Os grupos de mães e pais de Whatsapp do colégio

11 de abril de 2017

A tecnologia tomou conta de nossas vidas há alguns anos, com seus benefícios e perigos. Os computadores, os apps, os tablets, ou os celulares fazem parte de nossa vida diária.

Há alguns anos a maioria dos pais e mães se conectam com outros pais dos colegas de turma de nossos filhos por meio do conhecido Whatsapp. Embora se trate de uma ferramenta de comunicação muito útil para ficar em contato com outros pais e mães às vezes pode gerar problemas e conflitos.

Os problemas não surgem por causa dessa ferramenta ou outras semelhantes que podem ser muito úteis para os pais e outros grupos, mas sim do mau uso que podemos fazer dela. É preciso tentar utilizar o Whatsapp de uma maneira racional e lógica e estabelecer regras mínimas para que não surjam problemas e conflitos com outros pais.

Os benefícios dos grupos de Whatsapp

Essa ferramenta pode ser muito útil para trocar informação básica sobre nossos filhos. Sempre é bom conhecer os pais e mães dos colegas de turma de nossos filhos. Por exemplo, podemos obter informação sobre reuniões ou notícias importantes do colégio como as excursões ou as festas de fim de curso.

Além disso, serve para organizar os aniversários de nossos filhos e tentar encontrar um acordo entre pais e mães para dar um presente comum.

E pode ser útil para perguntar se alguém levou por engano algum uniforme de seu filho, casaco, ou o suéter ou organizar as fantasias de final de curso de nossos filhos.

Problemas que o Whatsapp pode gerar

Embora possa ser uma ferramenta muita benéfica para os pais e mães também pode gerar problemas entre eles. Além disso, pode criar tensões com os professores ou o colégio, se acontecerem maus entendidos e controvérsias.

Esses problemas costumam surgir quando usamos o Whatsapp como o típico fórum às portas do colégio. Às vezes, a partir de um pequeno problema podem ser criadas tensões e atritos que podem se arrastar até o final do curso.

É importante que utilizemos o grupo de Whatsapp da turma unicamente para troca informação útil sobre seu filho e o grupo da turma. Você deve pensar que só será interessante se você utilizá-lo para trazer algo positivo para o grupo.

Os chats costumam criar tensões porque não estamos cara a cara com quem falamos e não podemos interpretar bem seus gestos e impressões. Às vezes, os comentários escritos não são bem entendidos e podem ser criados maus entendidos com outros pais.

Conselhos úteis

Tente não escrever suas mensagens com letras maiúsculas e mantenha sempre um tom correto e educado. Você nunca deve escrever nada que não diria a outro pai cara a cara. Procure tentar sempre explicar o que você quer dizer com seus comentários. Se forem seguidas mínimas regras de comportamento, com certeza serão evitados os conflitos entre os pais.

Tente não levantar polêmicas ou tensões entre os pais. Se elas tiverem surgido, tente não lançar comentários ou rumores sobre os professores que sejam pouco construtivos.

Sempre é melhor falar diretamente com o professor sobre os problemas que temos com nossos filhos do que entrar em um espiral de comentários com outros pais no Whatsapp.

Lembre-se que se a situação se tornar tensa  você pode abandonar o chat em qualquer momento. Fazer parte dos grupos de Whatsapp é sempre uma opção voluntária e nunca deve ser uma obrigação.

Não utilize o Whatsapp como substituto da agenda de seu filho. As crianças têm que assumir suas próprias responsabilidades e se ocupar de seus deveres, provas ou tarefas.

Se nos ocupamos delas as crianças não farão o esforço de anotar na agenda e serão cada vez mais menos responsáveis com as obrigações deles. Isso não significa que em um determinado dia, você não possa perguntar aos outros paus sobre os deveres, se por acaso seu filho esqueceu, mas tente não fazer disso um costume.

Também não use o Whatsapp para mandar mensagens urgentes para o seu filho como, por exemplo, que vai chegar tarde para buscá-lo no colégio, porque, possivelmente, os pais não estarão conectados nesse momento e não receberão a mensagem. Envie mensagens urgentes por outros meios mais seguros ou se comunique com o colégio diretamente.

Tente não participar de subgrupos ou grupos alternativos ao principal, porque isso pode criar tensões entre os pais que não estão incluídos nesses outros grupos. Normalmente se realizam conversas privadas e os pais se dão conta de que são mantidas conversas alternativas e se sintam marginalizadas.

Os grupos de Whatsapp podem ser uma boa ferramenta para os pais e mães, se nós os utilizamos de uma maneira lógica e construtiva. Procure aproveitar os benefícios trazidos por essa ferramenta para se comunicar de forma positiva com os pais e mães dos colegas de turma de seu filho.