Como fazer molho de tomate caseiro

Se você deseja desfrutar de um d molho delicioso molho de tomate caseiro, não pode perder a seguinte receita repleta de vitaminas e antioxidantes de qualidade.
Como fazer molho de tomate caseiro
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 08 julho, 2023

O molho de tomate caseiro é fácil de fazer e pode ser um excelente complemento para a dieta de uma criança. Ele traz vários benefícios para sua saúde e serve para completar a recomendação de pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia.

Vamos ensinar você a prepará-lo em pouco tempo para que possa aproveitá-lo ao máximo. Antes de começar, é importante mencionar que muitos dos molhos de tomate industriais contêm uma grande quantidade de aditivos ou açúcares adicionados. Esses elementos são considerados negativos quando consumidos com frequência e em grandes quantidades.

Receita de molho de tomate caseiro

O tomate contém uma alta dose de fitoquímicos e é fonte de vitamina C, tornando-se um alimento ideal para crianças se for incluído em uma dieta equilibrada e variada.

Ingredientes

  • 2 quilos de tomate pera
  • 1 cenoura grande
  • 6 dentes de alho
  • folhas de manjericão ou salsa

Passo a passo

  1. Preaqueça o forno a 200 graus. Enquanto isso, lave os tomates em água fria e corte em 4 partes, para reservar depois.
  2. Descasque e lave a cenoura, depois pique-a.
  3. Coloque os legumes em uma assadeira junto com os dentes de alho e manjericão a gosto.
  4. Mexa tudo bem e deixe cozinhar no forno durante uma hora e meia.
  5. Quando a mistura secar e os tomates estiverem suficientemente cozidos, retire a assadeira do forno e coloque todo o conteúdo em um recipiente grande, adequado para usar o mixer.
  6. Misture bem até obter uma pasta lisa. Caso seja necessário diluir um pouco a mistura, há sempre a opção de incorporar um pouco de água ou passá-la por uma peneira ou coador.
  7. Por fim, distribua em pequenos potes e leve ao freezer para melhor conservação.

Por que fazer esta receita?

O tomate proporciona muitos benefícios para as crianças quando inserido no contexto de um padrão variado e equilibrado. É um alimento que contém alta dose de fitoquímicos com capacidade antioxidante. Esses elementos podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de patologias complexas, como as cardiovasculares. Isso é evidenciado por pesquisas publicadas na revista Atherosclerosis.

Por outro lado, este alimento é fonte de vitamina C. Estamos falando de um nutriente capaz de estimular a função imunológica, conforme confirmado por um estudo publicado na Nutrients. A manutenção dos níveis em faixas adequadas reduzirá a incidência de doenças infecciosas e ajudará a controlar melhor os sintomas caso eles se desenvolvam.

A preparação do molho de tomate é muito simples, tornando-se uma receita ideal para contar com a ajuda das crianças.

Prepare o molho de tomate caseiro

Como você viu, é muito fácil preparar molho de tomate caseiro em apenas alguns passos e com apenas 4 ou 5 ingredientes. O resultado é excelente para combinar com carnes, peixes, pratos de legumes ou massas, entre outros. Além disso, é capaz de fornecer uma quantidade significativa de nutrientes essenciais e fitoquímicos com atividade antioxidante. Ambos serão necessários para manter uma boa saúde ao longo dos anos.

Para finalizar, lembre-se de que também é possível armazenar o molho de tomate fora do freezer, mas neste caso deve-se seguir uma série de processos higiênicos prévios. Ele terá que ser dividido em potes de vidro devidamente esterilizados e depois cozido em banho-maria para gerar vácuo. Deste modo, podem ser mantido por alguns meses em local fresco e seco, longe da luz solar. Mas lembre-se de que é fundamental garantir que você ouça um clique ao abri-los para consumo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cheng HM, Koutsidis G, Lodge JK, Ashor A, Siervo M, Lara J. Tomato and lycopene supplementation and cardiovascular risk factors: A systematic review and meta-analysis. Atherosclerosis. 2017;257:100-108. doi:10.1016/j.atherosclerosis.2017.01.009
  • Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017;9(11):1211. Published 2017 Nov 3. doi:10.3390/nu9111211

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.