Chás que você pode tomar se estiver grávida

· 9 de abril de 2019
Estar grávida não é necessariamente sinônimo de privação. Se você gosta de chás, vamos falar sobre alguns deles que você pode tomar durante esse período, mas sempre com o consentimento do seu médico. 

Beber chás ou infusões feitas de ervas e plantas sempre foi considerado benéfico para a saúde. Durante o período de gestação, quando você geralmente pode sentir certo desconforto associado à gravidez, certamente poder beber uma bebida quente e reconfortante é o ideal.

Agora, a questão sobre esse aspecto é quais são os chás que você pode tomar se estiver grávida. Queremos usar como ponto de partida o fato de que tudo o que você consome durante a gravidez deve ser aprovado pelo médico que está te acompanhando, sem exceção.

Portanto, neste artigo informativo listaremos as bebidas que, segundo os nutricionistas, não afetarão sua saúde; de qualquer forma, antes de encorajar você a prepará-los, consulte o seu médico.

Primeiras considerações

Existe uma grande variedades de infusões que contribuem para a saúde e são indicadas para o consumo diário. A questão com esses tipos de bebidas durante a gravidez é que, embora possam ser tomadas, a frequência de consumo não deve ser a mesma.

No entanto, assim como há uma variedade de ervas adequadas para o seu consumo se você estiver grávida, muitas infusões podem ser prejudiciais devido aos seus efeitos laxativos, abortivos, mudanças na pressão arterial ou estimulantes potentes.

Exemplos disso são o chá preto, o chá verde ou o chá de folha de coca, tão comum em alguns países da América do Sul. Vamos começar, então, identificando quais bebidas são estritamente proibidas.

Chás proibidos durante a gravidez

As plantas listadas abaixo são absolutamente proibidas para o consumo se você estiver grávida. De fato, mesmo ao tomá-los esporadicamente isso não diminui seus efeitos em seu corpo e em seu bebê. Preste atenção e elimine-os da sua despensa por um bom tempo.

  • Ruibarbo: causa contrações uterinas e pode induzir um aborto.
  • Babosa – aloe e ginseng: têm efeitos diuréticos que podem provocar diarreia e, por sua vez, causar desidratação em você.
  • Raiz de alcaçuz: seus efeitos aumentam a pressão arterial.
  • Ginkgo Biloba: pode causar problemas no coração do bebê e problemas gastrointestinais na mãe.
  • Eucalipto: induz o vômito e a diarreia; também não deve ser tomado durante a amamentação do bebê.
  • Boldo: também é considerada uma planta abortiva.

Entre as plantas proibidas, destacam-se: hortelãzinho (poejo), sálvia, alecrim, valeriana, erva-doce, centelha asiática, zimbro, aipo e verbena.

Chás que você pode tomar se estiver grávida

É possível que a lista de chás proibidos tenha deixado você desolada, porque contém muitas das infusões mais populares. No entanto, aqui trazemos boas notícias com estas deliciosas opções saudáveis:

1. Chá de rooibos

Essa infusão é benéfica pelo seu excelente sabor e porque pertence à família das leguminosas. Por esse motivo, não contém os taninos que dificultam a absorção do ferro e que estão presentes nos demais chás.

2. Infusão de jasmim

Seu aroma proporciona um efeito tranquilizante imediato. Além disso, suas propriedades ajudam a aliviar vários desconfortos comuns da gravidez.

3. Chá de limão

É delicioso e ajuda a melhorar o desconforto estomacal. Além disso, é muito simples de preparar, e acompanhado de mel fica irresistível.

4. Tomilho

Essa erva fornece muitas vitaminas ao corpo; é uma boa fonte de antioxidantes, ferro, manganês e cálcio.

“Assim como há uma variedade de ervas adequadas para o consumo se você estiver grávida, muitas infusões podem ser prejudiciais devido aos seus efeitos laxativos, abortivos, que causam mudanças na pressão arterial ou são estimulantes potentes”

5. Chá de urtiga

Essa infusão fornece muitos nutrientes essenciais para o corpo. Seus benefícios se refletem no fígado e no sistema nervoso central; funciona como um tônico uterino, aumenta a hemoglobina e ativa o metabolismo.

6. Chá de gengibre

É ideal para combater a náusea durante a gravidez e, ao mesmo tempo, combate múltiplas enfermidades respiratórias e da garganta. A vantagem do gengibre é que, juntamente com outras especiarias usadas para cozinhar, não gera nenhum dano ao processo de gestação.

chás que você pode tomar

7. Chá de folhas de framboesa

A infusão de folhas de framboesa é muito popular para mulheres grávidas, pois tonifica os músculos do útero e, portanto, ajuda a prevenir abortos espontâneos. Por outro lado, fornece ferro, fósforo, potássio e várias vitaminas importantes, como C, E e B.

Por fim, queremos reforçar a ideia de que, se você quiser tomar chás durante a gravidez, consulte o seu obstetra, porque só ele conhece o seu histórico médico.

Com esses dados, você saberá se algum tipo de infusão pode afetá-la de acordo com seu estado de saúde, histórico de doenças ou o tempo de gestação em que você se encontra, ainda que não pareça prejudicial.

  • Industrial, U., & Arom, P. (2012). Analisis Químico De Plantas Aromáticas Y Medicinales. Uso Industrial De Plantas Aromáticas Y Medicinales.
  • Houghton, P. J. (2003). Boletín Latinoamericano y del Caribe de Plantas Medicinales y Aromáticas. Boletín Latinoamericano y Del Caribe de Plantas Medicinales y Aromáticas.
  • H, H. (2010). Pequeño manual de Plantas Medicinales. Huerto Medicinal. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Sup2p4297