Quais responsabilidades uma criança entre 2 e 6 anos pode ter?

8 de agosto de 2018
Quando olhamos para a nossa criança, observamos um ser precioso ao qual adoramos e queremos proteger e amar pelo resto de nossas vidas.

Para que as crianças sejam realmente felizes, devemos lembrar que elas devem ter responsabilidades apropriadas para sua idade. Por isso, vamos te mostrar o que você pode pedir aos seus filhos entre 2 e 6 anos de idade.

Decidimos essa faixa etária, que é a segunda fase do desenvolvimento da criança, de acordo com as teorias de Jean Piaget, porque é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Ou seja, é quando a criança começa a se abrir para o mundo, conhecer seu entorno, melhorar as suas capacidades psicomotoras, habilidades temporais e espaciais para marcar sua personalidade.

Talvez você ache que ela seja ainda é muito pequena para assumir responsabilidades. No entanto, ela já tem idade suficiente para saber que há certas obrigações e rotinas que devem ser respeitadas e cumpridas. Lembre-se de que, dessa forma, a criança será mais autoconfiante, independente e consciente de que, na vida, é preciso ser educado.

responsabilidades

Responsabilidades para crianças entre 2 e 6 anos

Nós conhecemos uma boa quantidade de responsabilidades que a criança deve assumir durante a etapa de 2 a 6 anos. Algumas são muito simples e outras vão exigir seu apoio. Mas lembre-se de que cada uma delas pode ser feita perfeitamente por seus filhos:

Horas de Sono

Pode parecer óbvio, mas as crianças nessa idade necessitam de, pelo menos, 10 horas de sono por dia. Elas precisam entender que em determinados horários devem estar na cama e também que é fundamental um bom descanso para produzirem ao máximo, mesmo que seja para brincar e se divertir.

Comer sozinha

Embora nem todas as crianças tenham o mesmo ritmo de desenvolvimento, muitas delas conseguem comer sozinhas a partir dos 2 anos de idade. É importante que você as ajude, lhes ensine como utilizar os talheres, etc. Isso lhes dará autonomia e autoconfiança.

Controle dos esfíncteres

Muitas mães se chateiam se com dois anos de idade seu filho ainda não controla os esfíncteres. Não se preocupe, cada um tem seu próprio ritmo. É melhor não entrar em pânico e deixar que essa mudança, que é um pouco difícil para as crianças, seja progressiva e o menos traumática possível. No entanto, a partir dos três anos de idade quase todas elas conseguem. Se você observar algum retrocesso nesse sentido, talvez seja porque a criança está insegura ou tentando chamar à atenção.

Responsabilidades domésticas

É preciso que nossos pequenos não adotem maus hábitos desde a infância. É por isso que devemos dar-lhes algumas responsabilidades domésticas. A partir dos três ou quatro anos de idade, eles já conseguem ajudar a arrumar e recolher a mesa ou fazer tarefas simples como passear com os animais de estimação, tentar arrumar a cama… Seja como for, isso deve ser algo progressivo em relação ao seu crescimento.

responsabilidades

Ordem pessoal

Uma criança com dois ou três anos já tem idade suficiente para internalizar a ordem em sua mente. Os pequenos não conseguem manter a concentração num único assunto por muito tempo. Mas podem aprender rotinas, como a necessidade de organizar seu quarto, ordenar os brinquedos, etc. Isso irá melhorar à medida que forem crescendo, mas é necessário iniciar o mais cedo possível.

Higiene pessoal

Também é importante incutir nos pequenos a necessidade da higiene pessoal. Com cerca de três anos de idade, eles já podem começar a tentar se vestir sozinhos, sempre sob a sua supervisão e com sua ajuda. Além disso, com 5 ou 6 anos já podem começar a ensaboar a cabeça e tomar banho sem a ajuda de ninguém. Também, desde os dois anos, a escovação dental é uma ação que pode ser feita sem grandes problemas.

Cuidar de irmãos e animais de estimação

Como dissemos, uma criança com três anos de idade pode te acompanhar e passear com os animais de estimação. Mesmo que ela ainda seja muito pequena para cuidar dos animais sozinha. Se tiver um irmão mais novo, podemos começar a ensinar a respeitar as outras crianças ou outros seres vivos. Na verdade, com cinco ou seis anos, esses conceitos estarão perfeitamente claros em sua mente e demonstrarão uma grande autonomia quando se tratar de ajudar seu irmão, seu animal de estimação ou até um bebê.

Outras tarefas

As crianças com 5 ou 6 anos já podem começar a ler por conta própria, estudar, etc. Apesar de ainda não terem uma grande capacidade de se concentrar por um longo período de tempo, elas poderão desfrutar dessas atividades por alguns minutos. Podem até mesmo começar a dar seus primeiros passos na cozinha, sempre com ferramentas de plástico e sem fogo. Elas podem, por exemplo, ajudar a fazer um bolo.