Como o tempo excessivo de tela influencia as crianças?
Hoje em dia, as crianças começam a usar telefones celulares, tablets ou outros aparelhos eletrônicos desde cedo. O tempo excessivo de tela pode ter um impacto negativo na saúde física e cognitiva das crianças. Tendo isso em vista, é essencial estabelecer limites para a exposição das crianças às telas.
O tempo de tela
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou em 2019 o documento Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep (“Diretrizes sobre atividade física, comportamento sedentário e sono”) no qual descreve uma série de orientações sobre a exposição de crianças às telas.
A OMS é clara em relação às crianças mais novas. O tempo de tela para crianças menores de um ano deve ser zero. Quanto às crianças de um a quatro anos, o tempo de tela não deve exceder uma hora.
O documento afirma que os pais devem controlar o conteúdo que seus filhos veem. Assim, eles devem escolher uma programação de qualidade, preferencialmente educativa. Além disso, o texto afirma que é necessário que os pais acompanhem os filhos para explicar o conteúdo ao qual estão assistindo.
Consequências nas crianças após o tempo excessivo de tela
O principal afetado pelo tempo excessivo de tela é o corpo da criança. Afinal, os problemas físicos desencadeados são múltiplos.
Por um lado, as crianças estão ficando mais sedentárias. Essa é uma questão cada vez mais preocupante, pois constitui um fator de alto risco para a obesidade infantil.
A OMS define sedentary screen time (tempo sedentário de tela) como o tempo que passamos passivamente assistindo televisão, computador, celular, etc. No entanto, esclarece que essa definição não inclui jogos de tela ativos em que a atividade ou o movimento são necessários.
Por outro lado, são identificados desconfortos físicos em áreas mais específicas do corpo causados pelo tempo excessivo de tela:
- A criança apresenta dores de cabeça e olhos secos. Isso pode ser causado por olhar para a tela por um longo período de tempo.
- Manter o olhar fixo por muito tempo pode causar dores nas costas e no pescoço.
- Se o pequeno reclamar que sente dor nas mãos, pode ser causada por movimentos repetitivos com os dedos depois de ter brincado com o celular ou o videogame por horas.
Dicas para um tempo de tela saudável
- Incentive a criança a ser mais ativa fisicamente. O objetivo é que a atividade física faça parte da sua vida diária, do seu estilo de vida. Aproveite o tempo de tela para as crianças realizarem exercícios físicos. Inclusive, há videogames que exigem atividade física para jogar.
- Determine regras para que criança reduza o tempo de tela. Embora a ideia de ter regras sobre o uso de aparelhos móveis ou de computador não a agrade, ajudará a determinar um equilíbrio adequado de exposição às telas.
- Incentive a criança a manter uma boa postura. Por exemplo, manter o celular no nível dos olhos e fazer pausas após 30 minutos de exposição às telas ajudam a melhorar a postura.
“A tecnologia é apenas uma ferramenta. Mas para fazer as crianças trabalharem juntas e motivá-las, o professor é o mais importante.”
-Bill Gates-
Não é preciso que as crianças parem de usar telefones celulares, computadores ou outros aparelhos. Trata-se apenas de que a quantidade de tempo que dedicam às telas seja saudável. Para isso, basta simplesmente reduzir o tempo de sedentário tela, prestar atenção em manter uma boa postura e, acima de tudo, praticar atividade física.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- (2019). Guidelines on physical activity, sedentary behaviour and sleep for children under 5 years of age. World Health Organization. http://www.who.int/iris/handle/10665/311664. Licencia: CC BY-NC-SA 3.0 IGO