5 chás adequados para a amamentação: benefícios para a saúde

· 27 de janeiro de 2019
Quando você está amamentando, deve ter em mente que tudo o que você ingere vai afetar diretamente o seu bebê através do leite materno. Se você adora os chás, vale a pena saber quais são os chás adequados para a amamentação e os benefícios que eles trazem à sua saúde.

Saber quais chás são adequados para a amamentação é essencial, pois o consumo de água durante essa fase, bem como durante a gravidez, é muito importante. Dessa forma, a correta hidratação da mãe é garantida.

Como você já deve saber, estar bem hidratada ajuda no desenvolvimento adequado das funções vitais. Entretanto, para algumas mulheres, beber água é um desafio. Isso fica evidente quando o volume placentário aumenta, pressionando a bexiga.

Uma maneira diferente de beber água sem a necessidade de sentir sede é através dos chás. Você tem interesse em saber quais são os mais recomendados para essa etapa? Confira!

Chás adequados para a amamentação e suas vantagens

Como mãe que amamenta, você não deve se exceder no consumo de chá. Também não deixe o saquinho de ervas na água por muito tempo, pois isso intensifica o seu conteúdo.

Na lista a seguir, vamos apresentar os chás mais seguros que você pode tomar durante a amamentação:

Chá de tomilho

Essa planta tem propriedades benéficas para o sistema digestivo. Combate espasmos intestinais, problemas de flatulência, dor abdominal e promove a digestão. Além disso, também é recomendada para cicatrizar úlceras e feridas.

Por ser rica em ferro, é excelente para tratar problemas de anemia. O chá de tomilho age como um relaxante e é perfeito para induzir o sono. Também ativa a circulação do sangue, fortalecendo, assim, a memória e reduzindo as dores de cabeça.

Para fazer um chá de tomilho, você só precisa colocar uma colher de chá de tomilho seco em uma xícara. Em seguida, adicione água fervente e deixe repousar por 5 minutos. Se você não gostar do sabor, pode adoçar com mel e algumas gotas de limão.

Chá de rosa mosqueta

Esse é um dos chás adequados para a amamentação, graças ao seu conteúdo de vitaminas C, B1, B2 e K. É ideal para o tratamento da gripe, resfriados e sintomas febris que possam ocorrer durante a gravidez ou amamentação.

Além disso, tem qualidades adstringentes. Por isso, é recomendado para o tratamento da diarreia.

O chá de rosa mosqueta ou flor selvagem, como também é chamado, é muito fácil de preparar. Em uma xícara de água fervente, adicione uma casca de rosa mosqueta fresca ou seca. Em seguida, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 4 minutos. Em seguida, é só coar e beber.

Chá de gengibre

Na fase de amamentação, se você pegar um resfriado, pode preparar um chá de mel e gengibre. O gengibre ajuda a combater os distúrbios respiratórios, incluindo a tosse. Por sua vez, o mel alivia a dor de garganta e os quadros gripais.

Chá de gengibre

A mistura desses dois ingredientes estimula a produção de leite. Por essa razão simples, mas elementar, esse chá se torna um aliado para estimular a amamentação.

Para preparar, você deve ferver 4 xícaras de água. Em seguida, adicione um pouco de gengibre picado, que deve ser cozido por pelo menos 20 minutos em fogo baixo. Após esse tempo, coe e adicione o suco de meio limão e o mel.

Chá de camomila

O chá de camomila é um clássico entre os chás de ervas. É ótimo para qualquer hora do dia e geralmente é usado como um sedativo para acalmar os nervos.

Além disso, favorece a digestão, reduz as dores de cabeça e age como um diurético. Tem propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. A camomila – desde que seja ingerida com moderação – não representa risco para a amamentação devido à sua baixa toxicidade.

Chá de melissa

A melissa é muito utilizada para o tratamento da cólica infantil. Consumida de forma moderada, pode combater problemas de flatulência, ansiedade, insônia e dor abdominal. A folha de melissa é uma fonte de flavonoides e taninos, que são bastante úteis para a diarreia e a gastroenterite.

“Estar bem hidratada ajuda no desenvolvimento adequado das funções vitais. Entretanto, para algumas mulheres, beber água é um desafio”

Chás de acordo com as necessidades da mãe

Além das alternativas clássicas mencionadas acima, você pode apreciar outros chás adequados para a amamentação de acordo com as suas necessidades:

Chás relaxantes

Para liberar tensões e nervosismo, você pode tomar chá de valeriana, tília ou lúpulo. Além disso, eles podem ser consumidos com segurança durante o período de amamentação e não representam nenhum inconveniente.

Chás energéticos

Os chás de alecrim e sálvia são ótimos para ajudar a recuperar a energia necessária para o cuidado diário da criança.

Chás para problemas digestivos

Chás para problemas digestivos

As propriedades anti-inflamatórias oferecidas pelo alcaçuz são perfeitas para reduzir a produção excessiva de suco gástrico. De fato, o chá de alcaçuz ajuda a melhorar a inflamação e as úlceras estomacais.

Quanto aos chás para emagrecer, plantas tais como a cavalinha, o chá verde, o guaraná ou o talo de abacaxi possuem propriedades diuréticas que são benéficas para esse fim.

Esse tipo de chá permite eliminar toxinas e acelerar o metabolismo, ajudando, assim, a queimar calorias rapidamente.

Em suma, com todas essas informações, você pode fazer um parêntese na sua dieta diária sem se preocupar e apreciar qualquer um desses deliciosos chás adequados para a amamentação. Com certeza você vai adorar!

  • Justo, E. R., & Giugliani. (2014). Aleitamento Materno : Aspectos Gerais. Revista Brasileira de Obesidade , Nutrição e Emagrecimento.