8 filmes infantis baseados em livros

26 de julho de 2019
Se você quiser saber quais filmes infantis foram baseados em livros, não deixe de ler este artigo.

Embora a frase “vou esperar para ver o filme, assim não tenho que ler o livro”  seja mais comum do que o habitual, em muitos casos, os filmes podem ajudar a promover a leitura para as crianças.

A fim de incentivar as crianças a ler de uma maneira simples e divertida, você pode propor desafios ou jogos com o objetivo de encontrar diferenças entre o filme e o livro. Para fazer isso, vamos mostrar a seguir uma série de filmes infantis que foram baseados em livros.

Filmes infantis baseados em livros

1. Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas é um clássico da literatura infantil que tem vários filmes baseados no livro do escritor Lewis Carroll. Você pode optar pelo clássico da Disney, pela sua versão com personagens reais ou por uma das outras alternativas que foram feitas baseadas nesse clássico.

2. Mary Poppins

Embora menos conhecida do que Lewis Carroll, Pamela Lyndon Travers é a autora de Mary Poppins. Este é outro dos clássicos que a Disney adaptou para as telonas há muitos anos e que, em 2018, retornou em um remake para encantar a família toda.

Com esse livro, você pode brincar com as crianças, pedindo para descreverem e desenharem essa babá fantástica e engraçada. Posteriormente, vocês podem assistir ao filme para que os pequenos descubram se ela é de fato como eles imaginaram ou não.

Mary Poppins
Fonte: www.cinemania.es

3. Onde vivem os monstros, um dos filmes infantis baseados em livros

Um dos livros ilustrados mais conhecidos no mundo da literatura infantil é o de Maurice Sendak. Nessa história, sem dúvida, os pequenos vão descobrir o mundo da imaginação.

De fato, a comparação entre as diferenças das ilustrações no livro e as imagens do filme, no que se refere ao monstro, pode fazer com que as crianças apreciem um livro maravilhoso.

5. Matilda

Um dos mais conhecidos filmes infantis que foi baseado em um livro é Matilda. Quem não se lembra da pequena protagonista dessa história, com sua franjinha característica e sempre com livros na mão? Ou o grande Bruce, comendo um bolo de chocolate inteiro, forçado pela malvada diretora Trunchbull?

Os detalhes característicos de cada um dos personagens farão com que as crianças os identifiquem facilmente assim que o filme começar caso elas já tenham lido essa história engraçada e maravilhosa.

5. Harry Potter

Os filmes da saga Harry Potter talvez sejam alguns dos filmes infantis baseados em livros mais conhecidos atualmente.

Nesse caso, o grande tamanho dos livros e os pequenos detalhes que J.K. Rowling, sua escritora, inclui nos livros (muitos dos quais não aparecem nos filmes) fazem com que se torne obrigatório primeiramente ler os livros e só depois assistir aos filmes.

Mais filmes infantis baseados em livros

6. A fantástica fábrica de chocolate

Roald Dahl, um dos autores mais conhecidos da literatura infantil na história, levou ao cinema suas duas obras literárias que o consagraram para que fosse considerado um grande autor hoje em dia.

“Sem dúvida, as crianças vão se divertir desenhando e imaginando a fábrica de chocolate do Sr. Wonka enquanto leem o livro e, posteriormente, vão ficar maravilhadas com os oompa loompas e o design da fábrica por dentro”.

A fantástica fábrica de chocolate
Fonte: www.cinemania.es

7. Mogli – O menino lobo

Esse é outro dos filmes infantis da Disney que foi baseado em livros. Além disso, o autor, Kipling, quis descrever em sua obra a fantástica ideia de que uma criança fosse criada por animais, aqueles que os pequenos da casa tanto adoram.

Certamente deixar as crianças imaginarem Mogli, Balu ou Baguera será uma experiência muito divertida por causa da grande imaginação que elas geralmente têm.

8. O Mágico de Oz

O mais antigo filme infantil baseado em um livro é O Mágico de Oz, que remonta ao ano de 1900. Mas foi somente quase 40 anos depois que a adaptação cinematográfica foi filmada. De fato, ela acabou se tornando um dos musicais mais conhecidos da história.