Além disso, o elemento água pode ser visto em três estados: líquido (a água que bebemos), sólido (os cubos de gelo que nos refrescam no verão) ou gasoso (vapor de água que viaja para a atmosfera).

Esse movimento da água pelos seus três estados é o que se conhece como o ciclo da água. O motor responsável por este movimento é o Sol, que evapora a água líquida dos mares e lagos para a atmosfera.

Uma vez na atmosfera, com a ajuda da gravidade, do vento e das mudanças de temperatura, a água retorna à superfície terrestre sob a forma de chuva, neve ou granizo.

O ciclo da água

As pessoas e os seres vivos também contribuem com esse ciclo, consumindo água para os processos metabólicos e fisiológicos e expulsando-a posteriormente.

Explicar o ciclo da água para as crianças

A hidrosfera é o conjunto de toda a água existente na Terra. Além de toda a água líquida dos mares, oceanos e rios, também há as geleiras que cobrem parte da superfície continental e as camadas de gelo que flutuam nos oceanos.

A água no estado líquido dos mares, lagos ou rios evapora devido ao calor produzido pelo Sol. E as partículas de água evaporadas sobem e se condensam na atmosfera. Lá, o vapor de água esfria e se condensa em pequenas gotas de água, formando as nuvens.

Graças ao vento, as nuvens serão levadas para áreas mais frias, onde ocorrerá a precipitação dessa água sob a forma de chuva, neve ou granizo. É assim que a água é devolvida à terra. Essa água que cai através das montanhas originará os rios ou, caso se infiltre, fará parte das águas subterrâneas.

Experimento para explicar o ciclo da água para as crianças

De quais materiais precisamos para o nosso experimento?

  • Duas tigelas de vidro, de preferência. Caso contrário, também podemos usar tigelas plásticas, desde que sejam transparentes.
  • Corante alimentício.
  • Uma colher de chá de sal.
  • Papel filme transparente.
  • Uma maçã.

Procedimento

  1. Aqueça a água levemente em um recipiente ao qual será adicionado o corante e o sal. Assim, vamos facilitar a dissolução do sal na água.
  2. Uma vez que o sal estiver dissolvido, passe a mistura para a tigela transparente maior. No centro dela, coloque a outra tigela, a menor.
  3. Cubra com o papel filme transparente e por cima, no centro, coloque um peso, no nosso caso, a maçã. Então, coloque as tigelas em uma janela onde bata sol.
Experimento para explicar o ciclo da água para as crianças
Fonte: www.educaconbigbang.com

Depois de um tempo, observaremos algumas gotas de água no interior do papel filme transparente. Trata-se de água evaporada e condensada. Pressione no centro do papel filme a fim de concentrar as gotas de água, para que elas caiam na tigela menor.

Resultado do experimento para explicar o ciclo da água para as crianças

A água, quando aquecida, evapora e, ao atingir o plástico, não consegue continuar subindo, assim como acontece quando ela atinge a atmosfera. Então, ela vai esfriar e começar a formar as gotas de água que vemos na nossa superfície de plástico. Na natureza, isso corresponderia à formação das nuvens.

Se experimentarmos a água que caiu no recipiente pequeno, verificaremos que ela é incolor e insípida, assim como a água da chuva.

Esperamos que vocês se divirtam fazendo esse experimento simples para explicar o ciclo da água para as crianças. 


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  • Amorós, M. (2014) Ciclo del agua [artículo en blog]. Recuperado de: rimasdecolores.blogspot.com
  • Santillana Educación, S.L. (2015). Ciencias de la naturaleza: 4º de primaria
  • Vera, N. y Camilloni, I. (2007) El ciclo del agua [artículo en web]. Recuperado de: www.bnm.me.gov.ar

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