Qual é a melhor época do ano para engravidar?

· 14 de janeiro de 2018

Calcular a melhor época do ano para engravidar nem sempre é fácil. No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar a determinar qual é o melhor período para conceber.

Embora nada possa garantir a concepção em determinada data, muitos pais tentam em certos momentos do ano. A melhor época do ano para engravidar é aquela que vai facilitar o período de gestação para a mãe.

Tudo depende de cada mulher e de cada casal. Alguns casais consideram as datas de trabalho. Outros, consideram os tipos de compromisso, uma viagem programada, o mau tempo, as festas de fim de ano, etc… O clima e a temperatura também devem ser levados em consideração pois o calor ou o frio excessivo podem ser um incômodo adicional.

Melhor época do ano para engravidar

De acordo com algumas pesquisas, a melhor época do ano para engravidar é o outono. O periódico Proceedings of the National Academy of Science indica algumas evidências. Elas apontam que bebês nascidos durante o verão, no geral, tem um peso maior que os demais.

O estudo também indica que bebês concebidos um pouco antes do verão correm maior risco de nascer de forma prematura. Há um aumento de cerca de 10% nesse caso. Isso ocorre porque o estágio final da gravidez coincide com o inverno, época em que há mais infecções devido ao vírus da gripe. Estes tipos de vírus podem precipitar o momento do parto.

melhor época do ano para engravidar

Algumas dicas para engravidar

Vimos que é possível calcular mais ou menos qual é a melhor época do ano para engravidar. Outra coisa é fazer com que a concepção aconteça no momento planejado, uma vez que não é tão fácil conseguir a data exata desejada. No entanto, existem algumas dicas que podem ser aplicadas para chegar o mais próximo possível do planejado. Veja a seguir:

  • Em primeiro lugar, certifique-se de que não há nenhum impedimento médico para conseguir engravidar. Se sim, os esforços poderiam ser inúteis se não houver um tratamento prévio.
  • Mantenha-se tranquila e relaxada. O estado de espírito influencia a fertilidade. Se você estiver tranquila, as possibilidades aumentam.
  • Exercite-se todos os dias. A atividade física é um fator que facilita a concepção.
  • Siga uma dieta saudável. O sistema reprodutivo funciona melhor quando todo o organismo está saudável.
  • Elimine o álcool e o tabaco. O álcool e o tabaco são dois grandes inimigos da fertilidade, portanto é melhor eliminá-los completamente da sua rotina.
  • Use uma tabela para controlar os dias férteis. Obviamente, há mais possibilidades de conceber se você souber as datas do seu período fértil. Hoje em dia, existem uma série de aplicativos que podem ajudar com isso.
  • Se você estiver muito acima do peso, é recomendável diminuir um pouco. O excesso de peso limita a fertilidade.
melhor época do ano para engravidar

Aspectos que devem ser levados em consideração

Existem alguns aspectos relacionados ao conforto e a segurança durante a gravidez que devem ser levados em consideração. Com base nesses fatores é possível definir qual é a melhor época do ano para engravidar.

São eles:

  • Se a mãe for muito propensa a ter gripe ou resfriados, é melhor não planejar o nascimento para os meses mais frios. É recomendável que o organismo da mulher esteja em condições ideais para que o nascimento ocorra da melhor maneira possível.
  • Se a mulher tiver problemas de hipertensão ou de retenção de líquidos, é melhor não engravidar durante o verão. O excesso de calor pode agravar ainda mais esses problemas. Pode ser pior se o terceiro trimestre da gestação coincidir com a temporada mais quente do ano.
  • Alguns estudos sugerem que a qualidade do esperma é maior durante o inverno. O calor é um dos fatores que limitam a fertilidade masculina. Portanto, se houver dificuldades para engravidar tente durante o inverno.
  • Se você não tiver nenhum problema de saúde, considere o verão para o nascimento. O calor faz com que as mães produzam mais vitamina D. Isso resulta em crianças mais altas e menos propensas a alergias.

Em suma, não existe a melhor época do ano para engravidar. Cada casal deve considerar as datas que melhor se adaptem à sua saúde e à sua rotina.