Decorar pedras, uma maneira simples de fazer artesanato

· 25 de fevereiro de 2019
São muito diversos os tipos de trabalhos manuais que podemos fazer em casa com materiais naturais. Entre eles, podemos destacar a decoração de ou com pedras.

Atualmente, existe uma vasta gama de materiais artificiais e naturais que podem ser usados na área do artesanato. Por exemplo: decorar pedras se tornou uma das opções mais populares, divertidas e versáteis nesse campo.

A decoração é uma arte baseada no racionalismo, na simplicidade e na proporção. Seus princípios artísticos racionais são as linhas sóbrias, as formas práticas e os volumes equilibrados, bem como as superfícies unificadas e os contornos precisos.

Cada unidade e cada detalhe, massa ou cor devem estar sujeitos a uma harmonia geral para dar lugar, na sua simplicidade, a um conjunto bonito e elegante. Nós mesmos podemos conseguir alcançar esse equilíbrio dentro e fora de casa ao decorar pedras.

Nesse sentido, as pedras oferecem múltiplas possibilidades dentro da decoração, tanto para interiores quanto para exteriores. Elas podem até mesmo ser usadas em itens de uso pessoal, tais como colares, pulseiras e brincos, entre outros.

Para alcançar um bom resultado, devemos levar em consideração vários fatores que, em todos os casos, são essenciais. Exemplos disso são o tamanho, o peso e a forma. Certamente, também devemos sempre nos colocar de acordo com nossos gostos pessoais.

Possíveis usos das pedras dentro da decoração

Existe uma ampla gama de possibilidades no que diz respeito ao uso das pedras no ramo da decoração. Entre as diferentes alternativas, podemos encontrar:

Embelezamento do jardim

Além da beleza oferecida pelas plantas e flores em um jardim, as pedras decoradas com múltiplos desenhos de insetos, pássaros e mamíferos também são uma excelente opção para complementar esse espaço com elementos naturais.

Mosaicos

Representados em quadros, são uma ótima opção em termos de decoração dentro de casa, seja para a sala de jantar, para a sala de estar ou até mesmo para a cozinha.

Para fazer isso, as pedras devem ser muito bem selecionadas em termos de forma e cor, de tal modo que uma combinação apropriada possa ser alcançada.

 Possíveis usos das pedras dentro da decoração

Ímãs

Podemos selecionar pedras pequenas e decorá-las para dar um toque diferente à geladeira, ou a qualquer armário ou organizador de metal onde a peça possa ser afixada.

Itens de uso pessoal

Conforme já mencionamos, graças às formas e texturas especiais encontradas em algumas pedras, podemos elaborar criações pessoais fantásticas, como por exemplo brincos, colares e pulseiras. É conveniente combiná-las com outros materiais que proporcionem elegância.

Artesanato com crianças

A decoração com pedras representa uma opção divertida para trabalhar a criatividade das crianças. Com elas, podemos construir uma pequena cidade com muros e becos no próprio jardim.

Porém, nesse caso, devemos considerar medidas extras de precaução, especialmente com relação ao tamanho das peças que vamos usar. Temos que evitar que as crianças as levem à boca e as engulam.

Peso de papel

Com uma pedra de bom peso e tamanho, podemos fazer um belo peso de papel com motivos engraçados, ideal para presentear um ente querido ou também para usar em casa, sobre o porta-revistas. Além disso, também poderíamos usá-lo para segurar portas.

Assim, como podemos ver, há um grande número de possibilidades para o uso de pedras no campo da decoração, tanto dentro quanto fora de casa. Elas podem ser usadas na sua forma natural, mas também podemos lhes dar um toque pessoal para que exibam designs únicos que se destaquem em qualquer espaço.

As pedras oferecem múltiplas possibilidades dentro da decoração, tanto para interiores quanto para exteriores. Elas podem até mesmo ser usadas em itens de uso pessoal, tais como colares, pulseiras e brincos, entre outros.

Passos para decorar pedras

  • Você deve planejar antecipadamente o design que quer criar na pedra. Caso contrário, você corre o risco de escolher uma que não seja adequada em termos de tamanho e textura.
  • Depois de definir o design e o uso da pedra, vá procurar a mais adequada. As pedras encontradas em rios ou praias são ideais para pintar desenhos detalhados, já que na sua maioria são lisas e sem nenhum tipo de falha.
  • Antes de usar as pedras para decorar, é essencial lavá-las bem. Se possível, faça isso com uma escova. Dessa forma, você vai se certificar de que a tinta seja facilmente aderida à superfície.
  • Antes de dar pinceladas diretamente sobre a pedra, é conveniente primeiramente fazer o desenho em um papel, a título de teste.
  • O desenho na pedra deve ser feito primeiramente com um lápis ou um marcador de ponta ultrafina. Certamente isso vai proporcionar um traço delicado e facilitar cada pincelada.
Passos para decorar pedras

O que é necessário para decorar pedras?

Para realizar cada passo que a decoração de pedras merece, você precisa ter uma série de materiais:

  • Papel usado ou jornal: para evitar manchar a superfície que você escolheu para trabalhar.
  • Tintas, preferencialmente acrílicas: proporcionam brilho, secam rapidamente, não são tóxicas e, além disso, os desenhos não perdem a cor.
  • Pincéis com cabo de madeira e cerdas rígidas e longas.
  • Cola: será usada para fixar a pedra decorada em alguma superfície em particular, por exemplo.
  • Verniz: para dar o máximo de brilho para a decoração, além de proteger o desenho por muito mais tempo.

Sem dúvida, decorar pedras é uma atividade muito divertida e relaxante, tanto para adultos quanto para crianças. Ao utilizar esses elementos naturais com o nosso toque artístico e pessoal, trazemos um visual diferente e colorido para qualquer espaço da casa. Vá em frente e comece já!