Como utilizar o extrator de leite

· 18 de outubro de 2017

O extrator de leite é cada vez mais usado pelas mães. Os motivos para usar esse aparelho são vários, pode ser uma necessidade, por questões de saúde ou de trabalho.

A verdade é que não é fácil se adaptar à bomba de tirar leite nem, em grande medida, ao preconceito que pode gerar. Para aprender a usar o extrator de leite é preciso praticar muito. Neste artigo, queremos dar alguns conselhos de uso que esperamos ser de utilidade para você

Quem precisa usar o extrator de leite?

Apesar de haver certo preconceito de dar mamadeira para o bebê, algumas condições devem ser consideradas. Por exemplo, dar mamadeira não significa que vamos fazer mal à criança de alguma maneira. Nós sabemos que a amamentação tem incontáveis benefícios, no entanto o leite materno é mais importante do que a ação de dar o seio. Ou seja, mesmo quando não amamentamos o bebê, é indispensável que ele tome o leite materno.

Dito isso, devemos reconhecer que certas situações nos impedem de dar o seio ao nosso pequeno. Por várias razões às vezes a mãe precisa se separar do bebê por algumas horas ou simplesmente tem o direito de decidir não amamentar. Nesse sentido, quando a mãe não pode ou não quer amamentar, não significa necessariamente que o bebê não vai se alimentar com leite materno.

A extração de leite é uma opção válida em circunstâncias especiais. É útil quando mãe e filho estão separados; portanto, é pioneira na doação de leite e na alimentação de bebês mais necessitados. O extrator de leite tem sido uma solução útil há mais de 150 anos.

Nem todas as mulheres precisam usar a bomba de tirar leite, mesmo quando a compram por precaução. Apenas as mulheres que vão voltar ao trabalho, ou mães de bebês prematuros ou doentes precisam usar esse objeto para alimentar seu bebê. Contudo somos livres para escolher usá-lo em outras circunstâncias.

A amamentação é o vínculo de amor que deixa nossos filhos saudáveis, fortes e felizes

-Autor desconhecido-

Como usar o extrator de leite materno?extrator de leite materno

 

Extrair o leite por meio desse aparelho não é simples no início. A falta de prática impede a obtenção de resultados satisfatórios nas primeiras tentativas. Talvez no começo a extração seja lenta e insuficiente, sem mencionar o desconforto que pode provocar. É recomendável ter paciência e praticar muito. Outros aspectos a levar em consideração são os seguintes:

  • Quando você for usar o extrator de leite, procure um ambiente tranquilo e livre de estresse. É de conhecimento geral que muito barulho ou a presença de muitas pessoas evitam a subida do leite.
  • O próprio bebê estimula a subida do leite, por isso podemos ficar com nosso pequeno, uma fotografia ou um objeto que lhe pertença por perto.
  • Faça uma massagem no seio antes de começar a extração.
  • Preste atenção para não se machucar, mesmo quando você não obtém o resultado que espera, essa atividade não deve provocar dor. Se você sentir qualquer desconforto é porque não está usando o extrator da maneira correta.

Quando podemos extrair o leite dessa maneira?

O momento e a frequência para usar o extrator de leite dependem da maneira como damos o seio. Por exemplo, se não amamentamos nunca, devemos realizar a extração com maior frequência, de três a quatro vezes por dia.

No caso de alternarmos a extração com a amamentação, o momento de extrair o leite deve seguir o ritmo que planejamos para a amamentação. Ou seja, se não estamos com o bebê, mas está na hora de dar de mamar, é o momento de usar o extrator.

O período da manhã é mais adequado para realizar esse processos. Durante a noite, os seios se enchem de leite, especialmente quando o bebê não mama à noite. Também é adequado usar quando o bebê tomar leite de apenas um seio porque podemos extrair leite do outro após essa estimulação.

Como limpar e conservar o extrator de leite?

u extrator de leite e alguns potes cheios de leite materno

Embora o extrator não seja um produto que tem contato com o bebê, ele deve ser adequadamente higienizado para poder armazenar o leite de forma segura. Além disso, por entrar em contato com o seio, é preciso que seja mantido limpo.

Antes de usar esse aparelho, devemos estar com as mãos limpas. Da mesma maneira, é conveniente esterilizar todos os componentes da bomba de tirar leite para evitar a contaminação do produto. Em alguns casos, os aparelhos vem acompanhados por saquinhos descartáveis que podem ser enchidos diretamente no extrator. Também é possível colocar o leite extraído em recipientes separados.

A limpeza do extrator é semelhando à de uma mamadeira. Como entra em contato com o leite, o aparelho deve ser esterilizado para impedir a proliferação de bactérias.

Em relação ao leite coletado, ele deve ser conservado na geladeira ou no congelador, dependendo do tempo durante o qual vamos conservar. Se não for ser utilizado nas próximas 24 horas, é recomendável etiquetar com a data e congelar. Todos os recipientes em que o leite vai ser conservado também devem ser esterilizados.