Dar à luz no inverno: prós e contras

· 18 de fevereiro de 2018
Cada estação tem suas características. Descubra como as particularidades do inverno podem influenciar quando o momento de dar à luz se aproxima.

No inverno é preciso tomar medidas específicas, diferentes das quais colocamos em prática em outras estações do ano. No caso de a gravidez chegar ao fim no inverno, devemos prestar atenção a alguns detalhes. Afinal de contas, queremos aproveitar essa experiência ao máximo, independente da estação.

A natureza segue seu próprio ritmo e a gravidez também. Apesar de não ser possível saber com exatidão o dia e o horário do nascimento do nosso bebê, exceto nos casos de cesariana, podemos saber aproximadamente o intervalo de datas nas quais pode acontecer a chegada do nosso bebê ao mundo.

Como abrigar o bebê ou se é adequado sair na rua com ele são questões que muitas mães se perguntam quando ficam sabendo que vão dar à luz no inverno. Apesar de algumas mães não gostarem, outras sentem que o inverno é uma época ideal para dar as boas-vindas ao bebê. Cada um tem sua opinião. 

Benefícios de dar à luz no inverno

 “As baixas temperaturas do inverno ajudam a mãe a suportar melhor os incômodos de uma gravidez avançada e do pós-parto”

Uma gravidez avançada significa que o feliz momento de conhecer o bebê se aproxima. Mas para a futura mãe também representa uma longa lista de incômodos, que se tornam mais incômodos ainda quando tal momento se aproxima. Uma grande vantagem do inverno é que o frio vai nos ajudar a suportar melhor esses sintomas, assim como as dores do pós-parto.

Por exemplo, as ondas de calor são um dos principais incômodos de uma gestação avançada. O calor que uma mulher grávida sente pode fazer com que ela sinta que carrega “um forno” no seu interior. No entanto, durante o inverno, podemos lidar mais facilmente com isso do que em outras estações.

O inverno também é uma época na qual se aproveita para curtir o calor de dentro de casa. Planos tranquilos, longas tardes de cobertor e sofá, etc. Sem dúvidas, esse é o momento perfeito para cuidar de si, relaxar e se preparar tranquilamente para a nova vida que está a ponto de chegar ao mundo.

dar à luz no inverno

Se você já deu à luz, no inverno é possível que você sinta menos sufoco. Como a estação é adequada para manter um ritmo tranquilo, é perfeita para se adaptar às novas mudanças e curtir em casa os primeiros momentos do seu bebê.

Alguns inconvenientes de dar à luz no inverno

O frio do inverno suscita muitas dúvidas sobre como será a adaptação do bebê. Mas, por outro lado, isso implica que podemos usar e abusar da moda da temporada e vestir nossos pequenos com roupas bem quentinhas. Desde que o bebê esteja bem coberto e protegido, ele pode curtir um rápido passeio ao ar livre nessa época.

No inverno, a luz solar reduzida tende a dar a impressão de que os dias são mais curtos e as noites mais longas. Razão pela qual é comum ter a sensação de que não há muito tempo nem atividades para fazer.

dar à luz no inverno

Sair: o máximo possível e muito bem protegidos

Qualquer desculpa é boa para sair passear. Caminhar é um exercício saudável e leve, que beneficia tanto a mãe quanto o bebê. Para uma mulher que acaba de passar por um parto, sair e se exercitar vai contribuir para o ânimo e a resistência física. E mesmo que faça frio, o recém-nascido precisa sair um pouco: ele vai conhecer o ambiente exterior e a luz do sol.

Em relação às roupas.  Você deve procurar peças confortáveis e quentinhas. Dependendo do frio que fizer onde você vive, você pode dar preferência por tecidos mais espessos que ajudam a conservar o calor, como a lã, por exemplo.  Na hora de escolher as roupas do bebê, leve em consideração as mudanças de temperatura do local onde você vive.

Por fim, evite sair com roupa úmida. Durante o inverno, é comum que a roupa demore um pouco mais para secar e absorva e mantenha a umidade mais facilmente. Com umidade é mais fácil pegar um resfriado, por isso é preciso ter muito cuidado.

Em relação à quantidade de roupa que se deve colocar no bebê, calcule uma camada a mais do que você vai vestir. E não se esqueça de sempre proteger bem a cabeça do bebê, pois nessa parte do corpo sempre se perde muito calor.

Muita gente fala de uma “estação ideal” para o nascimento das crianças. Na verdade, é mais uma questão de gosto. Cada um tem seus prós e seus contras. Seja como for, independente do frio ou do calor, será uma felicidade indescritível dar à luz.