Cuidar de mim como mulher influencia o bem-estar dos meus filhos

2 de março de 2019
Cuidar de mim como mulher influencia o bem-estar dos meus filhos. Fazer isso não me transforma em uma mãe ruim, muito pelo contrário. Se estou bem comigo mesma, posso tratá-los bem e lhes dar todo o meu amor.

É verdade que criar os filhos, principalmente se forem pequenos, consome a maior parte do seu tempo. Mas isso não significa que você deva se deixar de lado. “Cuidar de mim como mulher influencia o bem-estar dos meus filhos” é uma premissa da qual você deve se lembrar todos os dias. É pelo próprio bem da sua família!

Cuidar de mim como mulher influencia o bem-estar dos meus filhos: beleza e estética

Poderíamos identificar, sem medo de errar, qual mulher tem filhos e qual não tem apenas por vê-las andando pela rua. Aquela que não tem vai estar mais bem arrumada, estará com as unhas feitas e as roupas em perfeitas condições. Por que, muitas vezes, a mulher que é mãe não cuida de sua aparência e do seu bem-estar?

A primeira resposta que surge a essa pergunta é “porque dedico todo o meu tempo ao cuidado das crianças”. Isso acontece principalmente quando a mulher renuncia a trabalhar fora de casa.

É verdade que a criação exige muito tempo e que os dias têm apenas 24 horas. No entanto, é muito importante que você cuide de si mesma.

Isso não vai fazer de você uma mãe pior, muito pelo contrário. Arrumar o cabelo, se depilar e fazer as unhas vai fazer com que você se sinta melhor consigo mesma. E isso vai influenciar a imagem e a educação que você dará aos seus filhos.

Desde o ponto de vista da criança, ter uma mãe que se arruma não é a mesma coisa de ter uma que veste qualquer roupa e que não vai ao salão de beleza há meses. Sem dúvida, as crianças vão te amar da mesma maneira. No entanto, você estará dando um ensinamento ‘oculto’ por trás do seu desleixo.

Alegar falta de tempo, inclusive durante a maternidade, não é desculpa para não cuidar da sua aparência física. Porque posteriormente, quando seus filhos crescerem, você vai perceber que você ‘merecia’ uma hora – ou menos – por dia para cuidar de si mesma.

Os cuidados de uma mulher em relação à sua saúde

Os cuidados de uma mulher em relação à sua saúde

Quando foi a última vez que você foi ao médico para verificar a sua saúde? Certamente foi algumas semanas após o parto, principalmente se foi uma cesariana.

Após esse período, as únicas visitas ao consultório são com o pediatra. E isso é muito bom, porque o bebê precisa de atenção mas… e você? Por que você não cuida da sua saúde? Mais uma vez, você vai dizer que não tem tempo ou que não sabe com quem deixar o seu filho.

No entanto, você deve saber que adiar os exames médicos pode causar grandes problemas, uma vez que muitas patologias ou doenças que não são identificadas e tratadas a tempo se tornam crônicas, ou até mesmo fatais.

Arrumar o cabelo, se depilar e fazer as unhas vai fazer com que você se sinta melhor consigo mesma. E isso vai influenciar a imagem e a educação que você dará aos seus filhos.

Não é uma questão de ficar com medo de que algo ruim possa acontecer com você. Mas você não acha que é motivação suficiente que os seus filhos tenham uma mãe saudável e com energia?

Não se coloque em último lugar no que se refere à saúde. Pense que, se você ficar doente, ninguém vai poder se responsabilizar pela criação dos seus filhos da mesma forma que você.

O tempo livre de uma mulher com filhos

O tempo livre de uma mulher com filhos

Outra maneira de se cuidar como mulher é aproveitar para fazer o que você gosta e que não tem nada a ver com os seus filhos. Isso inclui sair com o seu parceiro ou com as suas amigas e, acima de tudo, ter tempo para ficar sozinha e fazer o que quiser, sem qualquer obrigação.

Certamente, desde que você se tornou mãe, você ainda não tomou um banho de banheira, não apreciou um livro enquanto tomava um chá, nem assistiu um filme inteiro deitada no sofá. Claro, porque você não tem tempo!

Você precisa saber que você mesma deve se permitir essa abençoada ‘hora para você’. Caso contrário, ninguém vai fazer isso. Não espere que seus filhos estejam na escola, porque sempre haverá algo para fazer nessas horas: lavar a roupa, fazer compras de casa, preparar o jantar ou então qualquer outra coisa.

Dedicar-se completamente à maternidade é uma das melhores decisões que você poderia tomar, mas tenha em mente que isso é algo que nunca termina. Não espere que seus filhos cresçam e saiam de casa para fazer tudo o que você gosta, ou então pelo menos algumas atividades gratificantes.

Em suma, lembre-se de que uma mãe feliz, segura de si e saudável é o que toda criança quer. E, para isso, você deve cuidar de si mesma.