Como escolher a mamadeira ideal para seu bebê?

· 18 de junho de 2017

Escolher a mamadeira certa para nosso bebê é uma tarefa que às vezes não damos importância. Se queremos que ele se sinta satisfeito durante seus primeiros dias de crescimento é importante oferecer a ele o melhor.

Ao alimentar nossos pequenos não devemos ignorar a importância na hora de escolher a mamadeira adequada para ele. Antes de escolher qualquer mamadeiras que você tenha visto nas lojas ou que tenha em mente para ele, deve levar em conta uma série de fatores que proporcionarão a melhor comodidade na hora de alimentá-lo.

Muitas vezes na hora de comprar, simplesmente procuramos as marcas reconhecidas no mercado, sem na verdade nos indagar o que  nosso filho necessita durante seus primeiros dias de crescimento.

É por isso que vamos esclarecer todos os detalhes que você deve levar em conta antes de comprar este utensílio vital para o bem-estar e conforto de nossos bebês.

Para o que você deve estar atenta ao escolher a mamadeira perfeita?

Material da mamadeira

Se levarmos em conta que este é o primeiro encontro de nosso bebê com um produto de origem química e sua fonte de alimentação se encontrará depositada ali dentro, torna-se importantíssimo escolher o material adequado para a mamadeira.

Durante os primeiros meses do bebê é recomendável utilizar mamadeiras de vidro, pois essas são fáceis de esterilizar, para o cuidado adequado da criança.

Uma vez que ele vá crescendo, por funcionalidade e proteção, o melhor é mudar para uma de plástico. Mas, cuidado, aqui iremos fazer alguns esclarecimentos.

Alguns médicos, proíbem por completo que se utilizem mamadeiras de plástico durante os primeiros dias de nossos filhos, já que esse material, na maioria dos casos contém um tipo de químico chamado BPA, o qual traz risco para a saúde de nossos filhos.

Por isso, o melhor é consultar as etiquetas do produto e verificar que esteja livre de BPA, PVC e PC. Caso não venha indicado você também pode olhar na parte de dentro da mamadeira o símbolo de reciclagem. Será seguro se conter os números 1,2, 4 e 5, porém evite os números 3, 6 e 7.

Tipos de bico

Nem todo os tipos de bicos funcionam e se adaptam corretamente às necessidades do bebê. Também devemos levar em conta o material deles. Geralmente, estes variam de acordo com o que você considere que seja mais cômodo para seu filho.

Os melhores bicos são os de silicone e látex. Ambos são muito bons, e como dissemos anteriormente, depende de você e de seu filho a escolha.

Os de silicone são os prediletos de muitas mães. São mais duros e firmes, em comparação aos de látex. São mais fáceis de lavar e sua durabilidade é superior devido ao seu material ser mais resistente.

Os de látex são macios e flexíveis e podem resultar muito cômodos para a boca de seu bebê. O que se deve levar em conta é que podem se deteriorar facilmente, pelo que é recomendável mudá-los a cada período de tempo, quando você notar alguma rachadura, por onde se possa derramar o leite e incomodar seu bebê.

Outro aspecto a levar em conta é o formato do bico

Existem vários, entre eles os anatômicos, redondos ou em forma de gota. O anatômico se parece muito ao formato do seio materno. O formato é plano e simétrico, o que faz com que se adapte perfeitamente à boca do bebê. O redondo é grande mas mantém um bom fluxo do leite.

Tamanho e formato da mamadeira

Por último, o tamanho é muto importante. Varia conforme nosso bebê cresce. O recomendável é que no primeiro mês se compre uma mamadeira de 90 à 120 ml. Durante seus primeiros meses, os bebês costumam tomar mamadeira entre 8 e 10 vezes por dia, por esse motivo uma pequena seria o ideal à princípio.

Logo, à medida que cresce, durante os seis meses você pode optar por um tamanho entre 120 à 180 ml. E a partir dos seis meses em diante, uma de 180 à 240 ml. Nesse período ele necessita estar mais nutrido e você também começará a dar a ele comidas mais sólidas.

Os formatos são bastante variados, mas os mais recomendáveis são os modelos clássicos cilíndricos, porque se adaptam bem às mãozinhas de qualquer bebê, os triangulares, que são bonitinhos e dão estabilidade, e também os que são mais largos, que favorecem a preparação e a limpeza.

Escolher a mamadeira ideal para seu bebê não precisa ser muito complicado, procure a que você considera o ideal e leve em conta os conselhos que passamos. De você depende que seu bebê esteja bem, saudável e que sejam satisfeitas todas as suas necessidades.