Esquema de tarefas domésticas para crianças de acordo com a idade

26 de setembro de 2018
Você deseja estimular a independência, a autoestima e a responsabilidade dos seus filhos? Uma excelente forma de fazer isso é utilizando esquemas de tarefas domésticas para crianças de acordo com a idade.

Mesmo que você nunca tenha pensado nisso, nossos filhos são capazes de nos ajudar desde pequenos a fazer muitas tarefas em casa. Não se trata de deixá-los fazer tudo sozinhos, mas de incluí-los nas tarefas para que adquiram responsabilidades pouco a pouco.

O importante é escolher tarefas adequadas para cada idade. Além de dar a oportunidades de fazê-las mesmo que errem. Há crianças que nunca perguntam, nem mostram interesse pelas tarefas da casa. Mas há outras que querem ajudar e colaborar.

Nossos filhos são capazes de fazer muitas das tarefas. A princípio, provavelmente, vão errar. Mas rapidamente aprenderão com seus erros.  Você deve deixá-los tentar e ajudá-los a terminar as tarefas quando não conseguirem ou melhorar seu resultado.

Existe uma série de tarefas que as crianças podem fazer de acordo com a idade. A seguir, vamos apresentar uma lista de tarefas dividida por idade, as quais as crianças podem ser capazes de fazê-las sem muita dificuldade.

tarefas domésticas para crianças

Tarefas domésticas para crianças de acordo com a idade:

Dos 2 aos 3 anos

Se você quiser que as crianças tenham alguma tarefa em casa, tente dar tarefas bastante simples e relacionadas com a própria autonomia dos pequenos. Nessa idade, as crianças podem começar a comer e trocar de roupa sem ajuda.

Elas também vão adorar regar as plantas e nos ajudar a limpar o quintal. Também podem colocar a mesa das crianças com copos e pratos de plástico. Outra boa ideia é ensiná-las desde pequenas a guardar os brinquedos.

Dos 4 aos 5 anos

Nessa faixa etária, as crianças já têm maior autonomia e podem ajudar com mais tarefas domésticas. Elas podem arrumar e retirar a mesa ou dar de comer aos bichos de estimação todos os dias.

Também podem ajudar a recolher as folhas secas no quintal e regar as plantas com um regador.

Dos 6 aos 7 anos

Nessa fase, a primeira recomendação são as tarefas relacionadas com a autonomia pessoal, como lavar o rosto e escovar os dentes sozinhas.

Também devem colocar as roupas sujas no cesto de lavar, preparar a mochila, os deveres da escola e a roupa para o dia seguinte e manter o quarto arrumado todos os dias.

Elas podem nos ajudar a fazer a lista das compras e nos acompanhar no supermercado. Outras tarefas podem ser: atender o telefone e dar mensagens simples, além de ajudar a encher a máquina de lavar louça.

Ao realizar as tarefas domésticas, as crianças adquirem noções de responsabilidade e autonomia, que, certamente, serão essenciais no futuro.

Dos 8 aos 9 anos

tarefas domésticas para crianças

Nessa idade, as crianças já podem nos ajudar com as tarefas domésticas propriamente ditas. Podem colaborar com tarefas mais específicas, como tirar o lixo, passar o aspirador de pó ou, inclusive, varrer.

Também podem colocar as roupas sujas do cesto na máquina de lavar ou arrumar as roupas limpas e passadas nas gavetas do armário.

Elas podem nos ajudar a lavar o carro e tirar o mato do quintal. Em relação à autonomia pessoal, já devem ser capazes de organizar sozinhas as tarefas da escola, as próprias roupas e manter o quarto sempre arrumado.

Dos 10 aos 12 anos

Nessa idade, as crianças já devem ter total autonomia. Devem tomar banho sem ajuda, organizar o quarto, manter o armário organizado com as roupas limpas e as gavetas ordenadas. Além disso, devem separar as roupas para o dia seguinte.

Elas podem fazer as lições sozinhas e preparar a mochila e os livros para o dia seguinte.

Devem também controlar sua agenda e ligar para os colegas se esqueceram de anotar alguma coisa importante. Quanto às tarefas da casa, além das anteriores, podem encher a máquina de lavar louça com os pratos e inclusive ligá-la.

Dos 12 aos 14 anos

Por fim, meninos e meninas de 12 a 14 anos já devem ter uma total autonomia com relação aos deveres e às tarefas da escola. Podem ajudar a trocar os irmãos menores. Além disso, também podem fazer tarefas simples para a família como ir comprar o pão ou o jornal.

Outra ideia é pedir para nos ajudarem a encher a máquina de lavar roupa, separando as coloridas das brancas, estender as roupas para secar e dobrar o que não precisa ser passado, como pijamas ou roupa íntima e meias.

Também devem ajudar a arrumar e limpar a mesa e a máquina de lavar, além de varrer a cozinha depois das refeições.