Conselhos de Maria Montessori para educar crianças independentes

Quando uma criança se sente segura de si mesma, deixará pouco a pouco de buscar a aprovação em cada passo que dá.
Conselhos de Maria Montessori para educar crianças independentes
Valeria Sabater

Revisado e aprovado por a psicóloga Valeria Sabater.

Escrito por Valeria Sabater

Última atualização: 22 dezembro, 2021

Esta ideia transmitida por Maria Montessori, nos dá um simples exemplo de como podemos conseguir que nossos filhos sejam não somente mais independentes, mas também mais felizes.

Por outro lado, hoje em dia existem muitas pessoas que ainda não veem com bons olhos esse legado pedagógico que nos deixou a célebre filósofa e professora italiana, Maria Montessori.

Esses princípios que visam reforçar o intelecto e o físico da criança são vistos por muitos como algo arriscado.

Deixar que a própria criança seja artífice e descobridora de sua própria aprendizagem é, para muitos, algo fora do comum.

No entanto, temos que ver isso desde o prisma correto. Não se trata de “deixar fazer”, “de deixar que as crianças sejam completamente livres”.

Nós, como adultos, somos os guias, as pessoas que mostrarão aos pequenos tudo o que são capazes.

Cada criança tem seus tempos e suas próprias necessidades. Trata-se somente de sermos respeitosos e intuitivos para que se desenvolvam harmoniosamente e, acima de tudo, felizes.

Por outro lado, além de reforçar ao máximo esse desenvolvimento em nossos filhos, algo que todos nós queremos é que as crianças aprendam a ser responsáveis e independentes.

Não falamos dessa independência com a qual se consegue que uma criança de 6 anos aja como uma de 10.

O que queremos, é que dentro de cada faixa etária, a criança assuma a autonomia e as obrigações que lhe correspondem.

Conseguir isso é um desafio, e, por sua vez, nós também cresceremos com elas como mães e pais.

Dicas para educar crianças independentes

Maria Montessori

Começaremos oferecendo um conselho tão simples quanto chamativo: se você quer uma criança independente, ofereça-lhe autonomia.

Sabemos que dizer “autonomia” pode ser um problema para muitas mães e pais.

Isso quer dizer que devo dar a liberdade que ela quiser? De forma alguma!

Trata-se de confiar em nossos filhos e permitir que cresçam de acordo a idade e as características próprias.

Existem mães e pais que se esforçam todos os dias para dar o melhor para seus filhos. Cuidam de cada detalhe, amarram os sapatos, arrumam os brinquedos, preparam a mochila do colégio, penteiam, vestem, etc.

Mas tudo deve ter um limite, um equilíbrio e uma finalidade.

Chega um momento em que ospequenos devem dar um passo à frente. Deixar de ser bebês para serem crianças. Algo assim fará sem dúvida que comecem a ter suas próprias exigências.

Por isso, nada melhor que deixar claro desde o começo: crescer e ser independente implica ser responsável. E para ser responsável, é preciso demonstrar o que você é capaz de fazer.

Estas seriam algumas estratégias baseadas na metodologia Maria Montessori:

Crianças de 2 e 3 anos

Maria Montessori estabeleceu o que se conhece como períodos sensíveis. São momentos em que as crianças adquirem o máximo potencial de aprendizagem.

É quando elas são mais receptivas, e quando nós, como pais, dispomos da melhor oportunidade para orientá-las.

  • Os dois e três anos são um momento especial. As crianças começam a se comunicar, exigir coisas, descobrir seu mundo e querer mexer em tudo.
  • É um período ideal para delegar as primeiras responsabilidades. No entanto, essas responsabilidades serão supervisionadas por nós.
  • Elas podem começar a se vestir sozinhas, devem aprender a guardar seus brinquedos, ajudar a colocar a mesa e se responsabilizar por suas coisas, cuidando para que não quebrem ou estraguem.

Por sua vez, é imprescindível fazermos com que participem das tarefas de casa. A criança faz parte de um lar e deve entender que todos temos responsabilidades.

Maria Montessori

Crianças de 4 e 6 anos

Um conselho essencial quando chegarem a essa idade é que os móveis da casa estejam adaptados para elas. Dentro de suas possibilidades, as crianças podem e devem fazer muitas coisas.

  • Podemos colocar um banquinho para que a criança comece a se pentear e escovar os dentes sozinha.
  • Maria Montessori recomendava que toda criança fosse capaz de se desenvolver em todas as áreas que fazem parte da vida cotidiana. Assim, é ideal que nessa idade faça suas primeiras coisas na cozinha (sob nossa supervisão), que sejam capazes de servir o café da manhã, de preparar uma salada, uma tigela de cereal, etc.
  • Elas devem se sentir participantes, úteis e, acima de tudo, seguras ao ver que podem fazer muitas coisas e que as fazem bem.

Para que uma criança se sinta autônoma e para propiciar ainda mais sua independência, é essencial dar reforços positivos.

As carícias emocionais positivas são alimentos que farão os pequenos crescer em felicidade e segurança.

Crianças de 7 a 8 anos

Maria Montessori

A criança entre 7 e 8 anos experimenta o momento evolutivo mais importante de sua vida.

É nesse período em que devemos consolidar sua autoestima, as raízes de sua identidade e, acima de tudo, essa visão de autossuficiência tão importante com a qual pode continuar crescendo, sentindo-se útil, capaz, independente, etc.

  • Entre os 7 e 8 anos uma criança pode fazer muitas coisas. No entanto, às vezes vai achar que pode fazer mais do que permitimos. Assim, é necessário dar asas, mas também bons conselhos.
  • Nessa idade, a criança deve ser completamente responsável por suas coisas, tanto da casa quanto pelas coisas referentes à escola. Deve também demonstrar que podemos confiar nela. Com base nessa confiança, a criança ganhará mais independência.

Por sua vez e não menos importante, devemos ter em mente algo básico. Nem todas as crianças amadurecem de maneira igual.

Portanto, não daremos certas responsabilidades para crianças que ainda não podem assumi-las. Não devemos forçar.

Por exemplo, se uma criança de 8 anos é muito esquecida, inquieta e pouco concentrada, não podemos dar a ela como responsabilidade que prepare todo dia seu almoço e o coloque em sua mochila. O mais provável é que esqueça.

Cada coisa no seu tempo

Deveremos supervisionar e fazer isso de forma discreta e afetuosa. Pouco a pouco e dia a dia, a criança irá amadurecendo e conquistando grandes coisas por si só.

O que você achou desses conselhos de educação de Maria Montessori? E na sua casa, como você faz para que seus filhos desenvolvam a própria independência? Compartilhe com a gente!


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