Como ensinar a nossos filhos a não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje?

26 de fevereiro de 2017

Paciência, perseverança e comunicação são elementos-chave que você deve ter em mente para começar a ensinar aos mais novos da sua casa a importância de “não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje”, e todas as repercussões que terão em sua vida ao aprender ou este ensinamento.

Todos os pais sonham em ver seus filhos sendo bem sucedidos em seus estudos, trabalho ou em qualquer projeto que tracem ao longo da vida. Para alcançar este objetivo é essencial mostrar a importância de cumprir com cada tarefa estabelecida por menor ou mais simples que esta seja. Assim, eles poderão ir experimentando por si mesmos a sensação de orgulho e satisfação por cada propósito alcançado.

Desta forma poderá estabelecer as bases da responsabilidade que cada um de nós temos como indivíduos desde que nascemos, e evitar que à medida que cresçam caiam no mau hábito da procrastinação, que nada mais é que  adiar continuamente qualquer tarefa pendente por outra mais agradável.

“Amanhã eu faço, começo a estudar mais tarde, isso tem que estar pronto para a próxima semana”, são frases típicas de qualquer pessoa quando caiu na procrastinação, e esta é precisamente a situação que devemos tratar de impedir que aconteça.

Pequenos começos

Desde bem crianças é o momento ideal para que, como pais, passemos a pedir ajuda para executar tarefas simples que vão ensinando aos pequenos da casa pouco a pouco a colaborar, criar hábitos, ter responsabilidades e sentir-se integrados na rotina.

Com passos pequenos e firmes este objetivo poderá ser alcançado. “Filho me ajude a jogar a fralda suja no cesto, vamos recolher juntos os brinquedos do chão, ou me ajude a levar a roupa para o quarto” são começos ideais que você pode até mesmo começar a praticar ao mesmo tempo em que o bebê mostra sinais de que entende muitas coisas ao seu redor e imita as ações dos adultos.

Devemos sempre ter em mente que o amor não significa que temos de fazer tudo por nossos filhos. Em vez disso, com este tipo de ação os estamos  prejudicando, porque não poderemos estar presentes a vida toda. É bom perguntar se seu filho encontra tudo feito em casa, e não precisa sequer fazer a cama, dobrar roupa ou até mesmo baixar a tampa do vaso sanitário.

Esses tipos de situações, que muitas vezes são vistas quando eles já são maiores se dão, geralmente, porque como pais subestimamos o que nossos filhos podem fazer. Em consequência, é necessário saber identificar as tarefas apropriadas a serem realizadas de acordo com a sua idade.

Aprendendo a otimizar o tempo

Se você tem um adolescente em casa que ainda não pode ensinar direito a importância de “não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje”, ou simplesmente o observa preocupado porque nunca tem tempo para fazer nada e termina tudo no último momento, é a hora para que ele aprenda a aproveitar ao máximo seu tempo.

  • Ajude-o a priorizar as tarefas pendentes: organizar a importância das tarefas a serem realizadas será uma forma de lembrete para o seu filho, sobre tudo o que ele realmente precisa fazer, o que vai ajudá-lo a desenvolver o senso de responsabilidade. Exemplo: fazer a mochila da escola, comprar materiais para a exposição e preparar o trabalho de biologia.
  • Criar compromissos e acordos: se a resposta que você tem a cada vez que pergunta se ele cumpriu uma tarefa é a mesma “em 5 minutos eu faço ou já vou”, deve mudar de estratégia e fazer uma pergunta objetiva de quando estará feita a atividade, comprometê-lo que a fará e, posteriormente, verificar. Esta estratégia deve ser repetida diariamente.
  • Horário de atividades: uma agenda visível sempre ajudará a lembrá-lo das tarefas a serem executadas.
  • Participação em atividades em equipe: ser parte de um grupo de esportes, por exemplo,  vai ajudar a atingir a meta, pois seu filho vai aprender que, se não cumpre com o que foi estabelecido será afetado não só ele, mas todos os membros de sua equipe.

Em suma, se você tem um bebê ou um adolescente em casa, nunca é tarde para ensinar a “não deixar para amanhã o que pode fazer hoje”. Se trata de uma lição de vida fundamental que dará aos nossos filhos a chave para alcançarem o sucesso em qualquer faceta da sua vida.