6 filmes para lembrar o valor da família

22 de outubro de 2019
Os filmes mais divertidos para entreter a família e ensinar ao mesmo tempo. Com esses filmes, você pode aproveitar o tempo de lazer para passar uma mensagem de amor, lealdade e união.

Assistir filmes para lembrar o valor da família é uma forma divertida de criar espaços para a reflexão. A partir de uma palavra, um gesto ou uma ação, é possível começar um diálogo e os laços familiares podem ser fortalecidos de forma espontânea.


“A criança e o jovem precisam ser educados a partir de valores claros e bem definidos, com uma coerência que lhes dê credibilidade. Assim, não pode haver discurso duplo nem vida dupla, porque as experiências são transmitidas e as crenças são vividas.”

– M.G Ramos –

Conforme o texto Valores Familiares e Relações do Governo do México, os pais são a chave e o modelo para as crianças verem o mundo com otimismo e amor.

A sociedade só pode ser transformada pelo fortalecimento dos princípios familiares e individuais. O papel do núcleo mais próximo de crianças e adolescentes é proporcionar um ambiente seguro com valores e ética.

Essa é uma tarefa diária que deve ser refletida em cada ação. Portanto, aproveitar um fim de semana ou algumas horas de folga para assistir a qualquer um desses filmes, permitirá que você eduque com base no amor e no respeito.

Os melhores filmes para lembrar o valor da família

1. Viva – A vida é uma festa

É um filme de animação cheio de música e emoções profundas. Conta a história de um menino de 12 anos que quer ser músico, mas seus parentes preferem que ele siga outra profissão.

O filme mostra a importância de lutar pelos sonhos e agir corretamente, mesmo sendo pequeno. Ademais, também faz refletir sobre a conexão entre os vivos e os mortos, além do grande dever da família de apoiar e incentivar.

2. Frozen – Uma aventura congelante

A história principal do filme conta as aventuras de Elsa e Anna, duas irmãs que tiveram uma infância feliz. Mas quando cresceram, uma delas foi isolada porque não conseguia controlar seus poderes.

filmes para lembrar o valor da família.

Frozen é um dos filmes para lembrar o valor da família que nos permite pensar sobre a relação entre pais e filhos. A mais profunda reflexão na trama é o amor puro que deve existir entre os irmãos.

O valor da família com filmes: outras opções

3. Up – Altas aventuras

Up é um dos filmes que provavelmente fará você derramar algumas lágrimas, pois é bem comovente. A principal lição é valorizar e aproveitar o tempo do presente, as pessoas e as oportunidades que estão por perto. É uma representação da busca de ideais e sonhos das pessoas importantes para nós.

4. Marley e eu

É um filme sensível que se concentra em um membro importante da família: o animal de estimação. Por meio de acontecimentos divertidos que são recorrentes quando há um cachorro em casa, reflete o vínculo familiar e a dedicação.

Além disso, pode ser uma boa oportunidade para falar sobre a passagem do tempo e o envelhecimento que experimentamos ao longo dos anos.

5. Procurando Nemo

Essa história que ocorre nas profundezas do mar, é uma das melhores lições de laços familiares. É uma homenagem ao amor incondicional que os pais sentem por cada um de seus filhos.

Da mesma forma, também é um convite para não desistir e lutar pelos sonhos, por mais inatingíveis que possam parecer. Ademais, a segunda parte desse filme é outra opção para assistir com os seus filhos.

6 filmes para lembrar o valor da família

6. Croods

É um filme para crianças, mas todas as famílias deveriam assistir pelo menos uma vez. Conta a história de um grupo de homens das cavernas que está prestes a ficar sem casa e por isso deve se mudar.

O pai guia esse grupo em uma grande jornada. No entanto, a rejeição da mudança é predominante entre os integrantes. Croods é ideal para conversar e refletir sobre esse aspecto e sobre a união que sobrevive diante de qualquer adversidade.

Conclusões sobre esses filmes para lembrar o valor da família

Quando você tiver um tempo livre, não deixe de assistir esses filmes e se divertir com os seus filhos enquanto ensina valores. Lembre-se de que o papel dos pais é dar ao mundo seres humanos com princípios e amor por si mesmos. Certifique-se também de escolher adequadamente os programas de televisão que as crianças podem assistir.