7 alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

29 de janeiro de 2019
Como mães, devemos saber quais alimentos podemos consumir ou não enquanto amamentamos, uma vez que tudo incorporado é transmitido para o bebê através do leite materno.

Como no período de gestação, as mães que amamentam devem cuidar bem da dieta. Há alimentos que devem ser evitados durante a amamentação porque podem prejudicar a saúde do bebê. Então, hoje diremos a vocês quais são e por quê.

Nesse período, a alimentação deve ser, em primeiro lugar, muito regulada. Não é necessário comer grandes quantidades como muitas pessoas acreditam. O que realmente precisa ser monitorado é que seja equilibrada e que forneça uma boa dose de nutrientes.

Características da alimentação durante a amamentação

Enquanto a mãe está em período de amamentação, o que pode ser chamado de ‘café da manhã forte’ é admitido. Isso inclui, por exemplo, um ovo frito ou omelete, algumas frutas frescas ou frutos secos  avelãs, amêndoas, nozes – e, também, presunto com uma certa quantidade de bacon e frango.

dieta da mãe que amamenta deve ser variada, abundante em vitamina D e carregada com vitamina C e gorduras nobres, como manteiga e gema de ovo.

Também é recomendado fazer um bom lanche: chá com torradas, geleia, queijo fresco e mel. Quanto ao jantar, não deve ser muito abundante, mas os legumes não devem ser deixados de fora.

Nesse sentido, a sobrecarga de alimentos durante esse período é danosa, uma vez que pode ser prejudicial para alguns órgãos como o fígado e o coração. Então, é essencial melhorar os hábitos alimentares.

Para este fim, é necessário equilibrar gorduras, legumes, frutas, carne, presunto, sopas, fígado, vísceras, frango e seu respectivo caldo, peixe, compotas, doces, leite, água e outros alimentos na mesma dieta.

Além disso, a ingestão exagerada de produtos lácteos não é necessária para a produção de leite materno. A secreção do leite é muito mais complexa e outras variáveis ​​devem ser consideradas.

Também é importante lembrar que é essencial consultar o médico sobre a dieta que deve ser mantida. Esse profissional será aquele que determinará quais alimentos devem ser evitados durante a amamentação.

Dieta diária para a mãe que amamenta

Em referência às quantidades dos variados alimentos que compõem a dieta diária de uma mãe que amamenta, estão:

  • Pão: 400 gramas.
  • Carne: 170 gramas.
  • Leite: 400 mililitros.
  • Sopa: 250 mililitros.
  • Açúcar: 20 gramas.
  • Legumes frescos: 500 gramas.
  • Frutas: 200 gramas.
  • Queijo gordo: 40 gramas.
salada de frutas durante a lactação

No entanto, assim como a mãe deve seguir uma dieta saudável durante o período de amamentação, há alimentos prejudiciais para esse momento. A melhor maneira é evitá-los para preservar sua própria saúde e a do bebê.

7 alimentos que devem ser evitados durante a amamentação

Entre os alimentos que devem ser evitados durante o período de amamentação, destacam-se:

1. Grãos

Grão-de-bico e feijão, entre outros, estão incluídos aqui. Devem ser evitados porque alteram o funcionamento do intestino grosso do bebê. Portanto, causam flatulência e o congestionamento do mesmo.

2. Cítricos

Nesse grupo temos, por exemplo, a laranja, a tangerina, a goiaba, o maracujá, entre outros. Esses alimentos são prejudiciais para a função digestiva da criança e podem causar azia.

No entanto, são positivos em termos de ingestão de vitaminas. Tudo dependerá da tolerância da mulher para com esse tipo de comida.

3. Pimenta

É um dos condimentos que a mãe deve eliminar completamente de sua dieta caso esteja acostumada a consumir. As pimentas interrompem a função intestinal quanto ao ritmo das evacuações, algo que pode causar sintomas muito irritantes no pequeno.

“A sobrecarga de alimentos durante esse período é danosa, pois pode ser prejudicial a alguns órgãos como o fígado e o coração”

4. Cebola

Embora pareça incomum evitar a cebola durante o período de amamentação, é conveniente. Isso porque é um alimento negativo em termos de desenvolvimento emocional e humor do bebê. Seu consumo pode causar irritabilidade e até cólica na criança.

No entanto, existem aqueles que dizem que esse alimento não apenas não causa desconforto, como também pode até ser benéfico devido ao seu teor de polissacarídeos, flavonoides e frutanos, entre outros nutrientes.

5. Brócolis e couve-flor

O consumo desse tipo de legumes causa na criança cólicas irritantes. Além disso, tem sido relatado que seus compostos produzem certa mudança de sabor no leite, embora na verdade as crianças não sejam capazes de perceber isso.

6. Café

O café é outro dos alimentos que devem ser evitados durante a amamentação, pois interfere na fase normal do sono do bebê. Dessa forma, a insônia e o nervosismo vêm à tona e o desenvolvimento saudável do cérebro do bebê é interrompido.

mulher trabalhando em casa

7. Peixe de carne escura

Devemos evitar consumir esse tipo de peixe pelo menos até que o bebê tenha completado um ano e meio. Com essa precaução, evita-se desencadear episódios de alergias.

Já mencionamos alguns alimentos que devem ser evitados enquanto a mãe está amamentando. Entretanto, é apropriado enfatizar que cada organismo é diferente. Portanto, a maneira como seu corpo reage a uma dieta pode diferir muito do que acontece com outras mães.

Com a ajuda de seu especialista e dependendo da condição fisiológica do bebê, você pode organizar uma dieta apropriada para ambos. Nunca tome decisões por si mesma, você pode se orientar por muitos meios, mas é sempre melhor ter a aprovação do seu médico.