Como colocar o bebê para arrotar e aliviar as cólicas?

· 20 de novembro de 2016

Embora nem todos os bebês sofram de cólicas muitos deles passam por tais desconfortos. As mães dessas crianças devem saber como aliviá-los

Como colocar o bebê para arrotar e aliviar as cólicas ? Esta é uma pergunta que grande parte das mães se perguntam diariamente e talvez neste momento você esteja dentro desse grupo.

Se você levou seu filho ao pediatra, ele o examinou e descartou qualquer outra enfermidade,  nós de sou mamãe ficamos contentes em saber isso.

Sim, nós ficamos contentes porque se sua criança chora é porque tem cólica, em vez de várias doenças que pode sofrer, pois a cólica pode ser remediada com amor e algumas técnicas simples.

Hoje ensinaremos você como colocar o bebê para arrotar e acalmá-lo sempre que se sinta mal.

O que significa a cólica do bebê?

A primeira coisa que você deve saber é que as cólicas nos recém-nascidos são contrações dolorosas no abdome.

Essas contrações, geralmente ocorrem durante as 12 primeiras semanas de vida e podem durar até entre 2 e 3 horas. Embora, não em todos os casos, as cólicas são mais prevalentes durante o entardecer.

id-100200006

Como posso saber se meu bebê está com cólica?

Um bebê com cólica apresenta sintomas perceptíveis assim que a dor começa:
– Chora insistentemente. Se encolhe, fecha os punhos e fica com o rosto vermelho. Mesmo se tentar, não consegue acalmá-lo – Seu sono é agitado. O bebê não consegue dormir, ou acorda com gemidos depois que acaba de dormir
– A barriga fica endurecida
Então, se você notar qualquer um deste sinais em seu recém-nascido é provável que esteja sofrendo de cólicas.

De que maneira posso aliviá-lo?

Um dos remédios mais eficazes para o choro de um recém-nascido é o calor e o carinho de sua mãe.

Se você sabe que seu bebê está sofrendo de cólicas pegue-o no colo, beije-o, acaricie-o, cante para ele e comece a falar de maneira doce.

Em seguida, siga estas dicas:

  • Levante o seu bebê e coloque a cabeça dele no seu ombro ou peito para permanecer em posição vertical. Esta é a melhor posição para eliminar os gases de sua barriga.
  • Alguns bebês com cólica não querem o peito, mesmo quando for a hora da amamentação; para outros, no entanto, o contato pele com pele é muito eficaz para receber o leite materno tão necessário. Experimente e veja se funciona.
  • Se seu bebê adora tomar banho esta pode ser uma boa forma para aliviá-lo. Não mude a rotina, dê um banho com água morna e confira se desse modo se sente mais confortável.
  • Veja se seu bebê prefere a tranquilidade ou alguns sons. Se ele preferir a primeira garanta um ambiente calmo durante o período de dor e se preferir a outra o barulho da máquina de lavar e da geladeira podem funcionar.
  • Massageie suavemente o abdome do seu bebê observando sempre a reação dele. Se tiver medo de machucá-lo escolha flexionar as pernas dele e levá-las até a sua barriguinha. Outra técnica indicada para ajudar a expelir gases é realizar o movimento “andar de bicicleta” Alternando as pernas e levando-as suavemente até a sua barriga.
  • Não dê qualquer medicação ou infusão ao bebê mesmo que outra mãe o tenha recomendado. Lembre-se que de você ele só precisa do leite para viver e se desenvolver; deixe que seja o seu pediatra quem receite qualquer tipo de substâncias adicionais.
  • Faca seu bebê arrotar logo após a mamada porque sempre engole ar ao mamar no peito. Coloque-o em seu ombro e massageie suas costas de baixo para cima até fazê-lo arrotar.
  • Passeie com ele pela casa e leve-o a um pátio exterior para tomar ar fresco. Você também pode colocar ele no carro e dar um pequeno passeio. Muitos bebês se acalmam com o movimento.

Como colocar o bebê para arrotar e aliviar as cólicas?

Como você deve ter notado, para fazer o bebê arrotar não é preciso aprender nenhuma técnica especial. Basta prestar a devida atenção e ajudá-lo a passar da melhor maneira estes momentos tão irritantes.

Se seu bebê não se acalmar, mude de posição. Deite-o de barriga para cima, carregue-o de modo que permaneça na posição vertical, em seguida, deite-o novamente, mas de bruços, carregue-o novamente descansando a cabecinha dele no seu cotovelo a fim de colocá-lo em diferentes posições.

O movimento também ajudará a expelir os gases.

Recomendados para você