Crianças que estudam música se tornam mais inteligentes
De acordo com pesquisas realizadas em várias universidades do mundo, o fato de estudar música e aprender a tocar um instrumento, especialmente em uma idade precoce, pode intervir na inteligência de uma criança.
Para que você possa ensinar seu filho a ter amor pela música e saber quão bom é para ele poder aprender a tocar um instrumento musical, aqui em Sou Mamãe vamos te contar tudo sobre este assunto.
Como a música torna as crianças mais inteligentes?
Quando um instrumento é executado e a música é lida em uma notação musical, operam conjuntamente os sentidos da audição, tato, visão combinados com a atividade psicomotora.
A criança deve conhecer e interpretar as notas musicais escritas no papel para “manobrar” o instrumento e, assim, obter uma melodia.
Ao mesmo tempo, ela deve se manter atenta às ações que executa para que sejam consistentes com as notações para criar assim uma musica agradável aos ouvidos.
Embora os seres humanos nasçam com milhões de neurônios, as conexões entre eles (sinapses) se formam graças aos estímulos que recebemos do mundo que nos rodeia.
Todos os dias os neurônios do nosso cérebro fazem novas conexões e, à medida que aprendemos, o nosso nível intelectual aumenta.
Aprender música é uma daquelas habilidades que desenvolve nosso cérebro e nos capacita para a assimilação e aprendizagem de novas capacidades. Isso significa, portanto, um maior desenvolvimento cognitivo.
É bem sabido que a música coloca em funcionamento quase todas as áreas do cérebro.
Outros benefícios de aprender a tocar um instrumento musical
Além de inteligência, a música oferece outros benefícios igualmente significativos. A aprendizagem de um instrumento e a musica que se obtém dele:
- Transmite calma, felicidade e positividade.
- Demonstra que através da repetição e do esforço constante se consegue aprender.
- Ajuda as crianças a entender que são capazes de aprender novas habilidades e que podem conseguir ter total domínio dessa habilidade, igual ou melhor do que os outros. Isso também aumenta a autoestima e a autoconfiança delas.
- Favorece as relações sociais. Quando as crianças aprendem a tocar um instrumento musical, elas têm um pretexto para se relacionar ativamente com outras crianças.
- Possibilita que os pequenos alcancem um nível mais elevado em seus estudos acadêmicos em comparação com outros.
- Faz com que as crianças passem menos tempo em computadores, videogames ou telefones. O rigor do estudo dos instrumentos e a paixão que geram nas crianças as fazem esquecer de outras recreações.
- Promove momentos de harmonia familiar e uma relação amorosa entre todos os membros da família. Quando pais e filhos compartilham o mesmo gosto pela musica tal entusiasmo serve como um tema a mais de afinidade para compartilhar bons momentos com a família e “falar a mesma língua”.
- Educa sobre a importância do trabalho em equipe e o quanto pode ser alcançado com ele.
- É uma forma a mais para transmitir os sentimentos, pensamentos e estados de ânimo das crianças. Também é uma boa maneira de se expressar, especialmente para pequenos que são tímidos e quietinhos.
Crianças que estudam música se tornam mais inteligentes
A música estimula a imaginação das crianças, assim como intervém na capacidade delas de criar. E sempre que as crianças aprendem a dominar os instrumentos começam a compor novas melodias.
Através do estudo repetitivo de um instrumento musical, seja de percussão, corda ou sopro, as crianças aumentam a capacidade de memorização.
Se a música for estudada quando ainda são pequenas, como tudo o que é estudado nas primeiras fases da vida, o conhecimento é melhor aproveitado.
Quando a aprendizagem se prolonga por vários anos, todas as competências adquiridas também ajudam a assimilar as diferentes aulas na escola.
As horas que as crianças passam praticando um instrumento são horas de aprendizagem e, ao mesmo tempo, de recreação saudável.
Por todas essas boas razões, incluindo o fato de desenvolver a inteligência do seu filho, é que nós te incentivamos para que o convide a aprender a tocar um instrumento.
Lembre-se: crianças que estudam música se tornam mais inteligentes.
Tenha em conta também que a aprendizagem de um instrumento pode ser a penas o início de uma carreira longa, bela e frutífera.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Albornoz, Y. (2009). Emoción, música y aprendizaje significativo. Educere, 13(44). https://www.redalyc.org:9444/error.xhtml?cid=306728
- Benítez, M. A., Abrahan, V. M. D., & Justel, N. R. (2018). Beneficios del entrenamiento musical en el desarrollo infantil: una revisión sistemática. Revista Internacional de Educación Musical, (5), 61-69.
- Brewer, C. (1995). Music and learning: Integrating music in the classroom. Bellingham, WA: LifeSounds.
- Mantilla, D. (2012). La influencia de la musica en el aprendizaje infantil. 1 de Noviembre.
- Tobar, C. (2013). Beneficios de la música en el aprendizaje. Revista EducAcción, 18, 34-35. http://www.usfq.edu.ec/publicaciones/para_el_aula/Documents/para_el_aula_06/0018_para_el_aula_06.pdf
- Vargas, R., & María, K. (2010). La educación musical y su impacto en el desarrollo. Revista de educación y desarrollo, 53-60. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/12/012_Reynoso.pdf