Descubra os melhores filmes infantis

Descubra os melhores filmes infantis

Última atualização: 19 Abril, 2021

Devemos aprender a reconhecer quais são os melhores filmes infantis desde o momento em que nossos filhos começam a vivenciar o mundo do entretenimento audiovisual.

Quando somos pais, é preciso estar em dia com as novidades cinematográficas e os ídolos animados da temporada para acompanhar nossos pequenos e saber do que eles estão falando quando nos pedem isso ou aquilo.

Ao avaliar quais filmes têm mais sucesso ao longo do ano, os filmes infantis ocupam um lugar de destaque nas listas oficiais. 

A questão é que, apesar de serem animadas ou orientadas principalmente para o público infantil, as histórias têm cada vez mais profundidade e são capazes de se adaptar a todos os públicos.

Como você provavelmente já sabe, os filmes infantis não servem apenas para entreter, mas também para educar. A indústria cinematográfica se encarregou de incorporar entre seus ingredientes mágicos a função educativa.

Inclusive, há cada vez mais casos de filmes aparentemente “infantis” em que se ouvem piadas pesadas, como para um público mais adulto. É o caso das sagas “Era do Gelo” e “Shrek”.

Os melhores filmes infantis de 2016

2016 foi um ótimo ano para o cinema de animação e infantil. Entre as cinco primeiras posições da lista, consolidaram-se filmes classificados como “infantis”.

Além disso, esses filmes foram de longe os mais vistos do ano.

  • Alvin e os Esquilos: Na Estrada. Os esquilos Alvin, Simon e Theodore chegam à conclusão de que Dave já não se lembra deles, porque se apaixonou. Mas é preciso evitar que Dave se declare, e para isso faltam apenas três dias.
  • Procurando Dory. Um ano depois das aventuras de Procurando Nemo, é a vez da melhor amiga de Nemo, uma peixinha muito fofa chamada Dory. Uma viagem pelas águas da costa da Califórnia a ajudará a se reunir com sua família.
  • A Era do Gelo: O Big Bang. A quinta parte da saga. E a busca de Scrat por bolotas continua. Mas a chegada de um assustador asteroide ameaça todos os habitantes da Terra. Como proteger a era do gelo desse acidente fatal?
Os filmes infantis não são apenas para crianças

  • Zootopia. Em Zootopia se vive muito bem. Existe de tudo, para qualquer habitante, seja qual for sua raça, espécie ou tamanho. Uma nova policial, a coelhinha Judy Hopps, terá que encontrar seu lugar em um grupo cheio de animais grandes e resistentes.
  • Angry Birds O Filme. Outro dos filmes infantis mais importantes de 2016. Seu enredo se passa em uma curiosa ilha onde vivem aves muito felizes, mas que não voam. Com a chegada de alguns porcos verdes cheios de mistério, a paz na ilha é ameaçada. O que esses visitantes procuram?
  • Mogli – O Menino Lobo. Uma nova versão feita para o cinema, da história de Mogli, o menino que foi criado entre lobos na selva. Quando o menino tiver que sair de casa, ele embarcará em uma jornada cheia de aventuras incríveis.
  • As Tartarugas Ninja – Fora das Sombras. Mais uma vez, as Tartarugas Ninja precisam sair de seu refúgio para proteger os habitantes de Nova York. O malvado e vil Destruidor tem planos muito ambiciosos para a cidade.

Outros grandes filmes infantis

São filmes que alcançaram tanto sucesso, em todos os campos (fotografia, história, animação, trilha sonora, etc.) que até se firmaram como os filmes que toda criança (e todo adulto!) deveria ver pelo menos uma vez na vida.

Aqui nós contamos quais são os grandes títulos de filmes infantis dos últimos tempos

‘RATATOUILLE’ (2007)

O rato aprendiz de cozinheiro soube transmitir aos pequenos o amor pela cozinha. Mas também mostrou muito mais: aventuras, bom humor e diversão para toda a família.

O grande ingrediente de Ratatouille é sua dose equilibrada de comédia. Por não querer forçar o riso e por optar por uma abordagem humorística mais espontânea, conquistou a simpatia absoluta de grandes e pequenos telespectadores.

‘MONSTROS, S.A.’ (2001)

A maior empresa assustadora do mundo chama-se “Monstros S.A.”. Um de seus funcionários mais veteranos se chama James P. Sullivan, e ele se dedica a assustar crianças, mas nem sempre consegue. Quando uma garotinha entra sorrateiramente na empresa, o caos absoluto se instala.

Esse filme recebeu o Oscar de melhor canção, em 2001.

‘O REI LEÃO’ (1994)

Na selva africana, testemunhamos as aventuras de Simba, um leãozinho herdeiro do trono. Injustamente acusado pelo malvado Scar da morte de seu pai, Simba é forçado a fugir e ir para o exílio. Mas no tempo de seu exílio, ele fará os melhores amigos. Com eles, Simba voltará quando se tornar um adulto, para recuperar o que tem direito.

‘TOY STORY’ (1995)

Chega o aniversário do menino Andy e novos presentes podem chegar em casa. O brinquedo favorito de Andy até agora tem sido o cowboy Woody, que vai liderar uma verdadeira rebelião entre os brinquedos que estão com Andy há muito tempo.

Toda a família pode curtir os filmes infantis junta.

‘MULAN’ (1998)

Depois que o líder dos hunos, Shan Yju, ameaça o império chinês, Mulan quer fazer parte do exército que vai repelir o invasor. Mas ela vai ter que passar por um difícil treinamento.

‘VIDA DE INSETO’ (1998)

As formigas, lideradas por Flik, estão cansadas de gafanhotos roubando sua comida. Para combater isso, ele terá que recrutar um exército composto de insetos guerreiros. Outro filme para assistir em família.

‘CARROS’ (2006)

Relâmpago Marquinhos parece imbatível. Ele é o eterno campeão do automobilismo e não há rival que consiga competir com ele. Mas, ao seguir o caminho errado, ele chegará a um lugar onde aprenderá os verdadeiros valores da vida.

E então, você ficou com vontade de assistir algum desses títulos em casa?

Pode interessar a você...
Bao: um curta-metragem sobre a síndrome do ninho vazio
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Bao: um curta-metragem sobre a síndrome do ninho vazio

Bao é um curta-metragem sobre a síndrome do ninho vazio. Ele ganhou o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 2019.



  • Cano Calderón, A. (1993). El cine para niños, un capítulo de la Literatura infantil. Revista Interuniversitaria de Formación Del Profesorado.
  • Graham Walters, John Lasseter y Andrew Stanton, Lee Unkrich. (2003). Buscando a Nemo. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, Pixar Animation Studios.
  • Bonnie Arnold, Ralph Guggenheim, Steve Jobs, Edwin Catmull y John Lasseter. (1995). Toy Story. Estados Unidos: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures.
  • John Lasseter, Dorothy McKim y Stephen J. Anderson. (2007). Descubriendo a los Robinsons (La familia del futuro). Estados Unidos: Walt Disney Pictures, Walt Disney Animation Studios.