10 Conselhos para prevenir a obesidade infantil

· 31 de outubro de 2016

O equilíbrio entre a alimentação e a atividade física é a chave para manter nossos filhos com um peso saudável. É importante levar em conta o número de calorias que se ingere através de comidas e bebidas e a quantidade de calorias que se gastam por causa do crescimento e das atividades, ainda mais quando há histórico familiar de sobrepeso.

Como você pode incentivar hábitos saudáveis em seus filhos? As soluções estão nas suas mãos e só requerem um pouco de tempo para serem incluídas dentro de sua rotina familiar.

Os melhores hábitos para um peso saudável

Motive eles a comer de forma saudável: as menores mudanças são as que podem fazer a diferença, portanto, algumas ações que você deve colocar em prática são:

  • Incluir no cardápio do dia a dia, e se possível em cada refeição, uma boa porção de vegetais, frutas e grãos integrais.
    • Trocar os lácteos gordos por produtos com menor índice de gordura
    • Consumir carnes magras como porco, frango, peixe e alternativas proteicas como lentilhas e vagem.
    • Controlar o tamanho das porções entregues a seus filhos
    • Priorizar o hábito de consumir água várias vezes ao dia e em quantidades suficientes para manter o corpo
    • Reduzir na sua compra de supermercado o número de bebidas açucaradas; procurar também diminuir o número de alimentos muito salgados e com gordura saturada.

 

16358584401_1b30dfb175_n
  • Prepare seus pratos favoritos de forma saudável. Muitas das receitas que nossos filhos mais gostam podem ser feitas com alimentos saudáveis ao invés de opções tradicionais que podem afetar seus organismos e o equilíbrio de seu peso.
  • Dê petiscos deliciosos mas baixos em calorias. É normal que seus filhos queiram algum alimento entre as refeições, mas as bebidas gasosas e as guloseimas de pacote não são opções muito recomendáveis. O ideal é dar a eles tira-fome como maçãs, bananas, oxicoco, gelatinas, uvas ou frutos secos, amendoim e amêndoas
  • Ajude seus filhos a criar rotinas de treinamento físico. Naturalmente, o exemplo é nosso melhor líder, assim, é importante ter como hábito a prática de um esporte; mesmo que só seja uma caminhada, você colocará seus músculos em movimento. Explique a seus filhos que uma hora de exercício diário ajuda a fortalecer os ossos, reduzir a pressão arterial, controlar de forma eficaz o estresse e as ansiedades, controlar seu peso e manter uma autoestima mais alta.
  • Proponha exercícios divertidos. O melhor método para atrair seus filhos para o esporte é fazê-los ver isso como um jogo, como uma atividade relaxante que não fazem por obrigação e sim por diversão. Envolva eles em jogos como saltar a corda, jogar futebol, dançar, correr ou nadar.
  • Reduza o tempo de sedentarismo. Por mais que as tarefas de casa e da escola sejam fundamentais e que eles aproveitem muito o tempo jogando videogames e programas de televisão, limite essas atividades a um período de duas horas ao dia, assim facilitará a socialização com a família e o tempo de atividade física.

Atualmente, mais de 95% das doenças crônicas estão ligadas à comida, ingredientes tóxicos, deficiências nutricionais e falta de exercício físico. – Mike Adams.

14692176142_dc79d7fd7f_n

Conselhos para ter sucesso ao alimentar seus filhos:

  • O primeiro a ser considerado é que os pais devem ser os primeiros responsáveis a prevenir a obesidade infantil. Se as crianças veem que em casa há hábitos saudáveis, será mais fácil para elas assimilar isso.
  • As atividades físicas são muito mais fáceis de aproveitar se feitas em família, por isso seria ótimo se você conseguisse encontrar um horário em comum para que a família saia para correr, caminhar ou ter um tempo para dançar.
  • Se você quer ter sucesso deve que evitar produtos nocivos para o peso e a saúde na despensa. Encha o armário com alimentos saudáveis, especialmente abundantes quantidades de frutas e verduras.
  • Não espere até que os sinais de sobrepeso sejam evidentes. A alimentação saudável deve ser praticada diariamente, mesmo que não exista risco genético de obesidade.
  • Uma das chaves para controlar o peso de seus filhos é manter-se ligado tanto no que comem na escola como evitar que caiam em excessos que podem resultar em uma doença.