Como cuidar da pele do seu bebê?

· 13 de fevereiro de 2017

A pele do seu bebê é muito importante devido à sensibilidade, além de ser o maior órgão do corpo humano. Para garantir um cuidado adequado é preciso seguir os conselhos dos especialistas e das mamães que conseguiram superar essa tarefa com sucesso.

Há muitas maneiras de cuidar da pele do bebê, mas o principal é não exagerar nos cuidados no banho ou na quantidade de produtos que utilizamos. Existem alguns métodos que contribuem para o cuidado ideal. Eles consistem não só em dar banho no bebê, mas também alertam para outros procedimentos, como a troca de fraldas e o tipo de roupa que colocamos.

Conselhos para cuidar da pele do bebê

É recomendável que sejam utilizados produtos e materiais indicados para crianças. Isso é importante porque às vezes fazemos tudo corretamente, mas erramos na principal indicação. Se você tem dúvidas sobre como cuidar ou desconhece completamente os procedimentos, ajudamos você a melhorar suas habilidades com os conselhos a seguir.

1. O banho é necessário, mas não é obrigatório

O momento do banho pode ser muito relaxante para o bebê, mas também pode acabar sendo um incômodo. Para proporcionar um momento agradável na hora do banho, é recomendado prestar atenção à temperatura da água e, para garantir o cuidado com a pele, não deixar que o banho seja muito longo.

pele-2

Nos primeiros meses de vida, o bebê não deve tomar banho todos os dias, mas muitas vezes o suor e os resíduos de fezes e urina obrigam uma limpeza maior. Manter o bebê limpo pode evitar irritações e ressecamentos na pele.

Da mesma forma, é aconselhável usar sabões hipoalergênicos no banho e não lavar as toalhas e roupas do bebê com sabão ou amaciante. Também não é recomendado o uso de cremes corporais com fragrâncias muito fortes ou que não sejam específicos para bebês. Mesmo que o uso desses produtos e do talco sejam recomendados nas trocas de fralda, não se deve exagerar.

Na hora do banho, aproveite para fazer a limpeza completa que não é feita quando somente trocamos a fralda. É aconselhável limpar com água, utilizando uma toalha ou esponja. Preste muita atenção quando for limpar as dobrinhas na pele e, especialmente, a região genital. Se o bebê for menino, a limpeza do pênis segue um método particular.

2. Cuidado com o sol

É recomendado expor o bebê ao sol e outros fatores ambientais como o frio e o vento. Entretanto, esses agentes podem afetar a pele do bebê. Por isso, a exposição ao sol nos três primeiros meses não pode ser direta, é preciso proteger os olhos e a pele do bebê. Assim, não é aconselhável que os raios solares incidam diretamente no bebê.

O sol pode trazer muitos benefícios, sobretudo porque é fonte de vitamina D, mas a exposição prolongada e direta é prejudicial ao ser humano. Da mesma forma, devemos proteger a pele do bebê quando está frio ou ventando. Caso contrário, podem surgir irritações e ressecamentos.

3. Um elemento necessário, a fralda

pele-3

Talvez pensemos que é suficiente se atentar às normas de higiene antes da troca de fraldas e ao proteger o bebê da umidade na região genital. Entretanto, é muito importante escolher a fralda ideal, mas sempre conseguimos. Geralmente, nos preocupamos com o nível de absorção, que também é importante, mas o ideal é estar atento às possíveis rejeições que a pele pode apresentar.

Nesse sentido, em algumas ocasiões a fralda pode causar irritações ou alergias devido à sua própria composição. É claro que uma fralda desenhada para bebês é feita para evitar as alergias, mas alguns bebês não possuem tanta resistência a esses problemas. Por essa razão é recomendável escolher aquelas cuja composição seja praticamente total de fibras orgânicas.

Quanto à troca de fraldas, é muito importante trocá-las logo após ficarem sujas ou quando nos damos conta de que o bebê precisa. Na maioria das vezes, as irritações aparecem porque o bebê passa muito tempo em contato com a urina e as fezes.

Portanto, é preciso limpar a área genital e para isso são recomendados os lenços umedecidos para bebês. Procure eliminar todos os resíduos que puder. Para completar esse processo, algumas mães têm o costume de passar cremes especiais e talco.