Como descobrir os talentos do seu filho?

· 28 de fevereiro de 2017

Os talentos do seu filho são únicos e naturais, mas em muitos casos permanecem ocultos à espera de serem descobertos. Como pais, nós, temos o poder de reconhecer as habilidades de nossos filhos, além disso, é nossa obrigação potencializá-los e motivar seu desenvolvimento desde a sua mais tenra idade.

Nem sempre é fácil saber em que somos bons, algumas pessoas podem chegar à fase adulta sem ter descoberto qual é seu talento especial, por isso é aconselhável ajudarmos os nossos filhos a descobrirem suas aptidões. Poder chegar à idade adulta com uma especialidade desenvolvida, garante um campo de trabalho, maiores possibilidades de sucesso, e um encaminhamento profissional.

Da mesma forma, desenvolver nossos talentos durante a infância permite adquirir disciplina e se engajar em uma tarefa apaixonante. Esse processo também é ideal para educá-los como pessoas responsáveis e capazes de estabelecer metas para o futuro.

Qual é a idade ideal para descobrir os talentos dele?

Embora seja possível que os bebês nos surpreendam por causa de suas capacidades, nem sempre podemos falar de algum talento em particular. São muitas as coisas que podem ser ensinadas a um recém-nascido ou a um bebê até os dois anos de idade, mas nem sempre é recomendável ter como base essa fase para buscarmos as habilidades dele.

Acredita-se que esse talento natural possa aflorar mais explicitamente durante a fase da educação infantil. Nessa idade, não só começa a se ver o interesse dela, mas também as destrezas que demonstra; e isso é ótimo para observá-las e motivá-las.

Também aconselha-se que sejamos objetivos nessa observação. É normal que tenhamos interesse para que nosso filho siga os passos do seu pai ou possa ser nosso seguidor; talvez queiramos que ele escolha alguma atividade em particular, mas são eles quem demonstrarão em que são bons.

9cd5f0c60fdc079517b729b081cf0c9c

Devemos nos lembrar também que nessa idade podemos provocar neles mais estresse, se os chamarmos para realizar uma atividade para a qual  não estão prontos. Sobretudo, em casos, nos quais os pais decidem começar a encorajá-los, colocando-os para praticar coisas diferentes para distinguir em quais atividades ele é melhor.

Como saber se trata-se de um talento?

Ter um talento não implica necessariamente no fato de que não saibamos fazer mais nada além disso, por isso podemos falar que talvez seu filho tenha vários talentos. Algumas crianças são boas nos esportes, podem praticar quase qualquer disciplina com muito destreza, bem cedo, sempre haverá alguma em que ele se destaque muito mais; no entanto, o talento dele já estará direcionado no sentido do esporte.

Contudo, uma criança que tem talento para os esportes também pode ter talento para a matemática, o canto ou pode ser um grande orador. É por isso que é fundamental que a motivação principal seja a paixão sentida pela própria criança por alguma das atividades que realiza.

Desde muito pequenos seus filhos podem demonstrar interesse por certas coisas. No começo, quem sabe, seja um interesse generalizado, mas alguns sinais nos permitirão realmente distinguir os talentos dele. Temos que lembrar que precisamos evitar pressioná-los e temos que manifestar um orgulho genuíno sem nos importarmos com a escolha feita por ele.

Se for algo que ele possa fazer com muita facilidade e com pouca prática, além de ser uma coisa que lhe dê prazer e paixão, quem sabe estejamos falando de um desses talentos inatos que devemos estimular para que se torne a marca pessoal deles.

8d1c2a3f8b24351e6036fe9e3257e278

Conselhos para descobrir os talentos de seu filho

A primeira coisa a levar em consideração é fazer uma observação sem preconceitos, com muita paciência e otimismo, ingredientes que também são importantes para fazer essa descoberta. Devemos aprender que esse dom natural é desconhecido tanto para você, como para o seu filho; por isso ele não lhe dirá, senão através das ações dele. Isso faz com que certos detalhes podem ser sinais autênticos.

Outras ferramentas que serão úteis nesses casos são:

  • Estimulação. Para conseguir que aflore o talento natural nele é preciso que o ambiente seja propício a isso; por isso é conveniente convidá-lo para realizar diferentes tarefas para ver diante de quais ele se sai melhor.

Sempre haverá alguns estímulos que o farão manifestar mais atenção e entusiasmo. Por exemplo, podemos dançar e cantar, levá-lo para brincar ao ar livre ou dar-lhe ferramentas para pintar.

  • Interpretação. Observar como ele se desenvolve diante de diferentes estímulos e logo decifrar onde se encontra o maior grau de interesse dele. Para fazer essa interpretação, é recomendável que sejamos objetivos, além de consultarmos a família e os professores para que possamos ter mais evidencias sobre as verdadeiras habilidades dele.
  • Conseguir fortalecer as habilidades físicas e mentais de uma criança exige muito tempo e dedicação; portanto é importante que as práticas sejam constantes, sem nos desesperarmos.

Devemos lhe mostrar que não é preciso desanimar ou desistir rapidamente, pelo contrário, vale a pena o esforço para alcançar a felicidade e se for possível, também o sucesso.

  • Motivação. Uma vez que esteja mais clara para nós a inclinação profissional de nosso filho, é muito importante que lhe demos apoio e ânimo para melhorar em tal atividade.

Ajudá-lo sem pressões, tratando de compreender a paixão dele, é, em parte, a responsabilidade que temos como pais, pois o talento que nasceu com ele, exige motivação para se desenvolver.